Posso Alisar e Tingir os Cabelos?




Posso Alisar e Tingir os Cabelos?São muitas as pessoas que adotam mudanças em dose dupla, estou me referindo a alisar e tingir os cabelos, os serviços mais realizados nos salões de todo país. Mas será que alisar e tingir os cabelos no mesmo dia pode?
No artigo de hoje explicaremos o que acontece quando estes dois tratamentos se encontram em uma mesma cabeleira. Confira como alisar e tingir os cabelos com segurança.




Ao se tratar de sobreposição de químicas a regra de ouro é, fazer primeiro o diagnóstico dos cabelos, que é a pré análise do estado dos fios, onde se descobre quais os produtos que já foram aplicados e as condições gerais dos mesmos, por esta razão é muito importante que o profissional saiba o que está prestes a fazer, neste momento ele estará colocando em prática o que aprendeu no curso de cabeleireiro, definindo o que pode e que não pode.

Depois de definido o que será realizado na cabeleira é hora do teste da mecha, que nada mais é do que aplicar o produto que será utilizado em alguns fios de cabelos, de preferência em diferentes partes da cabeça, nuca, laterais e topo, para checar como reagirá nestas áreas.

Enquanto mais assertivo é o diagnóstico do cabeleireiro mais adequada será a escolha das químicas que serão utilizadas para alisar e tingir os cabelos.



A coloração indicada para cada tipo de alisamento (bases)

Quando a pessoa necessita colorir os cabelos após fazer um relaxamento (alisamento) ou vice versa a primeira opção para tingir as madeixas é sempre o tonalizante, dê preferência para ele antes de partir para os outros métodos de coloração, principalmente se a pessoa não tiver uma porcentagem muito alta de cabelos brancos.

  • Alisamento a base de Tioglicolato de Amônio- Como mencionamos anteriormente a primeira opção que se deve oferecer para a pessoa que está prestes a tingir as madeixas é o tonalizante, mas se ainda assim optar por coloração permanente você poderá aplicar a que tenha amônia em sua composição porque as químicas são compatíveis, mas prefira oxidante de 20 volumes, porque o que a maioria das pessoas não sabe é que o problema maior está no oxidante e não nos pigmentos da tinta.
  • Alisamento a base de Hidróxido de Guanidina- Cabelos que foram tratados com produtos a base de hidróxido de guanidina poderão ser tingidos com tonalizantes sem amônia, e também tinturas com oxidantes de até 20 volumes, mais veja bem, em casos onde os cabelos estejam saudáveis e o fabricante do produto autoriza. O problema de coloração com amônia neste tipo de cabelo é que no processo de coloração a amônia aumenta o pH da fibra capilar para abrir a cutícula do fio e depositar as partículas artificiais de coloração no córtex, pode romper o fio ou torna-lo extremamente danificado.
  • Alisamento a base de Hidróxido de sódio- Da mesma maneira este pertence a família dos hidróxidos, completamente desaconselhável com descoloração e coloração com amônia, principalmente as que utilizam oxidante de 30 ou mais volumes, não há cabelo que resista á química. Trabalhar com produtos de baixa concentração de hidróxido de sódio é mais aconselhável, porque o pH será menor também.
    Outra dica é se certificar de que a pessoa que está com os cabelos escuros sempre os mantiveram assim, ou seja, ela pode ter passado por uma série de descolorações e depois tingido os fios, este tipo de cabelo também não pode.
  • Hidróxido de Líteo- Igualmente da família dos hidróxidos e a regra é a mesma, não pode em cabelos descoloridos, ox de volumagem alta, optar pelo uso do tonalizante ou tinturas semi permanentes, que são as que possuem moléculas menores, e permanecem mais tempo nos fios.

Posso Alisar e Tingir os Cabelos?Intervalo seguro para alisar e tingir os cabelos

Seguir as instruções do fabricante dos produtos é sempre fundamental tanto para alisar quanto para tingir os cabelos.
Quando os cabelos foram alisados com tioglicolato de amônio a coloração tonalizante poderá ser aplicada no mesmo dia, se os fios estiverem saudáveis. A coloração com amônia, que é a permanente, recomendo que haja um intervalo de pelo menos dez dias, porque apesar das substâncias serem compatíveis, o religamento das estruturas dos fios no ato do alisamento, mais precisamente neutralização, não ocorre totalmente no dia do relaxamento ou alisamento, necessitando, portanto, de um tempo para normalização.

Para os hidróxidos o prazo do intervalo é um pouco maior, entre alisar e tingir os cabelos, pelo menos uns quinze dias.

Como manter a cor nos cabelos alisados

Enquanto mais poroso estiver o cabelo em questão, maior será o desbotamento da cor nos fios, portanto, trate os fios e acabe com esta porosidade. Apesar da alteração de cor são ser tão significativa no ato do alisamento, ela deverá ser considerada.
Quando utilizamos o alisante a base de algum dos hidróxidos notamos uma perda de até dois tons nos cabelos coloridos. O fato ocorre, porque, como mencionamos anteriormente pigmentos da cor escapam no com abertura da cutícula dos fios quando os cabelos estão sendo transformado e também com a reação da química, no caso dos hidróxidos.

Posso Alisar e Tingir os Cabelos?Se for alisar e tingir os cabelos terá que investir em tratamento também

Como a dupla alteração química requer muito da fibra capilar, é necessária uma boa manutenção em casa, com a aplicação de produtos específicos para manter a saúde e beleza dos cabelos.
Fuja dos shampoos de limpeza profunda ou anti resíduos, eles são produtos alcalinos, e o que é indicado para estes cabelos é a manutenção com produtos ácidos, para equilibrar o pH.
Aposte em produtos que combinem a reposição de massa nos fios e manutenção da cor, estes prolongarão o resultado da transformação e beleza dos cabelos.
Óleos são ótimos para hidratar os cabelos.

Alisar e tingir os cabelos são químicas que requerem conhecimento e experiência por parte do profissional, por isto tenha certeza dos métodos que serão utilizados e se poderão ser utilizados.

Abraços e até o próximo post…



 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

1 COMENTÁRIO

  1. adorei porque tiro muitas minhas duvidas oa ano passando apriguen progressiva no salao na parte de cima dos meus cabelos partiros todos e quemava muitos meus olhos obg?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here