Corte de Cabelo Infantil




Corte de Cabelo InfantilCorte de cabelo infantil não tem segredo, se você já está habituado a cortar cabelos de adultos certamente irá executar um bom corte de cabelo infantil. O artigo hoje trás o passo a passo e dicas de corte de cabelo infantil.




Há inúmeros modelos de cortes para meninos e meninas, este artigo centra-se sobre os conceitos básicos de corte de cabelo infantil. Para instruções detalhadas sobre um penteado específico entre em contato conosco pelo site e solicite um tema para artigo ok.

O que você precisa para executar um corte de cabelo infantil

Se você já é um profissional certamente já possui as ferramentas básicas para executar o corte de cabelo, caso esteja começando na profissão confira as dicas:

Tesoura apropriada para corte de cabelo, pente de corte de cabelo, o pente é o que possui um ou dois dentes destacados na ponta, pois facilita a divisão das mechas, prendedores grandes estilo borboleta para cabelos compridos e prendedores pequenos estilo clips para cabelos mais curtos, capa apropriada para corte de cabelo (toalhinhas não funcionam bem) e um spray pulverizador de água.



Crie um espaço de trabalho funcional e adequado para receber criança. Ter uma cadeira com regulagem para manter a criança sentada, alto o suficiente para você trabalhar ao nível dos olhos é essencial, e sem encosto alto para não ficar no caminho do corte. Não posicione a criança em frente à televisão ou de distrações. Você vai precisar orientá-la a manter a cabeça baixa em certos momentos e a tentação de olhar para cima fará com que ela constantemente se mexa. Em vez disso, posicione-a em frente ao espelho, se possível. Vai ajudar você a manter uma referência visual para outras áreas já cortadas, e caso esteja com uma criança inquieta ofereça a ela objetos que prenda sua atenção como o pulverizador de água, por exemplo.

Passo a passo do corte de cabelo infantil

Para meninas:

Lave os cabelos da criança antes de começar o corte, se ela já estiver com os cabelos limpos umedeça-os com auxílio do spray de água.

Divida o cabelo em quatro seções, duas atrás e de orelha a orelha mais duas com topo e laterais, se a densidade de cabelo for maior subdividir em mais seções até que tenha uma quantidade razoável de cabelo (evite que tesoura “mastigue” mecha por excesso de cabelo). É interessante obedecer a posição natural dos fios quando for distribuir os cabelos para o corte, ir contra redemoinhos e ou sentidos em que os fios nascem poderá alterar o caimento do corte de cabelo, se estes fios estiverem justamente onde você deveria dividir as mechas para o corte, tente se afastar um pouco (“pouco”) do ponto de divisão para poupar a posição natural dos fios.

Corte de Cabelo InfantilCortar a mecha guia em comprimento desejado a zero grau, ou seja, sem elevar a mecha. Não estique muito o cabelo durante o corte. Se possível, cortar o cabelo deitado contra a pele sem segurá-lo porque esta é uma ótima maneira de evitar linhas irregulares.

Corte de Cabelo InfantilConfira visualmente as linhas que você acabou de cortar (observar no espelho ajuda a detectar problemas, inclusive nas divisões) e faça pequenas correções, caso seja necessário. Lembre-se que a uniformidade visual e equilíbrio são mais importantes do que segurar o cabelo em busca de pequenos desvios técnicos. Tenha paciência para melhor executar o corte de cabelo infantil.

Solte o cabelo restante do prendedor em quantidades adequadas para cortar e sem que atrapalhe a sua orientação (a mecha guia cortada anteriormente). Tenha cuidado para não cortar esta diretriz.

Vá cortando conforme a mecha guia até que termine toda a parte de trás, solte as laterais e trabalhe da mesma forma, só que agora utilizando como comprimento guia o cabelo que já trabalhou da parte de trás, e cuidado redobrado com as mechas nas laterais da cabeça, no que diz respeito a puxar os fios para cortar, obedeça o caimento dos cabelos sobre as orelhas, execute o corte sem puxar estas mechas para não criar diferença entre os comprimentos dos fios da parte de trás da cabeça com as laterais.

