Saúde dos Cabelos – Perguntas e Respostas




Saúde dos Cabelos – Perguntas e RespostasNo artigo que preparamos hoje separamos as dúvidas mais comuns de nossos leitores para discutirmos, confira e aprenda um pouco mais sobre saúde dos cabelos.

A procedência do produto que vou usar, será que é confiável?

Uma das questões mais discutidas no site, sobre a qualidade e procedência do produto que será aplicado.

O mercado atualmente oferece inúmeros produtos para disciplinar, colorir e proporcionar brilho extra aos cabelos, mas o que muitos não sabem é que existe uma gama muito grande destes cosméticos que podem causar danos aos folículos pilosos.




Segundo constataram renomados dermatologistas norte americanos, os tipos de alopecia que estão aparecendo nos consultórios são diferentes dos que estavam acostumados a tratar há 20 anos, resultado este que foi associado a crescente utilização dos diferentes tipos de produtos (pouco estudados e testados) que surgem a cada dia no mercado. Quando tais produtos causam danos ao couro cabeludo o prejuízo é ainda maior.

Enquanto na década de 70 e início dos anos 80 os penteados eram realizados de forma mais natural, hoje em dia são muito mais trabalhados com química, produtos altamente alcalinos, e utilização de tensão (no caso do mega hair).

Cuidado com a manipulação caseira dos produtos, não adicione nada a fórmula além do que é orientado nas instruções do fabricante. Quanto a procedência e resultado, dos produtos e tratamentos, cheque a embalagem, verifique se é autorizado pela ANVISA.



Realize pesquisas na Web também, em nosso site recebemos inúmeras sugestões e queixas, diariamente, sobre diversos produtos, vale a pena trocar opinião com outros profissionais.

Saúde dos Cabelos – Perguntas e RespostasCom o passar dos anos noto meus cabelos mais finos, é normal?

O afinamento da fibra capilar poderá estar associado a alguns fatores, dentre eles os que mais se constata são as alterações hormonais, na menopausa, por exemplo. Os cabelos por regra também passam por diferentes fases ao decorrer dos anos, e faixa etária.

Note que a maioria das crianças possui os cabelos mais claros, quando bebês, a medida que vão crescendo estes escurem. Assim que passam pela adolescência ocorre outra transformação na textura  e cor, que irá durar até a fase adulta, quando em decorrência da alteração hormonal na menopausa estes se modificam novamente. A textura e espessura dos cabelos brancos também é diferente.

Saúde dos Cabelos – Perguntas e RespostasComo combater o ressecamento dos cabelos no verão e tempo muito seco?

A dica para reter a água na fibra (hidratação) é apostar em produtos leave in e com protetor solar.

Ah, e não deixe os cabelos molhados por muito tempo, saiba que desta forma você não estará hidratando os fios, ao invés de ajudar poderá danificar os cabelos.

A regra também é válida para dormir com os cabelos molhados, evite.

Qual a temperatura ideal para lavar os cabelos?

A morna evite temperatura muito alta ao lavar os cabelos, além do desgaste natural dos fios causado pelo calor, a água quente estimula oleosidade e o aparecimento de capas.

Algumas doenças ou circunstancias poderão refletir na saúde dos cabelos, quais as mais comuns?

Mudança hormonal, anemia, gravidez, hipotireoidismo, ovário policístico.

De quanto em quanto tempo é recomendado cortar ou aparar os cabelos?

O ideal é de aproximadamente três em três meses, ou menos que isto caso o corte exija.

No calor é desaconselhado o uso de chapinha e secador?

A qualquer época do ano devemos ter cautela quanto ao uso da chapinha, use ocasionalmente para não danificar os cabelos com a exposição exagerada ao calor extremo. Passe poucas vezes na mecha sem pausar a chapa no meio do comprimento.

O secador poderá ser utilizado com mais frequência, desde que mais distante da mecha, existem produtos que ajudam a proteger os fios do calor no momento da escovação, estes também são ótimas opções.

Quais os alimentos que auxiliam na saúde dos cabelos?

Observe se você possui a dieta equilibrada, certifique-se de que está recebendo a quantidade suficiente de ferro, verifique se você não está anêmica, se ingere bastante proteína. Ferro e proteína são importantes para a saúde dos cabelos. Analise seu estilo de vida para conciliar com sua dieta, se você é sedentário, não precisa de tanto, se é ativo, precisa de mais um pouco…

As vitaminas também são importantes?

