Tipos de Corte de Cabelo




Tipos de Corte de CabeloDesfiado, picotado, perfilado ou repicado… Você sabe precisamente como e quando utilizar estes tipos de corte de cabelo?




Hoje explicaremos com clareza como executá-los e qual é o melhor a ser empregado para o tipo de cabelo em questão, confiram.

Tipos de corte de cabelo- desfiado

O instrumento utilizado para executar o corte de cabelo desfiado poderá ser a tesoura ou navalha, a intenção é deixar os fios desconectados e com leveza.

O tipo de cabelo mais indicado para o corte desfiado é o liso ou ondulado, quanto ao comprimento, este poderá variar desde os curtos até os longos.



Os desfiados mais usuais para os curtos e médios são os que trabalhamos por toda as madeixas. Se finalizados com pomada ou reparador de pontas acentuamos ainda mais o efeito.

Quanto aos longos o mais procurado é o que trabalha-se a base reta e frente e laterais desfiadas na altura do nariz.

Fica a dica, cuidado para não exagerar com o corte dos fios nas laterais da cabeça, acontece com muita frequência, principalmente com novatos na profissão. O mais indicado é que a tesoura deva estar quase na vertical, ao desfiar os fios desta região, assim você evita passar da medida certa.

Para melhorar ainda mais o efeito desfiado aposte em escova de cabelo com base reta e ao secar utilize o secador na temperatura média.

Tipos de corte de cabelo- picotado

Para realizar o corte de cabelo picotado o mais utilizado a é tesoura, e de preferência a dentada que confere efeito melhor quando picotamos as pontas dos cabelos.

Os tipos de cabelos mais indicados para o picotado são, lisos, pesados e grossos, o efeito é tão bacana que ao finalizar com a chapa é notável a naturalidade do caimento dos fios.

Franja longa e pontas rasgadas são excelentes para os longos. Você também poderá utilizar mouse, gel ou pomada.

A única ressalva quanto ao corte de cabelo picotado é que não fica bom para o tipo de cabelo crespo, já que poderá armar os fios.

Tipos de corte de cabelo- perfilado

O corte de cabelo perfilado é o que executamos na frente e lateral da cabeça, com a intenção de acompanhar o perfil do rosto, é como formar uma moldura na face.

O tipo de cabelo indicado para o perfilado é o liso ou ondulado.

Para realizar o corte de cabelo perfilado você precisará de uma tesoura bem amolada, os cabelos deverão ser trabalhados em três movimentos que abrangem os lados direito, frontal e esquerdo.

Tipos de corte de cabelo- repicado

Geralmente executado com tesoura, a intenção do repicado é criar camadas nos cabelos, que poderão ser de estilo crescente ou decrescente.

O corte de cabelo repicado é ótimo para definir os cachinhos em cabelos cacheados ou dar leveza aos cabelos lisos e fininhos, mas tem que saber executar para não resultar em efeito contrário.

O corte de cabelo repicado também poderá adicionar um certo volume dependendo do tipo de fio, caso isto tenha ocorrido e a sua intenção não era proporcionar esse excesso, produtos como leave-in ou pomadas ajudarão a manter os cabelos no lugar e valorizar o corte.

Os cortes de cabelo repicado, desfiado, picotado e perfilado pertencem a linha dos desestruturados.

Para manutenção de todos os tipos de corte de cabelo citados acima, seria interessante a revisão de tempos em tempos, o mais indicado é que a cada 40 dias você refaça o corte, no máximo.

Tipos de corte e cabelos

Para cabelos lisos, que vão desde o curto ao longo, qualquer estilo fica muito bem.

Para cabelos grossos, a moderação nos desestruturados é o segredo, porque conforme o corte de cabelo, ao repicar em excesso você poderá armar muito os fios e se optar por um look muito básico a forma do corte ficará indefinido.

Os cabelos crespos poderão ser curtos, se assim o desejar. A recomendação para os curtos crespos é optar pelas camadas caso prefira definir alguns cachinhos, já se o cabelo crespo for de comprimento médio ou longo modere no repicado ou desfiado.

Nos cabelos finos, para você conferir volume e deixar este tipo de madeixa encorpada experimente desfiar levemente as pontinhas, nos de comprimento curto ou médio. O comprimento longo não é o mais indicado, pois poderá evidenciar ainda mais o efeito fino.

Tipos de Corte de CabeloTipo de corte de cabelo perfeito

Um excelente corte de cabelo depende de uma série de fatores, que vão desde o tipo de rosto, cabelo até o estilo da pessoa que você está atendendo.

Enquanto mais domínio das técnicas e conhecimento você tiver, melhor será o resultado final do seu trabalho, então para se aperfeiçoar cada vez mais mantenha-se informado, atualize-se sempre e bom trabalho…

Se você trabalha como cabeleireiro deixe aqui algumas dicas de corte de cabelos, compartilhe com os demais profissionais, abraços e até a próxima…



 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here