Tudo Sobre Cabelos




Tudo Sobre CabelosConhecer absolutamente tudo sobre cabelos realmente é uma tarefa bastante difícil, já que hoje em dia a oferta de químicas e tratamentos é enorme, com novidades surgindo a todo o momento, complicado até mesmo para um profissional da área se manter plenamente atualizado.




Mesmo com esta crescente oferta, conhecendo o cabelo dá para ter noção de seus principais aspectos e consequentemente escolher os cuidados mais indicados. Além de conhecer a fibra capilar, é essencial que o cabeleireiro, e também o cliente, estejam conscientes da utilização de químicas, quais são as combinações compatíveis e o efeito que terão em suas madeixas.

Tudo sobre lavagem dos cabelos

Para manter a saúde, higiene e beleza dos cabelos, lave-os sempre que for preciso, isto é, quando a raiz aparentar estar suja e oleosa. Geralmente este período é a cada dois dias para fios secos e normais, para cabelos muito oleosos este período poderá variar para todos os dias. Para os fios oleosos, lavar todos os dias não tem problema, o importante é mantê-los limpos.

Há o mito de que não devemos lavar os cabelos todos os dias porque os fará cair, mas de acordo com os médicos dermatologistas é uma inverdade. O cabelo cairá e estará mais vulnerável a caspa se ficar sujo e não for higienizado corretamente, pois os folículos dos fios irão se entupir de sebo fazendo com que eles caiam. É importante lembrarmos que é normal que caiam até cem fios de cabelo por dia, pois faz parte da renovação natural das madeixas, caso você note que eles estão caindo e quantidade muito maior é preciso procurar um médico para que ele identifique o problema e indique um tratamento adequado.



Mesmo os cabelos bem secos precisam de lavagens, de uma a duas vezes por semana, pois caso contrário também podem sofrer de queda excessiva já que a raiz também ficará suja.

Além da sujeira natural, para quem vive em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, a poluição e a poeira também acabam comprometendo a saúde dos fios e para tal problema as lavagens são necessárias. O shampoo e o condicionador usados nas lavagens devem ser compatíveis com o tipo de cabelo, se oleoso, misto, normal, seco ou tingido e os produtos devem ser de boa qualidade, o que não quer dizer que sejam sempre os mais caros, pois há produtos populares com um excelente padrão de qualidade. São boas opções de marcas a Alfaparf, a Amend e a Pantene.

Tudo sobre hidratação para cabelos

Os cabelos precisam de hidratação constante e por isso é necessário cuidados especais. No caso dos cabelos extremamente oleosos a hidratação deve ser feita a cada quinze dias, e não deve deixar de ser realizada, já que é importante para que os cabelos fiquem com brilho, vivacidade e hidratados.

Você também poderá estar lavando os cabelos com shampoo anti resíduos, o mercado oferece boas marcas como Amend e Ecologie. Este irá limpar os fios profundamente e remover qualquer tipo de substância que tenha se acumulado nos cabelos. Depois desembarace os cabelos com cuidado e aplique a máscara nas pontas, sempre massageando para que o produto penetre bem nos fios.

Deixe o produto agir de acordo com o tempo indicado na embalagem e depois enxague bem. É indicado que se reveze as máscaras de hidratação profunda com as de reconstrução. São boas marcas de máscaras de hidratação a Acquaflora, a Kerastase e a Bioextratus. São ótimas opções de máscaras de reconstrução a Amend, a Alfaparf e a L’Oreal Profissional.

Dicas de produtos para cabelos

Mesmo nos cabelos mais secos não é recomendável que se use nem máscaras e nem condicionador na raiz, pois pode ocasionar a queda. Ainda para cuidar das pontas dos cabelos, e especialmente no caso das pessoas com o cabelo comprido, é importante usar o reparador de pontas para evitar que as pontas se ressequem e que surjam as horríveis pontas duplas, use o produto em pouca quantidade e apenas nas pontas, já que o reparador pode deixar o cabelo oleoso e com ar de pesado. São excelentes alternativas de reparadores de pontas a Avon, a Alfaparf e a Alta Moda.

Outro produto indispensável é o leave-in sem enxague, que ajuda a deixar os fios protegidos das agressões diárias. Use após lavar os fios e apenas nas pontas e cuidado para não aplicar o produto em excesso, pois os fios também podem ficar pesados e opacos. O leave-in irá deixar os cabelos com menos frizz, mais hidratados, mais desembaraçados e menos expostos aos efeitos dos raios solares e da poluição.

Se você mora em cidade litorânea ou muito quente é interessante que o seu leave-in tenha filtro solar na composição para que ele ajude a proteger os fios da ação nociva do sol, interessante também para quem tinge os cabelos. São boas opções a Tânagra, a Paul Mitchel e a Elseve.

Quando for fazer uma química nos cabelos, você mesma, ou o cabeleireiro é necessário à realização de um teste de mecha para ter certeza de que ela não irá danificar os seus cabelos. O teste é feito em um pouco de cabelo próximo da nuca para não aparecer caso o cabelo fique estragado. Quando for tingir faça o teste para saber se você não é alérgico ao produto e também aplique um pouco dele diretamente na sua pele.

Gostaram de nosso artigo “Tudo sobre cabelos”, comentem no site.



 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

COMPARTILHE
Artigo anteriorTratamento Cabelo
Próximo artigoEstrutura do Cabelo

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here