Tratamento Cabelo




Tratamento CabeloNo universo dos fios existem métodos para tudo: alisar, deixar os cabelos mais fortes, com vida, apenas dar brilho, pintar, dentre outros. A variedade é tão grande que a quantidade de dúvidas que surgem é igualmente imensa: qual tratamento para cabelos é melhor para mim?

O que intuitivamente sabemos é que os cabelos devem ser tratados diariamente com bons shampoos e condicionadores, já que a intenção é que eles estejam sempre bem cuidados e bonitos. Mas saiba que existem diversos tipos de tratamentos para cabelos, que também podem nos auxiliar no trato, e é preciso conhecer um pouco deles para saber qual é mais adequado para o seu caso.

Tipos de tratamento para cabelo

Hidratação- Um dos tratamentos para cabelos mais essenciais e para todos os tipos de fios é a hidratação, ela ajuda a manter os cabelos maleáveis e desembaraçadas, além de dar brilho extra.




Ela é fundamental mesmo para os oleosos, que também precisam de hidratação. Nesse caso, ao invés de realizar o procedimento semanalmente, como é recomendado, faça-o a cada quinze dias.

O produto deve ser aplicado apenas no comprimento, nunca na raiz, pois os fios poderão ficar pesados e com aparência de sujo, também poderá deixar os folículos dos fios entupidos, ocasionando queda ou caspa, e estas são situações que exigem tratamento especializado junto a um médico dermatologista.

Após lavar os cabelos com um shampoo anti resíduos, que irá remover dos fios poluição, poeira e resto de algum produto, tire o excesso de água e desembarace-os. Depois passe os produtos nas pontas dos cabelos, massageando, para que possa penetrar bem.



Deixe agir conforme o tempo indicado na embalagem, depois enxágue bem e use o leave-in para finalizar. Procure utilizar a touca de alumínio, pois ela age com o calor do próprio couro cabeludo, diferente da touca térmica, que usa uma fonte de calor e acaba deixando os fios mais elétricos, oleosos na raiz e ressecados nas pontas.

Reveze a máscara de hidratação com uma de reconstrução, ajuda a deixar os fios mais alinhados. Para máscaras de hidratação são boas escolhas produtos da Amend, Bioextratus e Acquaflora. Sobre as máscaras de reconstrução são excelentes alternativas a Alfaparf, a L’Oreal Profissional e a Kerastase.

Para que o cabelo continue sempre brilhante e sem quebras a queratina é um produto de extrema importância e que deve ser aplicado especialmente nos cabelos mais fragilizados para que a sua recuperação seja acelerada. É importante deixar claro que usar muita queratina, especialmente em cabelos que já estejam em boas condições, pode deixar os fios duros e até provocar a quebra. Por isso a indicação é que a queratina seja utilizada moderadamente e com cautela nos cabelos que já se encontram em bom estado.

São boas opções a queratina da Wella, da Bioextratus e da Lacan. Para quem gosta da cauterização, processo em que um produto com queratina é aplicado nos fios úmidos e depois passada a prancha para que haja, fica a dica, ela deve ser realizada como manutenção nos cabelos já saudáveis e como tratamento nos cabelos que estão um pouco danificados, mas nunca nos cabelos que estão muito danificados. Como a prancha é passada varias vezes nos cabelos o fio poderá ficar ainda mais fraco, e, portanto, não é algo recomendado para o caso.

Tratamento para cabelo- alisanso os fios

A respeito dos tratamentos para deixar os cabelos mais lisos hoje em dia temos diversas opções como a escova progressiva, a escova inteligente, o alisamento e o relaxamento. A escova progressiva contém formol em sua composição e por isso procure um salão de confiança e pergunte se o produto que será aplicado é liberado pela ANVISA e se ainda assim tiver dúvidas peça para ver a embalagem do produto.

A ANVISA liberou uma porcentagem de utilização do formol que não é prejudicial, mas há pessoas que trabalham com fórmulas caseiras que podem prejudicar a sua saúde. A escova progressiva é recomendada para cabelos ondulados e com muito volume, deixa os fios com volume controlado e mais lisos. Essa química é compatível com descolorações, tinturas e procedimentos como alisamento e relaxamento, os cabelos vão voltando ao normal conforme vai sendo lavado. Ela dura de dois a quatro meses, dependendo do tipo de cabelo e das lavagens que são realizadas.

A escova inteligente usa praticamente o mesmo procedimento da escova progressiva.

Não se engane, pois a escova pode ser de morango, de chocolate ou de champagne, mas para que o cabelo fique liso existe um ingrediente com ação alisante em suas fórmulas que age com este propósito. Para as pessoas com cabelos muito crespos ou afros apenas a escova progressiva ou inteligente não é capaz deixar os fios mais lisos e disciplinados, havendo a necessidade de uma química mais eficaz para esse caso.

O alisamento e o relaxamento são tratamentos para cabelos que deixam as madeixas lisas e controladas, sendo bem mais fácil de ser cuidado do que ao natural. Ele deve ser aplicado por um cabeleireiro experiente e o tempo para refazer, retocar, deve ser respeitado que é por volta de quatro meses. É importante que o cabeleireiro faça um teste de mecha, pois essa química não é compatível com henê, tintura e descolorações.





 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

1 COMENTÁRIO

  1. nao sei como tratar meus cabelos qe cada vez fica mais fino e sem vida depois qe passei a usar hene pelucia estou sempre idratando mas nao esta resolvendo e tambem parece qe nao qer crescer

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here