Coloração de cabelo- tintura permanente




Coloração de cabelo- tintura permanenteQuando se cogita uma coloração de cabelo a primeira dúvida que se passa em nossas mentes é que cor escolher, qual a melhor levando em consideração o meu tom de pele.
Pois bem…começaremos a abordar o assunto com um breve resumo que irá lhe auxiliar na escolha da cor ideal, confira:

As cores que combinam com quase todo mundo são, o loiro escuro e castanho claro, estes tons são democráticos e dificilmente não combinarão com o seu tom de pele e olhos.

As cores extremas como loiro platinado (sem raiz escura ou esfumaçada) ou preto intenso são mais indicadas para pessoas bem claras ou de tom de pele rosada. Os tons escuros evidenciam manchas e olheiras, evite caso as tenha no rosto.




Os platinados ou mate costumam acrescentar alguns anos ao visual. Com essa onda mais recente de tonalizar as luzes é bem comum notar nas ruas quem anda exagerando no cinza, cuidado com o excesso de matizadoras ok, poderão envelhecer e pesar o look.

Coloração de cabelo- tintura permanenteColoração de cabelo- como proceder

Definido o tom de cabelo mais indicado para você é hora de nos atermos a umas regrinhas básicas de coloração de cabelo.

Em primeiro lugar, tintura não clareia cabelo tingido, caso já os tenha coloridos artificialmente. Se for a primeira vez com coloração de cabelo permanente, indico que seja feito no salão, principalmente se a tonalidade escolhida for distante da cor natural das madeixas, aí fica mais difícil trabalhar esse cabelo.



Cuidado com a raiz dos cabelos virgens/naturais, poderão ficar mais claras que o restante dos cabelos, caso não saiba como proceder com a primeira coloração.

O passo a passo da coloração de cabelo é basicamente assim, dividimos os cabelos em mechas, e pela nuca comece a aplicação, vá até o topo da cabeça, ao final certifique-se de que tenha aplicado em tudo, se necessário massageie suavemente para melhor espalhar a tinta, deixe agir o tempo necessário e enxágue. Caso tenha intenção de cobrir cabelos brancos inverta esta ordem, comece pelo local de maior quantidade ou visibilidade de fios brancos.

Não poupe tinta, se houver dúvida quanto a quantidade de coloração a ser utilizada adquira mais de um tubo, cabelos compridos certamente necessitarão de mais produto.

Saiba que cada cor tem sua particularidade, como por exemplo os loiros, para mantê-los sempre hidratados e com o tom bonito, a manutenção é maior. Da mesma forma os de tons vermelho, que desbotam mais facilmente.
Para o retoque da cor, sugiro que utilize a mesma marca que foi aplica anteriormente, já que elas costumam variar de um fabricante para outro.

Se os cabelos tingidos, com tintura permanente, ficaram pouco mais claros que o tom escolhido a dica é aplicar um tonalizante levemente mais escuro, para fechar um pouco. O que não acontece ao contrário, caso queira clarear não tem como com tinta ou tonalizante, somente com decapagem ou luzes.

Para o retoque de raiz, se for tingir todo o cabelo com tom mais claro que o natural, saiba que maior será a frequência de retoques, já que a raiz ficará mais evidente. Alguns requerem manutenção a cada 15 dias apenas.

Para melhor cobertura dos fios brancos, a coloração de cabelo com cor base é a indicada. A cor base é a que termina com numeração do tom em ponto e zero, como a 6.0 por exemplo. Até mesmo as cores mais escuras, quando acrescidas das cores reflexos não conferem cobertura total.

Os tonalizantes são indicados para reavivar a cor dos cabelos, principalmente para os loiros e vermelhos, aplique de vez em quanto nas madeixas para manter a cor bonita.

Coloração de cabelo- tintura permanenteErros mais comuns na coloração de cabelo

Cabelos mais claros mais escuros ou avermelhados que o esperado, são os erros mais comuns em termo de coloração de cabelo mal sucedida. Saiba porque ocorre e como resolver estes problemas:

Os cabelos ficaram mais claros que o esperado– certamente ocorreu porque misturou um oxidante muito forte a tintura ou errou no tom escolhido. Lembra quando mencionei que é comum ver raízes mais claras que o restante dos fios, também ocorre devido a estes erros, a raiz por estar em contato com o couro cabeludo é mais quente, abre mais e também mais rápido a cor. A solução para estes casos é repetir a coloração ou recolorir se for o caso.

Os cabelos ficaram mais escuros que o esperado– pode ter ocorrido por utilizar um oxidante muito fraco, erro do tom, ou presença intensa do cinza ou grafite. Para resolver o problema os cabelos deverão passar pela decapagem, para então serem coloridos novamente. (Você pode realizar uma decapagem suave utilizando a medida de uma parte de descolorante para três de oxidante de 10 volumes, caso os tons não sejam muito distantes).

Os cabelos ficaram avermelhados– se ao aplicar a tintura, que não seja de tom vermelho é claro, e constatar a vermelhidão nos fios, as possíveis causas para o erro foram tom cinza de tintura misturado a oxidante de 30 volumes, ou interferência do tom quente natural das madeixas na coloração mesmo.
Para resolver os problemas, sempre misture ox de 20 volumes a tinturas que contenham cor reflexo cinza em suas misturas, ou neutralize o vermelho que apareceu utilizando a cor contrária (lembra da estrela de Oswald?), e por último opte por tons mais claros a fim de evitar a interferência da cor natural dos fios.





 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here