Soraia Ferretti: A Satisfação do Cliente é o Que Importa




Soraia Ferretti: A Satisfação do Cliente é o Que Importa
Soraia Ferretti

Entrando naquele salão, como cliente, estarei 100% satisfeita? É assim que Soraia Ferretti, dona da rede de franquias Lunablu, especializada em cabelos cacheados, pensa. E é dessa forma que conduz o seu negócio, no mercado desde 2009.

Com alguma experiência no segmento da beleza, por conta de sua bagagem profissional em empresas do ramo, e muita vontade de empreender, Soraia quis fazer mais pelas mulheres que sofriam para dar forma definida aos cachos. Decidiu, então, focar seus salões nesse público e não se arrepende. “Se você não tiver um foco definido, cai em uma concorrência muito intensa, normalmente regida por preços ou pela informalidade”, pondera a empresária.

E, por falar em informalidade, ela e o amadorismo já não têm mais vez no mercado. “Os consumidores precisam perceber que vale a pena fazer negócios com você. Precisam te conhecer, confiar e gostar. Para se atualizar, é preciso fazer a gestão do seu negócio olhando sempre as tendências, as oportunidades”, observa Soraia.




Para quem está começando, Soraia tem um precioso conselho: paixão. E pense que todo dia é como se fosse a inauguração. “Tem que ser impecável”, sugere a empresária. Quer saber mais? Venha com a Cabelos e Cortes e descubra!

Cabelos e Cortes – Depois de anos trabalhando em empresas de beleza, por que você resolveu empreender?
Soraia Ferretti – O desejo de empreender foi amadurecendo ao longo do tempo. Cuidadosamente avaliei possibilidades. A ideia do Lunablu foi o momento da certeza que era hora de começar outra etapa na minha vida profissional.

Cabelos e Cortes – Escolheu trabalhar com beleza pela bagagem que sua experiência profissional anterior te deu ou por que era um segmento que realmente te atraía?
Soraia Ferretti – Ambas. E também pela certeza que eu estava diante de um mercado enorme e carente de produtos e serviços realmente eficazes.



Cabelos e Cortes – Por que você optou por criar uma rede de franquias e não um salão com filiais?
Soraia Ferretti – A ideia do Lunablu se expandir como franquia estava presente desde a sua concepção. Era a forma de conseguir uma expansão mais rápida e aumentar a visibilidade da marca.

Cabelos e Cortes – Comparando o mercado da beleza do Brasil com o do restante do mundo, no que temos que melhorar?
Soraia Ferretti – O Brasil tem um excepcional mercado de beleza. Somos muito desenvolvidos em praticamente todas as categorias de produtos. O que nos difere são questões de hábitos de consumo e tributação, que no Brasil é elevada e dificulta acesso a produtos de alta qualidade para parcela da nossa população.

Cabelos e Cortes – O seu salão é especializado em cachos. Ter um foco específico ajuda nesse tipo de negócio?
Soraia Ferretti – Eu acredito que sim e que é fundamental. Há um nº incontável de salões. Se você não tiver um foco definido, cai em uma concorrência muito intensa, normalmente regida por preços ou pela informalidade.

Cabelos e Cortes – As dificuldades estão presentes na vida de qualquer empreendedor. De que forma se portar para passar bem por elas?
Soraia Ferretti – Considerando que você tem um plano de negócios com reais chances de sucesso, é essencial acreditar e perseverar. Os obstáculos certamente vão aparecer. Estar ao lado de pessoas capazes de dividir pensamentos e estratégias é vital. Ninguém faz nada sozinho.

Cabelos e Cortes – Os especialistas dizem que o mercado hoje já não tem mais espaço para amadores. Você concorda? Como se atualizar?
Soraia Ferretti – Concordo, sim. Há décadas ninguém mais se estabelece só com um bom produto ou um bom preço. Os consumidores precisam perceber que vale a pena fazer negócios com você. Precisam te conhecer, confiar e gostar. E ninguém consegue isso por acaso. Para se atualizar, é preciso fazer a gestão do seu negócio olhando sempre as tendências, as oportunidades, o mercado. E ter coragem para mudar até o que está dando certo. Esperar os concorrentes fazerem primeiro para depois tentar aproveitar a “onda”, tem grandes chances de acabar em naufrágio.

Cabelos e Cortes – Na sua opinião, para que um salão de beleza prospere, as ações devem começar de dentro pra fora, com um bom relacionamento entre os profissionais e uma boa administração?
Soraia Ferretti – Isto é uma parte. Olhar o mercado, significa o contrário. Tem que ser de fora para dentro. De dentro para fora é necessária uma comunicação visual atraente, pessoas gentis e competentes, serviços e produtos eficazes, enfim, criar uma experiência que seja encantadora.

Cabelos e Cortes – Que medidas são importantes para que seja mantido o vigor do empreendimento?
Soraia Ferretti – Esta é uma importante missão de todos que ali trabalham. O que respondi na pergunta anterior não pode oscilar. E mais uma vez, é preciso estar à frente. Sempre me coloco no lugar das clientes. Preciso sentir se, como cliente, estarei 100% satisfeita.

Cabelos e Cortes – O que é imprescindível ter em mente quando se decide trabalhar em um salão (ou montar um)?
Soraia Ferretti – Começa pela paixão. Se for só necessidade, seu alcance vai ser limitado. E pensar que todo dia é como se fosse a inauguração. Tem que ser impecável.

Cabelos e Cortes – Que qualidades o profissional deve ter para trilhar um caminho de sucesso?
Soraia Ferretti – Esta é uma questão muito abrangente e deve haver um número quase ilimitado de possibilidades. Depende do que você vai fazer. Mas volto ao ponto da crença e da perseverança, que vale para qualquer tipo de empreendimento.

Cabelos e Cortes – Que dicas você daria a quem está começando?
Soraia Ferretti – Planeje, simule a atividade. Se coloque no lugar de quem você quer conquistar. Seja rigoroso nas avaliações. Mude o que for necessário e comece a simular do novo. O mercado não vai ser condescendente.





 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here