Zica Assis: 22 Anos a Frente do Beleza Natural




Zica Assis: 22 Anos a Frente do Beleza Natural
Zica Assis.

Querer, poder e conseguir! E é repetindo esse mantra que Zica Assis leva a vida. Ainda pequena, Zica precisou trabalhar de babá e foi obrigada a alisar os cabelos crespos. A ordem soou como perda de identidade mas deu-lhe um estalo empreendedor.

Zica resolveu, então, estudar para ser cabelereira pois, conhecendo o seu fio, trataria melhor as madeixas, sem precisar alisá-las. E de experiência em experiência, surgiu o visual tão sonhado: cabelos naturais, cheios de cachos, com brilho, maciez e beleza. E, o melhor, com um produto desenvolvido por ela!

Assim, em 1993, Zica, seu marido, seu irmão e uma amiga, deram forma ao Beleza Natural. Hoje a marca está espalhada pelo Brasil. Sucesso absoluto! A empresária, inclusive, figurou na lista das dez mulheres de negócios mais poderosas do Brasil, publicada pela respeitada revista Forbes.




Nessa conversa com o Cabelos e Cortes, Zica Assis conta a sua história, fala dos desafios do empreendedor e da manutenção da sua essência. Confira:

Cabelos e Cortes – Conte para nós como nasceu o Beleza Natural.

Zica Assis – Aos 9 anos fui obrigada a alisar meus fios para trabalhar como babá, pois o meu cabelo crespo era visto como desleixo. Mas nunca me conformei, queria minha identidade, meus cachos de volta. Resolvi, então, estudar para ser cabeleireira porque acreditava que, conhecendo meu fio, poderia fazer alguma coisa para melhorar minha situação – não me conformava em ter de alisar os cabelos para ficar com um aspecto razoável. Eu percebia que quando saía do banho meus cabelos ficavam pesados e mais macios, com os cachos definidos. Era assim que eu gostaria que eles ficassem. Passei dez anos estudando o fio crespo e misturando e testando matérias primas em casas com o intuito de conseguir o visual sonhado: cabelos naturais, cheios de cachos, com brilho, maciez e beleza. Quando cheguei à fórmula do Super-Relaxante, que deu aos meus cabelos mais maleabilidade, além de ficar extremamente feliz com o resultado, percebi que poderia levar essa solução para várias pessoas todas que passam por uma situação similar a minha. Convenci meu marido Jair Conde a vender o único bem da família e nosso ganha-pão, o táxi, e investir neste sonho. Apresentei o produto para meu irmão Rogério Assis e nossa amiga Leila Velez, que ficaram maravilhados. Eles pegaram suas economias e entraram nesta empreitada. Assim surgiu o primeiro salão Beleza Natural, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, aberto em 1993. Continuo com a mesma visão e quero compartilhar esta autoestima cada vez com mais pessoas.



Cabelos e Cortes – De um pequeno salão a uma rede. Quando o negócio começou a crescer e que preocupação você e os sócios tiveram?

Zica Assis – Recursos financeiros eram muito escassos. Basicamente economias que meus sócios Leila Velez e Rogério Assis tinham e o dinheiro da venda de um fusca antigo do meu marido, Jair Conde. No total, equivaleria a uns R$ 6.000,00 hoje. Rogério e Leila eram ex-funcionários do McDonald’s e trouxeram um processo completamente inovador para a realização dos serviços, semelhante a uma linha de montagem, além da preocupação com atendimento encantador e rígidos padrões de qualidade. Naquela época os salões menores dedicados aos cabelos crespos e ondulados não se apresentavam dessa forma e não demorou muito para as filas começarem a se formar e a equipe trabalhar até de madrugada para tentar atender toda a demanda. A expansão foi inevitável.

Cabelos e Cortes – Domar os seus próprios cachos era a sua preocupação. Assim nasceu a fórmula milagrosa do relaxante. Você nunca teve medo das misturas que fazia? Já teve alguma experiência ruim com elas?

Zica Assis – Tinha medo mas também tinha uma vontade imensa de descobrir algo para assumir meus cachos com tranquilidade, beleza e saúde. Ao testar diversas fórmulas, cheguei a fazer meu irmão ficar careca!

Cabelos e Cortes – Por que você resolveu focar na classe C?

