Como Deixar o Cabelo Mais Liso




Como Deixar o Cabelo Mais LisoNo artigo de hoje explicaremos como deixar o cabelo mais liso, quais são os produtos utilizados nestes processos, as novidades no mercado, as indicações, o que pode e o que não pode ser aplicado nas madeixas alisadas, enfim, tudo para que você fique por dentro do assunto.




Como deixar o cabelo mais liso- entenda o que é alisamento

O alisamento capilar é a química que atua no córtex do cabelo e altera definitivamente a fibra capilar. Quanto a substancia responsável pelo alisamento age nos cabelos ela quebra as ligações de cistina para posteriormente ser neutralizada, esta por sua vez deverá conferir o novo rearranjo no formato do fio (religando as pontes de cistina) e evitar que o produto continue agindo até quebrar o cabelo.

Como deixar o cabelo mais liso- entenda o que é relaxamento

O relaxamento é similar ao alisamento, os produtos utilizados no processo poderão ser os mesmos, a diferença, no entanto, está no tempo de ação da química, concentração do produto e execução do procedimento (não utilizamos muita tração, o enluvamento é realizado com pentes de dentes médios ou grossos) que permitem a eliminação de volume sem acabar com os cachos, o propósito do relaxamento é obter um anelado mais aberto e com movimento.

Como deixar o cabelo mais liso- os produtos mais utilizados

Os produtos mais utilizados para deixar o cabelo mais liso são:



Hidróxido de sódio, este produto alisa os cabelos rapidamente e com intensidade forte. Ele age rapidamente, se comparado á outros, como tioglicolato de amônia, porque as suas partículas são minúsculas possibilitando a quebra de muitíssimas ligações de cistina. Os produtos a base de hidróxido de amônia são recomendados para cabelos resistentes, ele é mais forte que a guanidina e o tioglicolato de amônia, poderá ser utilizado para relaxar ou alisar as madeixas.

Guanidina, este produto é um composto que se forma quando misturamos hidróxido de cálcio e carbonato de guanidina, o produto requer maior experiência por parte do profissional em seu manuseio e preparo, para que as proporções da mistura sejam as indicadas. A guanidina é mais forte que o tioglicolato de amônia e menos que o hidróxido de sódio, também poderá ser utilizada para relaxar ou alisar os fios.

 Tioglicolato de amônio, este é o produto que pode ser utilizado para alisar, relaxar ou fazer permanente. Em se tratando de quebra das ligações de cistina o tioglicolato é o de menor força, se comparada às outras bases, é mais indicado para quem possui cabelos com raiz lisa, ou quimicamente processados com tintura ou descoloração.

Hidróxido de lítio, este é o produto menos popular dentre os demais, de custo mais elevado, é utilizado para relaxamento e alisamento. O hidróxido de lítio é o mais forte dos produtos, age mais rapidamente, mas em se tratando de danos causados a fibra capilar não é diferente do hidróxido de sódio.

Como deixar o cabelo mais liso- escova progressiva com formol e sem o formol

As progressivas são métodos capazes de reduzir o volume das madeixas e proporcionar o efeito liso gradativamente. Não alisam 100% dos cabelos enrolados já na primeira aplicação, mas logo que aplicadas já se nota um efeito muito natural e satisfatório entre os clientes. As progressivas com formol foram proibidas pela ANVISA, então o mercado se encarregou de lançar novos produtos á base de outras substancias tão eficazes quanto o formol, em se tratando de alisamento, são escovas á base de tioglicolato de amônio, carbocisteína, aminoácidos, dentre outras, por exemplo.

Como deixar o cabelo mais liso- henê

Muitas pessoas tem dúvidas quanto ao henê, qual a sua eficácia, se é natural ou acarreta em danos aos fios. Bem o henê é uma das poucas substâncias que colore, de preto, enquanto alisa, não é compatível com outras químicas, portanto dentre as demais opções para deixar o cabelo mais liso esta é a que menos recomendo, pois traz mais limitações que benefícios.

Como deixar o cabelo mais liso- quando há incompatibilidade de químicas

A incompatibilidade de alisantes, dos produtos, é um assunto que gera muitas dúvidas entre os cabeleireiros, alguns até se abstêm dos processos de relaxamento ou alisamento por não terem conhecimento no assunto. A incompatibilidade entre as químicas não é bicho de sete cabeças, uma boa noção de conhecimento teórico e prática, já garantem sucesso com os procedimentos de alisamento e relaxamento.

De maneira geral os alisantes compatíveis são os que possuem princípio ativo igual, os hidróxidos são compatíveis entre si (sódio, lítio e guanidina) e os produtos á base de tioglicolato de amônio com produtos também de tioglicolato de amônio, e amônia, mesmo de marcas distintas. O que não pode de maneira alguma é aplicar tioglicolato de amônio ou produtos á base de amônia em cabelos com os hidróxidos que citamos acima.

A troca de bases, no entanto, deverá ser realizada mediante teste da mecha, as partes dos cabelos que já foram processadas não necessitam da aplicação dos produtos novamente, somente o retoque é recomendado.

Como deixar o cabelo mais liso- manutenção do liso

Cabelos alisados ou relaxados poderão ser retocados num período de aproximadamente 3 a 4 meses, e somente a parte crescida, raiz, é interessante até proteger o comprimento com óleo quando os cabelos estiveram sendo processados com a química.

Já para a grande parte das progressivas, ou escovas disciplinadoras, o produto deverá ser reaplicado na raiz e em todo o comprimento e pontas também, o período para retoque é de aproximadamente três meses.

Cuidar dos cabelos alisados ou relaxados é essencial para manter a saúde dos fios, são indicados produtos á base de karité e castanha-do-pará, queratinas hidrolisadas e quaternizadas, além dos shampoos mais ácidos ou equalizadores (nada de anti resíduos), que matem as cutículas seladas.

 Gostaram do nosso artigo Como deixar o cabelo mais liso? Comentem no site.



 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

15 COMENTÁRIOS

  1. as dicas que encontrei aqui,foram maravilhosas. pois o suscesso de um bom cabelereiro,n esta na quantidade de cabelos que faz e sim na quantidade de pessouas que voltam,apos um bom trabalho feito.

  2. tenho uma duvida e preciso de resposta urgente minha irma faz cachos no beleza porem agora ela que fica lisa posso usar a mesma base de calcio para alisa o cabelo dela e ela relaxou tem 15 dia me ajude caso contrario vou ter uma irma careca beijos te curto.

    • A queratina é hidrolisada para se aderir melhor aos fios, é solúvel em água e possui peso molecular bem baixo. A queratina quaternizada é a que possui carga residual positiva para se tornar substantiva ao fio, ou seja, é absorvida pelos cabelos os tornando menos porosos e mais elásticos, rapidamente. As duas reparam a fibra capilar.

  3. estou gostando muito , dos relachamentos e alizamento porque estou aprendendo muitas coisas que eu nen aprendi em cursos que eu fiz .

  4. Eu dei progressiva , mais quero retocar a minha raiz que ja esta grandinha com o lítio , posso ? Quero saber si ele é compativel com a progressiva ?

    • Depende do produto, a maioria aceita mas tem que fazer o teste da mecha. Os produtos estão sendo inovados constantemente e o que era compatível a um tempo atrás pode não ser mais hoje, fique de olho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here