Evilânia Andreozzi Foca na Qualificação




Evilânia Andreozzi Foca na Qualificação
Evilânia Andreozzi.

Qualificar mão de obra para os salões. Este é o objetivo de Evilânia Andreozzi, que há cinco anos está à frente do Instituto Divas e é carinhosamente chamada de Vivi por todos.

A empresária deixou a área da Engenharia e decidiu trabalhar com beleza no início da década de 90. A depilação foi o seu primeiro foco e, com o passar do tempo, especializou-se em outras áreas e abiu um salão. O sucesso foi tanto, que Evilânia começou a dar palestras para uma empresa de cosméticos.

A ideia do Instituto surgiu após perceber que perguntas básicas ainda ficavam sem resposta e que, diante de uma situação mais difícil, a procura por qualificação profissional é maior. As pessoas, inclusive, fazem um movimento de regresso ao mercado de trabalho, mesmo que em outro segmento. E é aqui que muitos optam pela beleza.




Sem deixar de se atualizar, Vivi hoje segue na estrada com o salão de beleza que possui há 20 anos e o Instituto Divas, que está em plena expansão.

Nesse bate papo com o Cabelos e Cortes, Evilânia Andreozzi fala sobre sua trajetória, seus negócios e dá dicas sobre empreendedorismo. Veja:

Cabelos e Cortes – Quando você se interessou por cabelos?



Evilânia Andreozzi – Estava afastada da área de Engenharia (minha primeira formação) por causa do plano Collor, na época houve muitas demissões, então, pensei: todos precisam se embelezar. Eu tinha muita aptidão manual, pois sou de uma época em que as crianças faziam trabalhos manuais como crochê, artesanato, gostava de estudar e então vi a oportunidade de uma profissão diferente e que mesmo apesar da crise daquela época era uma área muito requisitada. Iniciei a carreira como depiladora e as clientes sentiram confiança e pediram que eu me especializasse em outras áreas. Isso foi no início da década de 1990.

Cabelos e Cortes – Por que você decidiu dividir a sua experiência com outras pessoas? Falta mão-de-obra qualificada no mercado?

Evilânia Andreozzi – Quando comecei dar palestras na área da beleza para uma empresa de cosméticos e vi interesse das pessoas por informações que, para ao meu ponto de vista, eram perguntas básicas, resolvi dividir a experiência. Gosto de serviço bem elaborado, informação passada de forma clara, que o cliente entenda. Fico triste quando recebo clientes com serviços mal executados e percebo que falta mão de obra qualificada para atender e dar boas informações aos clientes.

Cabelos e Cortes – Com cinco anos vocês já querem mudar o foco e partir para a expansão. Como se prepararam para isto?

Evilânia Andreozzi – São cinco anos de Instituto, somados a 20 anos de experiência com o setor da beleza. Ao longo desses anos conseguimos formar uma equipe “redonda” que está sempre se renovando de acordo com as novas tendências de mercado. Assim, atraímos um número cada vez maior de alunos e decidimos por expandir o sucesso. Dentro do planejamento de expansão, almejamos ainda o lançamento de franquias de salão de beleza, pois com o aumento de profissionais qualificados formados por nós será mais fácil a contratação pelos franqueados.

“Fico triste quando recebo clientes com serviços mal executados e percebo que falta mão de obra qualificada para atender e dar boas informações aos clientes”

Cabelos e Cortes – Fala-se muito da crise, mas é nesse cenário que você aposta na conversão da sua empresa para uma rede de franquias. Como está sendo esse momento?

Evilânia Andreozzi – Apesar da crise todos precisam de qualificação profissional, quanto mais difícil a situação, maior é a procura por qualificação profissional e regresso ao mercado de trabalho, mesmo que em outro segmento.

Cabelos e Cortes – Você estudou bastante para oferecer o melhor para os seus clientes. Qualificação e atualização são fundamentais nesse ramo?

Evilânia Andreozzi – Sim, estudei e estudo. Qualificação e atualização são necessárias e deveria ser obrigatório, porque sempre tem novidades.

Cabelos e Cortes – Que características são importantes para quem trabalha com cabelos?

Evilânia Andreozzi – Em primeiro tem que gostar de mexer com o cabelo dos outros, a maioria das pessoas que fazem o curso gostam de mexer no seu próprio cabelo e se esquecem de que tem que lidar com o de outras pessoas, ter percepção, sensibilidade e saber lidar com pessoas.

Cabelos e Cortes – O segmento da beleza é um dos que mais cresce no franchising. Você percebe esse sucesso também nos negócios individuais, aqueles que não são parte de nenhuma rede?

Evilânia Andreozzi – Com toda a certeza o setor cresce significativamente. Além do Instituto Divas, tenho um salão de beleza há cerca de 20 anos e foi onde tudo começou. O segredo para o crescimento de qualquer negócio é o empenho e a dedicação, eu errei muito até acertar ao longo desses 20 anos, por isso acredito que existem chances, sim, de crescimento sem vínculo a nenhuma rede, porém o trabalho é muito mais árduo.

Cabelos e Cortes – Por falar em rede, fazer parte de uma dá mais credibilidade ao negócio?

Evilânia Andreozzi – Com certeza proporcional mais credibilidade e aumenta também a rede de alcance, o Instituto Divas recebe minimamente 500 cadastros por mês, não realizamos mais matrículas por recebermos interessados de todas as partes de São Paulo.

Cabelos e Cortes – Todo empreendedor passa por dificuldades iniciais no negócio. Quais foram as suas e como reverteu a situação?

Evilânia Andreozzi – No início tivemos muitas dificuldades em relação à motivação da equipe e treinamentos, mas com o passar do tempo identifiquei os erros e atualmente a empresa investe fortemente em capacitação e motivação de equipe.

Cabelos e Cortes – Que conselhos você daria para quem deseja abrir um negócio como um salão de beleza ou escola profissionalizante?

Evilânia Andreozzi – Muita dedicação, insistência e principalmente entender muito bem do negócio.





 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here