Cabelos Saudaveis




Cabelos SaudaveisNão seria maravilhoso, se você acordasse todos os dias com cabelos saudáveis e viçosos? Infelizmente, não importa o seu tipo de cabelo e se tem química ou não, em algum momento da vida eles se apresentarão danificados, ressecados e com frizz. Neste artigo, traremos algumas dicas gerais para manter os cabelos saudáveis no decorrer do tempo.

Cabelos Saudaveis – dica número 1:

Lavar o cabelo corretamente. Se você puder, tente não lavar os cabelos todos os dias. Banhos diários irão retirar os seus óleos naturais dos fios.

Massageie o couro cabeludo com o shampoo e condicionador. Faça isso por cerca de 40 segundos antes do enxágue. Se você tem cabelos oleosos, repita o processo por mais de uma vez (com o shampoo, com o condicionador não é necessário). Quando você massageia o couro cabeludo, a circulação na região aumenta ajudando também a prevenir a caspa.




Espalhe o condicionador nas palmas das mãos e aplique nos cabelos (evite aplicar diretamente nos fios), esfregue o couro cabeludo com as pontas dos dedos, nunca com as unhas. Para melhor resultado deixe que o condicionador aja por alguns minutos nos cabelos antes de enxaguar.

Tente lavar os cabelos com água morna, evite água muito quente, e finalize com uma lavagem de água fria, esta sela as cutículas do cabelo (a camada mais externa do fio de cabelo) e bloqueia a umidade dentro do fio, tornando-o mais brilhante. Água mais quente pode ser usada ocasionalmente para lavar os cabelos, principalmente para o cabelo muito oleoso ou sujo. De qualquer forma, tente enxaguar em temperatura de água agradável, na ducha final.

Cabelos Saudaveis – dica número 2:

Seque o cabelo de uma forma cuidadosa. Secar os cabelos com secador, ao contrário do que muitos acham, pode ser tão bom quanto a secagem ao natural, basta usá-lo corretamente. Quando for secar o cabelo, coloque o secador em temperatura mais amena e mantenha uma certa distância para proteger os fios do calor em excesso. Se você segurar o secador muito perto da mecha, a água que umidifica os fios de cabelo poderá ferver. É por esta razão que secadores de cabelos acabam com má reputação, mas se você utiliza-los corretamente, eles não danificam em nada os fios.



Evite torcer o cabelo com a toalha depois de sair do banho. O cabelo molhado é mais frágil, e torcer causa a quebra dos fios ou queda.

Use produtos de proteção térmica quando for secar o cabelo. O mesmo vale para a babyliss  ou chapinha, para cabelos saudáveis evite usa-los diariamente.

Evite escovar o cabelo quando estiver molhado. Cabelo molhado é elástico e tem tendência a quebrar. Além disso, não escove ou puxe os cabelos exageradamente.

 Já ouvi pessoas dizerem que escovar os cabelos 100 vezes por dia irá torná-los mais sedosos, não é verdade, irá causar a quebra dos fios.

Quando for escovar o cabelo, opte por escova de cerdas naturais como as de javali. Estas escovas distribuem os óleos naturais por todo o cabelo tornando-o mais macio e brilhante.

Se os cabelos forem compridos e se embaraçarem muito, após o banho, opte por pente de dentes largos, e comece a desembaraçar pelas pontas. Aplique condicionador leave-in para facilitar o desembaraço.

Cabelos Saudaveis – dica número 3:

Para manter os cabelos saudáveis faça um tratamento especial vez ou outra.

Aplicar um tratamento de condicionamento profundo, como máscaras e cremes (dicas de produtos que hidratam: óleo de oliva, óleo de argan, óleo de abacate ou óleo de coco) para repor a umidade e nutrientes perdidos pelo fio de cabelo.

Caso seja adepta a tratamentos naturais, a receitinha com azeite, maionese e um ovo em leite integral também ajuda na hidratação. Deixe estes produtos nas madeixas por 2 a 3 horas e enxágue cuidadosamente, não é necessário aplicar shampoo ou condicionador. Você poderá repetir o procedimento a cada uma ou duas vezes por semana, se notar bons resultados.

Use um condicionador leave-in, pelo menos uma vez por semana. Este tipo de condicionador penetra profundamente as cutículas do cabelo e tratam de forma mais completa, o produto deverá ser de qualidade e conter protetor solar.

Acessórios não danificam os cabelos, clipes ou presilhas são um trunfo para disfarçar cabelos extremamente danificados ou arrebentados, só fique atenta quanto aos elásticos, use elásticos cobertas de tecido para evitar a quebra e emaranhados dos fios.

Cabelos Saudaveis – dica número 4:

Alimentação e hábitos saudáveis ​​irão manter o cabelo forte e brilhante. A dieta também pode prevenir ou intensificar a perda de cabelo .

Os ácidos graxos essenciais, especialmente ômega-3, mantém a pele, cabelos e unhas saudáveis. Seria ideal ingerir alimentos que são ricos em ômega-3 todos os dias. Algumas dicas são:

Salmão, atum, cavala e outros peixes gordos

O óleo de linhaça

Nozes, amêndoas e leite

As vitaminas B-6, B-12 e ácido fólico também são importantes para o cabelo.

Multivitamínicos também contem nutrientes essências, mas dá para adicionar tranquilamente alimentos ricos em vitaminas na dieta de seu dia a dia:

A vitamina B-6: banana, batata (brancos e doces) e espinafre.

A vitamina B-12: carnes, aves, peixes e produtos lácteos.

Ácido fólico: frutas cítricas, tomates, grãos integrais e produtos de grãos, feijões e lentilhas.

A proteína também ajuda a manter o cabelo saudável. Coma uma porção diária de peixe, frango, ovos ou soja.

Nossos cabelos passam por diferentes etapas no decorrer da vida, para mantê-los bonitos com o passar do tempo basta seguir uma dieta equilibrada, hábitos de vida saudáveis e reposição de nutrientes e hidratação nos fios.

Cabelos Saudaveis – cabelos ao longo da vida

Curiosidade: Estrógeno (na mulher) e testosterona(no homem), que atuam na unidade sebácea, são os grandes responsáveis pela mudança de nossos cabelos no decorrer da idade.

Cabelos Saudaveis

Cabelos Saudaveis

Gostaram do artigo Cabelos Saudáveis? Comentem no site, e até o próximo artigo.





 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here