Rafael Bertolucci: há 15 anos fazendo a diferença




Rafael Bertolucci: há 15 anos fazendo a diferença
Rafael Bertolucci.

Para Rafael Bertolucci os cabelos são uma oportunidade de fazer arte. E é assim que ele leva a vida há 15 anos.

Filho de um metalúrgico, aos 14 anos, Rafael só pensava em futebol. O pai preocupado com o seu futuro lhe sugeriu fazer um curso técnico de elétrica, torneiro mecânico ou algo do tipo. Diante da negativa do rapaz, a sugestão mudou: ele convenceu Rafael a fazer um curso técnico de cabeleireiro.

Bertolucci topou mas ainda não tinha “aquela” paixão por cabelos. Ela se revelou quando conheceu Wanderley de Pádua, a quem chama de “pai de profissão”. Como assistente de Pádua, Rafael aprendeu tudo o que podia e teve despertado um amor único pela profissão.




Nesse bate papo com o Cabelos e Cortes, Rafael Bertolucci conta um pouco sobre sua trajetória, fala sobre o sucesso do seu salão e dá dicas para quem está começando. Confira:

Cabelos e Cortes – Você é um profissional bastante reconhecido. Como foi a sua trajetória até esse sucesso?

Rafael Bertolucci – Primeiramente agradeço a oportunidade de contar um pouco sobre mim, me sinto honrado! Minha trajetória começou bem cedo, ainda com 14 anos! Meu pai era metalúrgico e gostaria que eu fizesse um curso de ferramentaria, elétrica, torneiro mecânico ou algo assim no Senai. Mas desde cedo sempre fui de opinião e fui enfático em dizer que não gostava dessas coisas… Como eu vivia em campos de futebol, meu pai tinha medo de seu filho não ter futuro, portanto ele me convenceu a fazer o curso técnico de cabeleireiro!



Cabelos e Cortes – Quando você se encantou por cabelos?

Rafael Bertolucci –No começo de tudo como aconteceu na resposta acima, eu não era encantado ainda pela profissão! Todos diziam que eu levava jeito, portanto fui trabalhando e me virando segundo as minhas habilidades naturais que por certo já era um dom escondido! Os meus olhos verdadeiramente se abriram para essa profissão quando eu conheci um profissional chamado Wanderley de Pádua. Eu me tornei seu assistente e ele me ensinou tudo de uma forma muito técnica e especial se tornando um “pai de profissão“, e despertando em mim um amor único por cabelos!

Cabelos e Cortes – A moda muda muito e os cabelos acompanham. Como você faz para se manter atualizado?

Rafael Bertolucci – Isso é verdade! O que é cool hoje, amanhã rapidamente se torna retrô, portanto sempre procuro estar atento às tendências, não só de cabelos, mas também a desfiles das principais grifes de roupas, as semanas de moda e, principalmente,  com as revistas e blogs de moda.

“O que vai definir se você será ou não um grande cabeleireiro é o tanto que você sonha com isso. Porque se você sonhar e amar muito o seu sonho, você se comportará de maneira favorável para seu sonho se tornar realidade, assim você será disciplinado, educado, humilde e terá outros atributos que todos profissionais de sucesso tem”.

Cabelos e Cortes – A sua equipe também precisa estar em sintonia com tudo o que acontece. Que ferramentas você utiliza para manter a equipe atualizada e alinhada?

Rafael Bertolucci – Dentro do meu salão tenho um departamento técnico onde um cabeleireiro em sintonia comigo comanda toda a equipe e ministra treinamentos semanalmente.

Cabelos e Cortes – Qual é o DNA do seu salão?

Rafael Bertolucci – Meu salão é um salão onde a vovó pode vir que teremos serviços para ela, e também suas filhas e netas poderão vir que não desapontaremos ninguém com propostas das mais diversas técnicas e serviços, desde o clássico ao moderno sem perder o bom gosto. Portanto digo que o DNA do meu salão é um DNA técnico e criativo.

Cabelos e Cortes – Rafael Bertolucci é uma marca forte e virou referência tanto para clientes quanto para outros profissionais do ramo. Que valores caracterizam esse trabalho?

Rafael Bertolucci – Acima de tudo valorizar o ser humano como um indivíduo único, e ser leal às pessoas que nos ajudam crescer, deixando assim um legado de boas relações e ajuda mútua.

Cabelos e Cortes – É importante eleger um “carro-chefe” para o salão?

Rafael Bertolucci – Em minha opinião o mais importante é garimpar talentos e saber valorizá-los e preservá-los ao seu lado!

Cabelos e Cortes – Quais são as características essenciais para ser um grande cabeleireiro?

Rafael Bertolucci – Para ser um grande cabeleireiro não é preciso necessariamente ser dono de um grande salão, atender famosas ou cobrar muito caro. Conheço grandes cabeleireiros que trabalham em pequenos salões, que trabalham em grandes salões, que são técnicos em empresas de cosméticos e que atendem até em domicílio! Portanto o que vai definir se você será ou não um grande cabeleireiro é o tanto que você sonha com isso. Porque se você sonhar e amar muito o seu sonho, você se comportará de maneira favorável para seu sonho se tornar realidade, assim você será disciplinado, educado, humilde e terá outros atributos que todos profissionais de sucesso tem! Portanto sonhe muito e nunca tente passar por cima de ninguém que sua hora um dia vai chegar.

Cabelos e Cortes – Para aqueles que pretendem abrir um salão, quais são as suas principais dicas?

Rafael Bertolucci – Primeiramente seja humilde porque o mundo roda e quem está embaixo hoje, amanhã poderá estar bem acima de você! Sonhe sim, e muito, mas não cometa loucuras! Dê um passo por vez, sempre construindo tudo com alicerces. Não se endivide, faça as contas que você poderá pagar dentro de um planejamento seguro. E acima de tudo, tenha muita fé, procure entender o que Deus quer de você, e como você poderá ajudar as pessoas ao seu redor com seu salão, pois se você estiver obstinado a obter benefícios somente para si próprio o seu salão já nascerá falido!





 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here