Queratinização – Saiba Tudo Sobre o Procedimento




Queratinização – Saiba Tudo Sobre o ProcedimentoQueratinização é o procedimento que trata os cabelos com o produto que tem como agente principal a queratina (mas não é o único), ela promove a reestruturação dos fios e consequentemente disciplina as madeixas, reduz o frizz, confere brilho e maciez.

A queratinização é bem popular em todo o Brasil, a maioria dos salões oferece o serviço, e entre os nossos leitores é um dos temas mais questionados, e com razão porque os tratamentos de queratinização são inúmeros e todos prometem efeitos milagrosos, hoje abordaremos a técnica, como funciona, recomendações, contra indicações e mais, confiram.

Grande parte daqueles que já passaram pelo tratamento com queratina certamente irá recomendar, porque o procedimento quando bem feito e empregado realiza tudo aquilo que promete, é claro que a qualidade e procedência do produto também devem ser levadas em consideração.




Mas como no mundo dos cosméticos nada é unânime, não agrada 100% dos clientes, a queratinização também tem suas controvérsias, principalmente porque muitas marcas oferecidas no mercado contêm formaldeído. Embora os tratamentos tenham evoluído muito de um tempo pra cá, alguns produtos famosos e teoricamente aprovados pela ANVISA possuem características discrepantes do formol em suas composições, basta aquecer o produto para sentir os efeitos da “bendita” fumaça.

Os salões preferem trabalhar com produtos de qualidade e que contenham cheiro suave, mas é claro que além da queratina algum produto químico é acrescido na fórmula para que a queratinização funcione, porque queratina apenas não disciplina os cabelos. Para se ter “o cabelo brilhante, durante meses, é provável que formaldeído ou outros aldeídos, ácidos, etc, estejam presentes na fórmula também”.

Para esclarecer as dúvidas sobre queratinização, responderemos às perguntas mais frequentes sobre tratamentos de cabelo com queratina. Ressaltando que há tantos tratamentos com queratina disponíveis no mercado que se você fez algum e amou ou teve uma experiência ruim, comente no site, relate sua experiência com o produto que utilizou.



O que é a queratinização

São tratamentos de cabelo com queratina, de efeito temporário, possuem um efeito relativamente suave de alisamento, tratam os fios conferindo brilho e maciez aos cabelos. Os tratamentos são em sua maioria feitos com produto que também possuem em suas fórmulas algum agente de carácter alisante ou disciplinante dos fios, como o formaldeído (que confere o efeito de alisamento), condicionadores, e é claro queratina (uma proteína do nosso cabelo que adiciona força ao fio). Se ao aplicar o produto nos cabelos sentir ardor nos olhos e nariz, coceira na garganta, como se estivesse sufocado com a fumaça é bem provável que o produto contenha formol, evite.

Queratinização – Saiba Tudo Sobre o ProcedimentoA diferença entre a queratinização e o alisamento

O alisamento é permanente, ele realmente muda a estrutura interna do cabelo, remove toda a onda ou cacho para criar fios esticados e como o produto é muito alcalino, pode danificar o cabelo. Por outro lado, os tratamentos com queratina só duram de três a seis meses (dependendo do produto utilizado e seu estilo de vida), eles só suavizam as ondas, eliminam o frizz e conferem um aspecto mais natural e saudável aos fios.

Como geralmente são realizados os tratamentos de queratinização

Normalmente o cabelo é lavado com um shampoo anti resíduos, seco e a aplicação acontece de mecha em mecha por toda a cabeça. Algumas marcas recomendam um tempo de pausa para o efeito do produto, logo após o tempo estimado os cabelos são secos novamente com o secador e vedados com a finalização da chapinha, que é passada mecha a mecha, por várias vezes (de 5 a 15 vezes). Todo o processo leva de duas a quatro horas, dependendo do tipo e comprimento dos cabelos.

Alguns tratamentos recomendam que a pessoa não retire o produto de imediato das madeixas, recomendando que fique por um ou dois dias sem lava-los, não existe uma diferença nos resultados entre os métodos, com ou sem enxágue imediato, só que com o avanço da tecnologia nesta área os novos produtos permitem aos usuários lavar e pentear os cabelos mais rápido.

Recomendações do tratamento com queratina

Se você é assumidamente adepta a escovação e chapinha para disciplinar as madeixas, deseja soltar os cachos reduzir o frizz ou carece de brilho, é provável que você seja um bom candidato ao procedimento. Os tratamentos de queratinização trabalham em uma variedade de texturas de cabelos, incluindo os tipos de cabelo afro, tingidos ou ainda alisados e relaxados. Muitas pessoas recorrem a queratinização para conferir efeito mais natural aos cabelos que passam por químicas de alisamento permanente.

Evite este tipo de tratamentos se estiver grávida, tiver cabelos extremamente danificados, emborrachados, pouco elásticos ou super elásticos, cabelos descoloridos são finíssimos, muito cuidado com a temperatura da chapinha, e a quantidade de vezes que esta é passada. Tenha em mente que para concluir o tratamento seus cabelos terão que passar pelo calor da chapinha a temperatura altíssima, e por mais de uma vez, leve em consideração o fato, se julgar que os fios não resistirão então opte por outro método.

Queratinização – Saiba Tudo Sobre o ProcedimentoA queratinização é segura?

Estes tratamentos são controversos, pois alguns contêm formaldeído, ou mais corretamente, um produto químico chamado formalina (ou metileno glicol) que quando aquecido a temperaturas altas pode voltar a formaldeído. O formaldeído é considerado cancerígeno, tem sido associada a certos tipos de câncer como a leucemia. Mas há quem afirme que os níveis de formaldeído encontrados nestes tratamentos são seguros para utilização nestes cosméticos, especialmente quando existe a proteção adequada e ventilação, a atenção maior deverá ser por parte dos profissionais que fazem muitos desses tratamentos semanalmente.

Se a queratinização está livre de “formol” que produto químico é usado?

Para que o tratamento com queratina dure, confira a disciplina aos cabelos, sem frizz por meses, ele deve conter formol (formaldeído) ou outro aldeído ou uma substância química que funciona de uma forma semelhante. Os mais comuns “livres do formol” contêm muitas vezes: o glutaraldeído, biformal (aka oxalaldehyde – observe o “aldeído”) e tioglicolato de amônio (a mesma substância química usada nos alisamentos, permanentes, relaxamentos).

Como faço para saber qual o produto com queratina é melhor para mim

Procure a opinião de um profissional ele fará a melhor indicação, porque embora os tratamentos “ofereçam resultados semelhantes, são ligeiramente diferentes”, podem variar de marca pra marca. Dependendo da textura do cabelo, o resultado também irá variar às vezes outro tipo de tratamento é mais adequado para o resultado que a pessoa espera, e certamente uma pré analise do profissional poderá auxiliar o cliente.

Você já experimentou algum tipo de queratinização? Comente no site, nos relate sua experiência com o produto, e não deixe de descrever as características dos cabelos, elas também deverão ser levadas em consideração para análise dos efeitos do produto.



 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here