Uma vez definido o perímetro, agora é só criar camadas no cabelo, se desejar. Elevar a mecha em graus é uma forma de misturar áreas do contorno do perímetro que você trabalhou, lembra-se que foi trabalhando em mechas, umas sobre as outras, e elevando estas mechas para cima e cortando suas pontinhas você melhora o caimento e evita o corte de cabelo marcado. Esta é uma explicação muito simplificada e vale a pena investir no curso, para entender as informações mais detalhadas.Corte de Cabelo Infantil

Dicas importantes:

Você pode usar também a pontas da tesoura ou tesoura de desbaste para remover o excesso de massa ou para criar suavidade, resultado mais texturizado. Proceda com cuidado, especialmente em cabelos crespos.

Certifique-se de manter o cabelo úmido durante todo o corte. É mais fácil julgar o equilíbrio do corte se o cabelo estiver uniformemente úmido.

O cabelo seco encolhe então cuidado com os cabelos encaracolados, evite retirar muito no comprimento.

Não estique o cabelo durante o corte, pois vai resultar em cabelo muito curto e desigual no comprimento (com exceção dos encaracoladinhos).

Use pente adequado para corte de cabelo, com espaçamento adequando entre os dentes. Pente de dentes finos estica muito o cabelo úmido, não é adequado no caso em questão.

Para meninos:

Este é um modelo de corte de cabelo infantil curto para menino, portanto estaremos apresentando-o com utilização da máquina de corte.

Certifique-se de que a cabeça da criança esteja o mais reto possível. Como o cabelo é curto não dá para dividir e prendê-lo, você poderá se orientar com duas divisões marcadas com pente apenas, para distinguir a parte do topo de todo o restante.

Comece a aparar o cabelo da parte inferior, de baixo para cima em movimento aviãozinho, que é o que começa com a máquina firme e rente a cabeça e vai “decolando”, se afastando do couro cabeludo assim que se aproxima do topo da cabeça. Utilizamos o pente número 2 da máquina para esta etapa.Corte de Cabelo Infantil

Trabalhe toda a parte de trás e laterais da cabeça da mesma forma.

Para cortar a parte superior do cabelo, o topo, a ferramenta de corte é determinada pelo comprimento que é o preferido. Para cortes mais curtos, pode ser a máquina. Para cortes mais longos, use a tesoura (explicaremos mais a frente).

Para os cortes curtos use o pente 3 da máquina no topo da cabeça. A região de mais atenção no corte de cabelo deverá ser a que une os cabelos do topo com as demais partes, de trás e laterais, faça um degradê nestas áreas porque garante a transição entre os comprimentos sem marcar o corte.Corte de Cabelo Infantil

Terminado o comprimento é o momento de aparar os cabelos das extremidades, bordas, no pescoço e atrás das orelhas. Se o cabelo estiver seco, umedeça-o com o spray e penteie para uniformizar. Com cuidado, utilizando o pente e a tesoura vá aparando toda a região.

Corte de Cabelo Infantil

Para corte de cabelo infantil mais longo de menino, use a tesoura.

Faça as divisões nos cabelos, entre as partes de trás da cabeça, topo e laterais.

Umedeça o cabelo e comece trabalhando a parte de trás da cabeça use o pente de dentes mais finos, separe entre os dedos uma pequena mecha na posição transversal para servir como guia, e através desta se orientar para cortar toda parte de trás. Utilize os dedos para medir o comprimento também, segure as mechas e meça sempre de maneira firme.

Corte de Cabelo Infantil

Execute o corte da parte do topo da cabeça de trás para frente.

Corte de Cabelo Infantil

Trabalhe todas as regiões, você pode deixar os cabelos do topo mais compridos ou cortar no mesmo comprimento da parte de trás e laterais, o detalhe que deverá se ater é a transição entre estas regiões, unir os fios de forma a evitar mudanças bruscas de comprimento para não marcar o corte.

Faça a revisão do corte certifique-se de que o cabelo está reto e sem tuchos, pode até usar os dedos papa medir novamente, gosto de fazer a revisão do corte segurando as mechas agora na horizontal.

Corte de Cabelo Infantil

Se o cabelo seca enquanto corta, use o spray novamente e penteie para umedecer todo o cabelo de forma uniforme.

Estas foram as dicas de corte de cabelo infantil, se você tem sugestões comete no site, e para responder as dúvidas estamos prontos a atendê-los, abraços e até a próxima.



 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

COMPARTILHE
Artigo anteriorCorte Químico
Próximo artigoPenteado Infantil

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here