Guia Completo Mechas e Luzes




Guia Completo Mechas e LuzesMechas e luzes são estilos que estão na lista dos prediletos da mulherada. O look não sai de moda, os efeitos das mechas e luzes aparecem repaginados a cada estação, ganham várias versões com o decorrer do tempo. No artigo de hoje vou lhe contar um montão de segredos sobre a técnica de trabalhar mechas e luzes, confiram.
Mechas e Luzes da atualidade
De uns tempos pra cá, mais precisamente com a chegada da internet e redes sociais no Brasil, meados de 1998,  o que mais se nota é a liberdade e criatividade do profissional, técnicas e looks inovados, o que antes era realizado de maneira única e monótona, agora vem sendo explorado de várias formas pelos cabeleireiros.
Hoje o atendimento ao cliente é personalizado, para fazer mechas e luzes levamos em consideração fatores como cores que combinem com a pele da cliente, textura dos cabelos, corte, e estilização.




Guia Completo Mechas e LuzesCombinação de tons das mechas e luzes

Uma dica espetacular sobre a combinação de tons é a seguinte, tenha em mente que mechas amarelas combinam com as beges, e as de tons vermelho e castanho com as acobreadas. Deixe as mechas de dois a três tons abaixo da cor da pele para não contrastar muito, e lembre-se se descolorir muito os fios, no momento em que for aplicar a cor na mecha ela se revelará mais chamativa, principalmente as avermelhadas.
Mechas e luzes bem marcadinhas rente a raiz já não se usa, o legal é manter o aspecto o mais natural possível na raiz da cabeleira.

Coloração ou descoloração para mechas e luzes

As mechas poderão ser feitas com descoloração ou coloração, o mercado oferece inclusive excelentes tinturas superclareadoras mais ox de 40 volumes para alcançar tons mais claros, mas lembre-se da regra básica de coloração, tintura não clareia cabelos tingindo, se for optar por fazer o procedimento com coloração o cabelo deverá estar natural, caso contrário tem que usar descolorante.

O tempo de descoloração para mechas e luzes

Um fator importantíssimo e que é sinônimo de trabalho bem realizado por parte do profissional é saber lidar com a questão do tempo de ação do produto nas madeixas. Paciência, segurança e capricho no momento de fazer as mechas e luzes é de estrema importância. O descolorante pode ser aplicado em cabelos saudáveis e de preferência que não passaram por químicas como relaxamento ou alisamento com hidróxidos (salvo casos em que o descolorante é sem amônia e com ressalvas ainda).
Cada tipo de cabelo reage de uma forma a descoloração, e alcançam até certo ponto de fundo de clareamento, por esta razão quando estiver trabalhando em um cabelo fique de olho para não exceder o tempo de ação do produto. E se for necessário parar e enxaguar o produto de onde já está pronto, no ponto certo para remoção do descolorante.
Atenção: Comece o trabalho da nuca para as laterais e daí para a parte do topo e frente da cabeça.



Os erros mais comuns nas mechas e luzes

Em primeiríssimo lugar é não saber qual o fundo de clareamento do cabelo que será trabalhado, aliado ao desconhecimento das técnicas de colorimetria, estas tão simples teorias poupariam muitos cabeleireiros da dor de cabeça (a 15, 20 anos atrás) com as mechas, luzes e reflexos, que constantemente ficavam amarelados e alaranjados.
Outro erro muito comum que constatamos nos procedimentos é o enxágue inadequado das mechas no lavatório, onde cabelos trabalhados em mais de um tom acabam interferindo na cor da mecha mais clara, cuidado e capricho para que isto não ocorra.

O retoque das mechas e luzes

Matizar no momento do retoque é importante, é este o procedimento que diminui possíveis diferenças de nuances entre comprimento e raiz, além de reavivar os tons dos fios que já estão desbotados.

Segredos para o sucesso no procedimento de mechas e luzes

  • Saiba identificar o que a cliente quer, explique o que são mechas, luzes, reflexos, balayage, californianas, invertidas e ombré hair.
  • Depois de se certificar do procedimento a ser realizado elabore o seu planejamento, ou seja, por onde começar, como trabalhar, e de que maneira finalizar.
  • Administre bem o seu tempo, nunca faça este tipo de serviço na correria, fazer mechas e luzes requer paciência e capricho.
  • Não encoste as mechas e luzes a raiz dos cabelos, isto resulta em manchas, tipo bolinhas, bem feias (e caso já tenha ocorrido com você, dá para corrigir também, uma ótima maneira é com a técnica de apagar a raiz, ou tonalizar).
  • Oriente a cliente sobre a manutenção das mechas e luzes em casa, se possível tenha em seu estabelecimento linhas de produtos que possa oferecer a ela, como máscaras para nutrição, hidratação e desamareladoras.

 

Estas são algumas observações valiosas que reunimos ao longo de nossas carreiras, sobre mechas e luzes, que lhe pouparão de possíveis erros nos procedimentos. Caso queira aprender ainda mais confira nossos cursos profissionalizantes em www.cursodecabeireiro.net.
Abraços e até a próxima…



 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here