Dicas de Atendimento Para Salão de Beleza




Dicas de Atendimento Para Salão de BelezaSe você trabalha como cabeleireiro já deve ter notado a variedade de estilo da clientela, são clientes que vão desde os que não se importam muito com a cabeleira até os que fazem questão de um minucioso e exigente tratamento. No artigo de hoje traremos dicas de atendimento para salão de beleza, você vai aprender a identificar o seu cliente para saber lidar com ele.

Dicas de atendimento para salão conforme o perfil do cliente

É imprescindível que o profissional saiba se relacionar com as pessoas, mas o que é de praxe você já deve saber fazer, que é recebe-lo com um olá, bom dia, boa tarde ou fique à vontade.

O que poucos cabeleireiros sabem é que a empatia do cliente com o profissional não procede somente do atendimento verbal.




Estudos nos revelam que expressamos apenas 7% do significado de uma mensagem por meio de palavras, 38% são passados pelo tom de voz e 55% por cento pela ação, ou seja, linguagem corporal, interessante não é?
Resumindo, nossa melhor comunicação é praticamente não verbal, 93%.

Portanto, assim sendo, quando conversamos com o cliente é legal identificarmos seu perfil para sabermos lidar com ele de forma adequada, tanto verbalmente quanto por meio de nossas ações. Logo abaixo estudaremos algumas dicas de atendimento para salão de beleza conforme os perfis dos clientes, e como você deve agir com cada um deles, confira:

O perfil do cliente confuso

O cliente confuso é a pessoa que vai ao salão de beleza sem ter ideia do que pretende fazer na cabeleira, ou com várias sugestões. Fica confuso quanto ao corte de cabelo que gostaria de ter, oscilando entre estilos completamente diferentes ou colorações, é capaz de mudar de ideia no meio da execução do serviço que você está prestando.



Como tratar: jogo de cintura, não expresse a impaciência que certamente estará passando, por meio de gestos corporais, como bico torcido, por exemplo, tente sorrir sempre. Ajude o cliente a se decidir apresentando de maneira visual (revistas, net) as opções de looks. E para saber por onde começar, pesquise o estilo de vida da pessoa, se é prática, despojada, conservadora e por aí vai, isto já lhe trará ideias para repassar ao cliente.

O perfil do cliente medroso

É a pessoa que morre de medo de mudança, não quer se arriscar em adotar um novo penteado ou cor para os cabelos. Quer que você retire milimetricamente um dedinho das pontas e geralmente usa o mesmo corte ou cor a anos.

Como tratar: de maneira alguma faça mudanças radicais no visual da pessoa com este perfil, converse com ela antes do procedimento e passe segurança no que diz respeito ao seu trabalho, postura confiante é essencial, e se esta pessoa lhe pedir ajuda para mudar o look faça-o de forma gradativa.

O perfil do cliente crítico

São clientes que estão acostumados a criticar todo e qualquer serviço que lhe é prestado na vida, e com você não será diferente. Coloca defeito em tudo, desde uma escova até o corte de cabelo, fica um tempão analisando o resultado do procedimento no espelho.

Como agir: ser atencioso, e fazer com que o cliente note a atenção que dá pra ele. Repita para ele o que te pediu, para ambos terem certeza do que foi dito, olhe nos olhos da pessoa enquanto ela estiver falando e seja político, e se ao terminar o serviço ainda houver alguma queixa, ouça o que o cliente tem a dizer e saiba que fez o seu melhor.

O perfil do cliente desligado

Esta pessoa é a que não se importa muito com a execução e resultado do serviço, deixa tudo para o profissional decidir. Não analisa tendências, e acha que o cabeleireiro é o melhor para decidir o que fazer nas madeixas.

Como agir com este cliente: com felicidade, afinal este é o melhor perfil de cliente :), mas não se iluda, são estes os momentos em que ficamos em nossa zona de conforto e quase não utilizamos nossas habilidades de simpatia e serviço minuciosamente prestado. Utilize também exemplos visuais e converse, mas sem estender demais ou parecer chato.

O perfil do cliente antenado

Este tipo de cliente geralmente é o que também entende ou trabalha no ramo, está por dentro de tudo, tendências, químicas e etc. Pergunta e sabe das novidades.

Como lidar com este cliente: ouça atentamente o que o cliente tem a lhe dizer, não menospreze suas informações, ou tente concorrer com ele. Se lhe questionar algo que não saiba, responda a verdade, que desconhece do assunto mas vai procurar se informar. Mantenha-se informado quanto aos produtos e procedimentos que aparecem no mercado.

O legal é que se você presta um bom serviço este cliente também saberá que você é um bom profissional, porque entende do assunto.

Mais dicas de atendimento para salão de beleza, aguarde…

Dicas de Atendimento Para Salão de BelezaHoje trouxemos as dicas de atendimento para salão de beleza voltadas a estes perfis de clientes, aguarde… em breve, apresentaremos mais, para que você aprenda como se comunicar melhor com cada um deles.

Abraços e bom trabalho…





 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here