Shampoo Violeta




Shampoo VioletaMuitos de vocês já se depararam com o tão famoso shampoo violeta nas prateleiras de algum supermercado, no artigo de hoje explicaremos qual a utilidade deste cosmético e suas indicações de uso.

Junto com agentes de limpeza e compostos hidratantes, encontrados na maioria dos shampoos, foi acrescido pigmento roxo a fórmula do shampoo violeta, por esta razão possui a cor violeta intenso.

O pigmento é de cor violeta ou roxa, mas encontramos shampoos em versões cinza ou azul também, e não só shampoos, já são fabricados vários outros produtos com o pigmento, como condicionadores, cremes, óleos, etc.




A utilidade do shampoo violeta

O shampoo violeta é utilizado com a finalidade de ajudar a iluminar e neutralizar o amarelado (cor de gema de ovo) do cabelo loiro ou vestígios deste nos fios brancos. Alguns também poderão amenizar o alaranjado, enquanto mais azul se apresentarem melhor para o propósito, visto que é o azul o oposto desta cor na roda das cores (estrela de Oswald).

Confira os opostos das cores (cores que se anulam) na estrela abaixo, e entenda como funciona:Shampoo Violeta

Em cada pontinha desta estrela é apresentada uma cor, e a cor que está do lado oposto da estrela, na outra extremidade, é a que a anula, ou seja, uma neutraliza a outra. Note que a cor violeta está oposta a cor amarela, por esta razão utilizamos o shampoo violeta para acabar como o amarelão nos cabelos loiros. Observe também que a cor azul se encontra oposta a cor alaranjada, elas também se anulam. Agora imagine uma mistura destas duas cores, violeta e azul, elas são opostas justamente a cor tão temida pelas loiras, o amarelo alaranjado.



Modo de usar o shampoo violeta

O shampoo violeta não deve ser usado todos os dias, primeiro porque a maioria destes produtos resseca os cabelos já que se apresenta alcalino para melhor fixar o pigmento e em segundo porque os fios poderão se apresentar roxos decorrente do excesso de aplicação.

Uma vez por semana, ou a cada quinze dias é o suficiente para a utilização do shampoo violeta.

O shampoo violeta pode ser usado no momento do banho rotineiro mesmo, do dia-dia, aplique nos cabelos como seu shampoo convencional, mas deixe agir um pouco nos fios, cerca de três minutos já é o suficiente, enxágue e utilize o condicionador, que poderá ser o violeta também ou qualquer outro que hidrate bem os fios, já que o shampoo tende a ressecar os cabelos.

Se notar excesso de pigmento roxo nos fios, o que poderá ocorrer com os brancos, este normalmente desaparecerá com o tempo, mas se tiver pressa na remoção do pigmento um shampoo de limpeza profunda ou anti resíduos poderá ajudar a amenizar o violeta.

A utilização da violeta genciana x shampoo violeta

 Muitas pessoas fazem uso da violeta genciana com intuito de neutralizar o amarelão dos cabelos loiros, é um procedimento que não recomendo, porque o produto é uma substância ativa de um medicamento antifúngico utilizado no tratamento de candidíase, não é cosmético, e não foi desenvolvido para ser utilizado como tal.

São inúmeras as queixas, relacionadas ao uso de violeta genciana nas madeixas, elas surgem no site diariamente, o composto não age de forma uniforme e equilibrada nos fios, cabelos muito porosos ou com descoloração em tons diferentes poderão ficar completamente roxos, ou com mechas violetas.

Não existe a necessidade de aplicar a violeta genciana nos cabelos, o mercado vem oferendo cada vez mais produtos destinados à manutenção dos cabelos loiros, como o shampoo violeta e condicionador, mixtons roxos, nuances de cor reflexo irisado, e outros, e o melhor a preços bem acessíveis.

Shampoo VioletaComo me certificar de que o uso do shampoo violeta em meus cabelos dará certo?

A preocupação de muitas loiras no momento da aplicação do shampoo violeta é o medo de que talvez as madeixas fiquem roxas. Não precisa ter receio a grande maioria dos shampoos foi desenvolvida para fazer efeito gradualmente, ou seja, na medida em que forem sendo aplicados mais se notará o resultado.

Poderá ocorrer algum vestígio do pigmento roxo, logo na primeira aplicação, nos cabelos brancos, mas como mencionamos anteriormente este sai após algumas lavagens.

Gostaram do artigo de hoje Shampoo Violeta? Comentem no site, e relatem as suas experiências com a utilização do produto.



 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here