Zica Assis – Na classe C está a maior parcela da população com cabelos crespos e ondulados. Além disso, nós fizemos parte desta parcela da população por muito tempo. Conhecemos profundamente os desejos e anseios desta classe. Nada melhor do que trabalhar um público que você conhece e se identifica.

Cabelos e Cortes – Em mais de 20 anos de Beleza Natural, o crescimento foi notável. O que você aprendeu com a expansão?

Zica Assis – Primeiro precisamos ter a consciência de que estamos em constante processo de aprendizado, focamos em melhorar sempre. Somos apaixonados por nossa história e amamos ser a solução para tantas pessoas, acho que esse é um diferencial do Beleza Natural. Outro ponto importante é que nos preocupamos em ter uma equipe qualificada, é importante estar cercado de pessoas apaixonadas pelo que fazem e empenhadas em trabalhar pelo melhor resultado. Não podemos permitir que a correria do dia a dia influencie na qualidade dos nossos serviços. Em um mercado extremamente competitivo como o nosso, ter um atendimento diferenciado é fundamental. Entendemos que o nosso público sente essa diferença, esse carinho logo quando entram em nossa recepção.

“Seria incrível mostrar nosso serviço para outros lugares do mundo, valorizando ainda a questão de ser uma produção 100% brasileira”.

Cabelos e Cortes – De empregada doméstica a empresária. De seus empregos anteriores, o que você levou para o salão?

Zica Assis – Trago a humildade, a paixão pelo que faço, a força e a vontade trabalhar. Pra mim é um orgulho poder ver pessoas se transformando nos nossos salões. Ajudar tantas histórias, levantar a autoestima de tantas pessoas. Até hoje faço questão de estar presente nos salões, de acompanhar clientes, ouvir, enfim, é algo que faz parte de mim.

Cabelos e Cortes – Sua trajetória deve ter sido permeada por altos e baixos. Qual foi o seu momento de maior apreensão com o negócio?

Zica Assis – Desafio é o que não faltou na nossa história. Na verdade, tudo é complicado para o pequeno empreendedor. Para nós, abrir uma conta no banco era difícil, quem diria conseguir financiamento.  Fornecedores também diziam que nossa ideia não interessava. Não tínhamos capital para fazer um salão grande ou para decorá-lo como gostaríamos, não tínhamos crédito em bancos ou financeiras, não tínhamos verba para publicidade, mas isso não nos impediu de prosperar.

Cabelos e Cortes – Você já figurou em uma lista das 10 mulheres de negócios mais poderosas do Brasil, publicada pela renomada revista Forbes. Como recebeu essa informação?

Zica Assis – Todos estes prêmios que venho recebendo recentemente – 10 Mulheres de Negócios Mais Poderosas do Brasil pela Forbes, Empreendedora do Ano Estadão PME, Prêmio Claudia na categoria Negócios – são um reconhecimento à minha trajetória e à história do Beleza Natural. Em quase 20 anos trabalhando com beleza e promovendo autoestima, é muito bacana ter a minha própria autoestima em lugar tão alto. Esta também é uma vitória da mulher da Classe C, que hoje tem um maior poder de compra e de decisão. Nossa empresa cresceu junto com esta mulher e este é um empurrão ainda maior para chegar a lugares onde o Beleza Natural ainda não está.

Cabelos e Cortes – É difícil ser empresária no Brasil? Como esse panorama poderia melhorar?

Zica Assis – Ser empreendedor no Brasil, independente do setor que você esteja já é extremamente desafiador, no meu caso foi ainda mais porque sou mulher e com um negócio focado em pessoas de baixa renda. Além disso, tanto eu como os meus sócios viemos de uma vida muito humilde e desde o início do negócio focamos em um público alvo diferente do habitual. Essas características nos fizeram sofrer muito com a questão da descrença, poucos acreditaram que atingiríamos o sucesso.

Cabelos e Cortes – Você tem planos de levar a sua marca para fora do país? O que isso agregaria ao negócio?

Zica Assis – O Beleza Natural tem uma proposta inovadora, que é a de valorizar o fio cacheado e crespo sem alisamento. Seria incrível mostrar nosso serviço para outros lugares do mundo, valorizando ainda a questão de ser uma produção 100% brasileira.

Cabelos e Cortes – Zica Assis é…

Zica Assis – Uma mulher simples, forte, feliz e apaixonada pelo que faz e pela vida. Alguém que gosta da própria história e que busca compartilhar suas experiências para auxiliar as pessoas promovendo felicidade e autoestima.





 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here