Cortes de Franja




Cortes de FranjaExiste maneira melhor de repaginar um penteado, e ganhar uns cinco aninhos a menos de idade, do que adicionar uma franja ao look?

Adotar a franja adequada, conforme o formato de rosto pode fazer “a diferença” no corte de cabelo, ressaltar e evidenciar os olhos, maçãs do rosto ou ajudar a esconder a testa alta.

Apresentaremos 10 cortes de franjas de cabelo para você se inspirar, e ainda, ensinaremos você a cortar a franja lateral de maneira simples e fácil.




Cortes de Franja

A franja de Naomi Campbell

A franja de Naomi é apaixonante, combina perfeitamente com o formato da face, repare também como ressalta as maçãs de seu rosto e proporciona charme ao olhar.

Esse tipo de franja funciona melhor em cabelos lisos, se você possui cabelos grossos, ondulados ou crespos e prefere os cabelos naturais, o look não é a melhor opção. Este tipo de franja tende ao frizz quando seca ou acaba ficando com efeito espichado quando em linha reta.

A manutenção do corte desta franja deverá ser feita a cada duas semanas aproximadamente.



Cortes de Franja

A franja da Atriz Ginnifer Goodwin

É preciso ter cuidado ao adotar este tipo de corte cabelo, se o profissional não souber trabalhar mechas longas o look poderá perder em originalidade, parecer muito infantil ou másculo. Repare que o corte de cabelo da atriz foi bem executado e ganhou mais charme com franja lateral. Por aqui quem usa muito o estilo é a nossa querida Xuxa.

Cortes de Franja

Franja longa e lateral

Franjão lateral, dentre todos os modelos de franjas, é sem dúvida um dos mais fáceis de combinar com os diferentes formatos de rosto, requer menos manutenção e não chama muito atenção no corte de cabelo, já que são bem sutis e se misturam facilmente ao corte de maneira geral.

A franja de Agyness (modelo na foto) é um grande exemplo de o quanto o modelo da franja ficou sutil combinado ao corte de cabelo. A manutenção poderá ser feita a cada três meses ou nem será necessária caso prefira deixar as madeixas crescerem, dá pra trabalhar legal um desfiado lateral se mudar de ideia.

Cortes de Franja

Franja para compor penteados

Uma das maiores vantagens das franjas compridinhas é que mesmo que você resolva prender todo o seu cabelo na parte de trás, em um penteado, você ainda tem um trunfo na parte da frente, especialmente em se tratando de pessoas com testa mais alta, dá pra disfarçar perfeitamente e ainda compõe legal o look.

Este penteado é chique e pode ser usado em ocasiões como bailes, casamentos ou eventos mais formais.

Cortes de Franja

Franja curta e retinha

Este é um look para quem tem personalidade e estilo, no entanto, caso resolva adotar todo o corte de cabelo seria indicado levar em consideração seu formato de rosto e biótipo. A manutenção do corte da franja é realizada a cada duas semanas, para manter o comprimento.

Cortes de Franja

A franja que cobre parcialmente os olhos

Este tipo de franja é super legal, embora a ideia de algumas mechinhas de cabelos nos olhos durante todo o dia possa deixá-la louca, você poderá coloca-la de lado quando incomodar.

Cortes de Franja

Franja para cabelos ondulados e longos

O estilo é elegantíssimo e faz a cabeça de muitas modelos pelo mundo. Repare que a base não é certinha (retinha), o efeito confere ainda mais glamour às ondas no comprimento.

Cortes de Franja

A franja cheia de Florence Welch

É importante levar em consideração todo o cabelo (tipo, textura, volume) e corte, antes de escolher a franja. Aqui, a modelo o fez perfeitamente. Se o cabelo é grosso e denso é indicado que a franja também o acompanhe. Não fica legal uma franja suave e ralinha emparelhada ao cabelo comprido, grosso e denso.

A parte do meio da franja deverá ser mais curta (lembre-se, o cabelo molhado vai secar e ficar mais curto, por isso certifique-se de que não irá cortar demais quando o cabelo estiver molhado) e os lados devem ser maiores, formando um “u” de cabeça para baixo.

Cortes de Franja

A franja ralinha

Reparem que olhar alegre e sensual de Sharni Vinson, além é claro dos anos a menos que a franja proporcionou ao visual. Muito bem aliada a um rabo de cavalo, aqui o que notamos é o caso contrário do exemplo anterior, como a modelo tem cabelos ralinhos e sem volume, a franja, também em formato “u”, foi trabalhada no intuito de acompanhar o tipo de cabelo de Sharni, bem ralinha.

Cortes de Franja

A franja de Reese Witherspoon

Aqui, franja de Reese esconde a testa, além de combinar em tudo com o seu formato de rosto. A base tem um leve repicado que confere leveza e descontração ao look. Quanto ao visual, não é preciso nem citar o quanto a franja rejuvenesce Reese.

Como Cortar a Franja Lateral

Se for cortar em casa ou não possui experiência, comece com o cabelo seco (sem escovar). Qualquer cm a menos retirado no comprimento da franja, enquanto os cabelos estiverem molhados, fará grande diferença quando secos.

Usando um pente, separe precisamente a seção que não será cortada.

Faça a divisão em formato de triângulo, no topo frontal da cabeça, com limitações que vão, de dois dedos de profundidade (para cabelos muito cheios a quantidade de cabelos separados poderá ser um pouco maior) e até o arco da sobrancelha na base.

Tenha em mente que o “efeito” que o corte da tesoura proporciona aos fios vai sempre ao contrário do próprio corte da tesoura na mecha. Ex: Se prefere sua franja disposta a direita trabalhe com a tesoura entrando do lado esquerdo e vice versa. Você notará o quanto o caimento da franja é melhor, trabalhando desta maneira.

Cortar com navalha bem afiada também confere um efeito legal a franja.

Dicas:

Enquanto melhor a tesoura, melhor o acabamento do corte, aposte em tesouras próprias para corte de cabelo, e se já possui a sua só a utilize com este propósito.

A navalha é mais exata no momento do corte de cabelo já que escorrega menos nos fios, mas é importante que a lâmina seja bem afiada e descartada após um ou dois cortes.

Finalizando o look no dia a dia

Depois de conseguir a franja perfeita, é legal finalizar o look adequadamente, confira algumas dicas:

– Quando for finalizar o look da franja com secador e escova, lembre-se de rodar sempre a escova no momento do brushing, é esta rotação que faz com que o caimento da franja seja mais natural.

– Para deixar a franja no lugar por mais tempo, caso esteja se preparando para uma ocasião especial, prenda o bobs na mecha, aplique o spray de fixação e só solte as madeixas no momento de sair.

– Para franja comportada e sem volume disponha os fios da franja por baixo do bobs, enrole e prenda, para franja armada, disponha os fios da mecha sobre o bobs enrole e prenda.

E você já usou franja? Tem dicas de cortes de franja? Comentem no site.





 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here