Sim, salientamos em primeiro lugar os níveis de ferro no organismo, porque muitas mulheres costumam desenvolver anemia por deficiência na ingestão e também devido à perda de sangue menstrual, e nem se dão conta desta carência. Existem algumas vitaminas genéricas que recomendamos, como Vitamina D, ômega 3, óleo de peixe, multivitamínico genérico com ferro Biotina, tudo isto trará força ao cabelo, além de prevenir a quebra.

Cuidar dos cabelos em casa ou no salão de cabeleireiro?

O problema com as pessoas que tratam os cabelos em casa é que se algo de errado anda acontecendo com as madeixas ninguém notará, no momento do procedimento não existe um especialista olhando. Muitas vezes as pessoas nem notam que têm danos no couro cabeludo, ou que estão prestes a adquirir cabelos porosos e elásticos por um tempo.

Há práticas específicas que requerem ainda mais atenção, como alisamento, permanente, relaxamento, descoloração. Se já está acostumada a fazer os procedimentos em casa, tente mudar seus hábitos, frequente o salão de cabeleireiro vez ou outra para ouvir a sugestão e orientação de um profissional. Quanto a chapinha evite usá-la mais de uma vez por semana os danos estão relacionados à frequência e quantidade de vezes que ela é aplicada nos fios.

Obs.: O cabelo molhado é mais vulnerável à quebra, você não deve passar chapinha no cabelo molhado.

Deixar o produto a mais nos cabelos ajuda no resultado?

Algumas pessoas acham que os produtos são mais eficazes se deixados a mais nos cabelos. Muitos acreditam que quando arde ou formiga o couro cabeludo é sinal de eficiência do produto, quando ele realmente está trabalhando, mas é justamente onde o dano pode estar acontecendo.

Se você sentir dor ou coceira e muito formigamento no couro cabeludo, é hora de encontrar outro salão de beleza para tratar as madeixas.

Alguns produtos até tem o cheiro forte ou um pouco desagradável mais nenhum deles deve doer. Qualquer tipo de desconforto no couro cabeludo é anormal. Isso é básico, regra. Qualquer forma de sensação ruim pode ser sinal de que o couro cabeludo está sendo danificado, e danos no couro cabeludo são graves.

No caso das escovas disciplinantes a regra é a mesma, se as instruções estão claras, com relação ao tempo de pausa ou ação do produto, não ultrapasse o recomendado pelo fabricante. A grande maioria dos produtos desenvolvidos atualmente é de ação rápida, não é necessário manter o produto nos cabelos por dias.

Saúde dos Cabelos – Perguntas e RespostasMega Hair, pode ou não pode?

Se eu pudesse indicar os estilos de penteado certamente seriam os mais soltos. Não é regra, mas quem usa Mega Hair por muitos anos poderá sim sentir os reflexos no couro cabeludo.

Estes procedimentos poderão causar problemas em termos de alopecia. Quando tranças ou tecidos do couro são muito tensionados eles se ferem. Dor significa que está muito apertado, está puxando demais. Há muita tensão. Tente manter rabos de cavalo e tranças mais soltas, caso use-os diariamente, para reduzir a quantidade de tensão sobre o couro cabeludo.

Gostaram de nosso artigo “Saúde dos cabelos- Perguntas e respostas”? Comentem no site, temos um espaço reservado para esclarecermos as dúvidas de nossos leitores e profissionais, até breve.





 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

1 COMENTÁRIO

  1. Olá Mirela Boa noite!
    Me ajude nessa dúvida por favor… Desde 10 anos já relaxava o cabelo que é bem crespo. Mas parei buscando um resultado melhor. De 2 anos pra cá, já usei progressiva da Forever Liss Maxx e a Exxa Marroquina e tem uns 2 meses que usei a selagem da Skafe. Até comprei novamente mas não fiz o procedimento. Quero a voltar a usar relaxamento Gold Black Guanidina, mas tenho medo de ocorrer corte químico. Meu cabelo era bastante grosso e agora está bem Fino. Com o relaxamento ele parecia está mais forte. Me ajude posso relaxar já o cabelo ou tenho que aguardar quanto tempo. Não quero mais progressiva. Posso voltar a relaxar e usar a selagem, e continuar intercalando as duas. Se puder me responde pelo meu email: aiedhe@ hotmail.com
    Desde já te agradeço e me responde por favor

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here