Cosméticos Para Cabelos




Cosméticos Para CabelosHoje um dos maiores setores a crescer no mercado é a indústria de cosméticos como um todo. Cresceu a preocupação com o visual em diversos setores e para os cabelos também, já que mulheres e homens estão aprendendo que cuidar dos fios pode ser o grande diferencial da beleza de um rosto. No artigo de hoje falaremos sobre cosméticos para cabelos.

As prateleiras estão lotadas e sempre fica a duvida do prescisamos comprar, dada a gama de opções. Logo, o que levar para casa se há mais de 20 lojas em cada cidade vendendo cosméticos para cabelo? O segredo é descobrir o que se deve fazer com os fios.

O que são cosméticos para cabelos?

É importante diferenciar o que são produtos profissionais e os simples para uso em casa. Os profissionais da beleza costumam classificar como cosméticos para cabelos os itens vendidos em lojas comuns e supermercados para trato dos fios, os quais qualquer um pode manipular sem conhecimento especifico.




Não é a toa que cabeleireiros precisam fazer cursos complexos de como manipular produtos, é preciso mais conhecimento sobre como tratar os fios.  Já houve casos de formol em escova progressiva no Brasil matar clientes em salão de beleza, dado o grau de necessidade de uma aplicação correta.

Os produtos que precisam de tanto cuidado nas aplicações são chamados de linha profissional e vendidos separadamente. O comum é que algumas lojas cobrem o certificado de cabeleireiro para vender tais itens para seus clientes os quais usuários comuns não podem comprar.

A quantidade também é diferenciada: como são voltados para salão de beleza geralmente estão disponíveis em mais de um litro por embalagem ou um quilo no caso de hidratações e por isso não é interessante para o cliente. Produtos para salão também possuem uma vida útil quando abertos, ou perdem seu poderio químico.



Como escolher cosméticos para cabelos

Pouca gente sabe mas a gama de opções de cosméticos para cabelos é imensa nas lojas. Só de shampoos podemos contar facilmente com mais de 100 tipos nas prateleiras, e existem dicas para escolher qual o melhor para os seus fios.

O primeiro passo para saber qual dos cosméticos é indicado para seus cabelos é analisar a sua fibra capilar. Se ela é encaracolada, lisa, tratada com química, quebradiça, fraca, sem vida ou o que mais? As descrições que aparecem na embalagem não estão lá a toa é aconselhado que sejam seguidas para potencializar o resultado.

A troca de produtos em se tratando do tipo pode não deixar os cabelos lindos. Usar produtos para cabelos secos em oleosos vai deixar o fio bem mais engordurado e com o tempo fraco. Se seu fio não é tratando com química e se usar produtos para tal vai deixar os fios oleosos, pois excesso de hidratação também faz mal.

Obedeça a indicação nas embalagens, mas faça combinações também. Se seu cabelo é fraco e sem vida, mas tratado com química, use shampoo e condicionador para cabelos fracos, e uma hidratação semanal para cabelos sem vida tratados quimicamente, isto ajudará os fios a se hidratarem e fortalecerem.

Na duvida do que levar, pergunte a um profissional dos cabelos de sua confiança. Eles podem te indicar o que seria melhor em sua opinião, mas lembre de duas coisas: preço não define um bom cosmético para cabelo e nem se ele é indicado ou não para você. A dica é, além de seguir as indicações de cada produto, testa-lo também, para se certificar de que ele é excelente para seu tipo de cabelo.

Alguns clientes tendem a menosprezar cosméticos para cabelos de baixo preço, o que pode ser um erro. Há casos de mulheres e homens que ficam com os fios lindos gastando menos de R$ 10 mensais, tudo depende do estado de sua fibra capilar. Para ter cabelos lindos de fato uma boa pedida é hidratação semanal e uma visita mensal ao salão de beleza ao menos para um trato mais especifico.

Dicas de cosméticos para cabelos e quando usar

A escolha de cosméticos para cabelos é bem pessoal, mas não custam nada algumas dicas do que usar ao menos em termos genéricos. Um bom exemplo são os shampoos e condicionadores, indispensáveis para o trato dos fios no dia a dia. O shampoo limpa e abre as cutículas para serem hidratadas e o condicionar apenas complementa e fecha as cutículas. Ambos devem andar lado a lado.

Evitem shampoos para todos os tipos de cabelo. A fibra capilar, principalmente tratada com química merece mais que um produto genérico. Caso não saiba qual o seu tipo de cabelo, dê uma lida nas especificações da embalagem que trazem boas dicas e indicação de uso do produto.

A hidratação é um dos processos para cabelos indispensáveis para quem quer ter cabelos lindos. A dica é sempre usar uma vez por semana e não mais que isso, hidratação em excesso também causa oleosidade nos fios e consequentemente podem surgir cabelos quebradiços.

Para quem tem fios cacheados é de extrema importância um creme para pentear, para ajudar a desembaraçar os fios. Cuidado na quantidade: apenas uma gota centrada na palma da mão já é o suficiente para que os fios sejam desembaraçados. Nada de usar em grande quantidade, por melhor que seja o cheiro do produto.

E quanto ao aroma, produtos com perfume em sua maioria levam álcool e deixam os cabelos secos. Se seus cabelos já são naturalmente secos, fuja de cremes com perfume ou perfume para o cabelo que irão ficar bem mais ressecados, principalmente se a frequência de exposição ao sol no dia a dia é constante.

Reparador de pontas é uma boa pedida para quem tem pontas secas, mas seu uso deve ser moderado. Ele possui itens que são responsáveis por deixar os cabelos mais oleosos, por isso apenas quem tem pontas secas de fato devem usar e com moderação. O reparador não é creme para pentear e não deve ser usado nos cabelo como um todo nem em pequena nem em grande quantidade, ou os fios vão ficar oleosos e em menos de um dia sujos e com um aspecto grudento, nada agradável.

Gostarm do artigo Cosméticos para cabelos? Nos enviem dicas de cosméticos que gostaram e recomendam.





 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

1 COMENTÁRIO

  1. É realmente muito dificil escolher os cosméticos criados especificamente para o nosso tipo de cabelo, Mas com essas dicas estou abrindo cada vez mais a minha mente sobre como cuidar dos cabelos. Muito obrigado pelas dicas 😀

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here