Cabelos Masculinos




Cabelos MasculinosPor muito tempo os cabelos masculinos eram cortados curtos e apenas isso, geralmente curto para que a volta ao barbeiro demorasse um pouco mais. Não existiam muitas opções e nem muito o que mudar. Por décadas o cabelo masculino foi deixado de lado e o cabelo feminino era o alvo de todas as atenções, inclusive dos cabeleireiros e da indústria cosmética.

Assim como os cabelos femininos, os cabelos masculinos também são de tipos diferentes, possuem texturas diferentes e hoje em dia eles adotam vários tipos de cortes, o que quer dizer que o panorama para eles está mudando. Atualmente os homens estão mais vaidosos e se preocupando mais com a aparência e o bem estar, e por esse motivo eles começaram a ficar mais atentos com a boa forma, com a pele e com os cabelos também.

De modo geral, os cabelos masculinos são mais sujeitos à oleosidade na raiz do que os femininos, e assim sendo, são mais suscetíveis à queda e à caspa. Por isso eles devem ser lavados sempre que houver necessidade, quando o cabelo aparentar estar sujo, por exemplo, para que a oleosidade não entupa os folículos do fio, fazendo com que a queda seja acentuada.




Caso o problema da caspa exista, cujo nome cientifico é seborreia, o shampoo anticaspa deve ser usado. Se mesmo assim a caspa persistir, um médio dermatologista deve ser consultado para analisar o caso e ele indicará um shampoo anticaspa mais eficaz do que os que encontramos que farmácias, perfumarias e supermercados.

Cabelos masculinos com queda: a calvície

Um dos principais fantasmas do público masculino e seus cabelos é a queda excessiva, que resulta na calvície. Ela é uma maneira gradual de queda dos cabelos devido a fatores hereditários e aproximadamente 50% dos homens sofrem com esse problema.

Há calvícies de diversos tipos, totais ou parciais, e ela é ocasionada por uma substância natural chamada DHT, que é mais elevada nos homens que nas mulheres.



A calvície é determinada pelos genes que são herdados especialmente do lado materno, mas os do lado paterno também contribuem. Geralmente a calvície começa com o afinamento e o encurtamento dos fios, fazendo que com o passar do tempo o folículos capilar morra, resultando em falhas dos fios na cabeça. Quando a pessoa notar que esse problema pode estar acontecendo, é necessário consultar um médico dermatologista para avaliar a situação.

Existem duas formas de tratamento para esse problema: o tratamento clínico e o cirúrgico. O clínico consiste em usar medicamentos, que podem ser comprimidos para ingestão com água, shampoos e loções capilares, que em muitos casos traz excelentes resultados preventivos. Hoje em dia há medicamentos genéricos e alguns que podem ser manipulados, fazendo com que o custo desse tipo de tratamento diminua.

Já o tratamento cirúrgico mais comum é o transplante capilar, que é um procedimento realizado por um médico cirurgião plástico. O resultado final dá uma impressão bastante harmoniosa, fazendo com que a calvície melhore de vez ou reduza bastante. O médico irá retirar folículos pilosos saudáveis da nuca do paciente e implantar fio a fio na região que está com falhas.

Antigamente esse tratamento era feito com pedaços do couro cabeludo, o que deixava os cabelos masculinos com uma aparência artificial, além de maior dificuldade de cicatrização para a pessoa.

As vezes, a recuperação da calvície fica mais difícil porque as pessoas vão usando produtos antiqueda (que não dão efeitos) e demoram a procurar um médico dermatologista para avaliar o seu caso.

Cuidados com os cabelos masculinos

No cuidado do cotidiano nas lavagens dos cabelos, não use o condicionador nas raízes do cabelo, pois isso pode causar queda e obstruir os folículos pilosos. É importante que seja aplicado um shampoo de acordo com o tipo de cabelo, o que está especificado na embalagem como seco, normal ou oleoso, entre outros, e que o produto seja sempre de uma boa marca.

No mercado já temos disponível o shampoo para cabelos normais que também servem para o banho corporal, fazendo o papel de sabonete líquido, e para lavar os cabelos, fazendo o papel de shampoo em um só produto, deixando a vida dos homens ainda mais prática na hora do banho. Mas é bom lembrar que isso só deve ser feito com esse produto em específico, lavar os cabelos com sabonete pode deixá-los ressecados, já que esse não é o produto ideal.

Hoje em dia os homens estão mais vaidosos  e preocupados com maiores cuidados, e isso inclui cabelos masculinos bonitos. Por isso os fios devem ser bem cuidados e além das lavagens é essencial passar o condicionador nas pontas e leave-in sem enxague, para que fiquem macios e brilhantes.

Dê preferência a leave-in que tenha filtro solar em sua formulação, pois ele protegerá os cabelos da intensidade excessiva dos raios solares e da poluição. Se os cabelos forem curtos, esses cuidados deixarão os cabelos saudáveis, e é importante cortar os fios sempre que estiverem perdendo o corte, pois se passar muito do ponto pode dar um ar de desleixado.

Já os que têm os cabelos masculinos compridos, além dos cuidados que já falamos, ainda precisam hidratar as madeixas semanalmente. Reveze com uma máscara de hidratação profunda e uma máscara de reconstrução, e use o produto apenas nas pontas, nunca passe na raiz do cabelo, pois ela ficará oleosa.

Deixe o produto agir conforme o tempo indicado na embalagem, e procure usar touca de alumínio para potencializar o resultado, ela é encontrada facilmente em farmácias, perfumarias e lojas que vendem produtos para cabeleireiros. Não esqueça de cortar as pontas de tempos em tempos para que elas não ressequem, e use um reparador de pontas. Mas use pouco produto para que o cabelo não fique com aspecto de sujo.

Outro cuidado que não pode faltar é quanto ao pentear dos fios. Se há cabelos com cachos é ideal que estes sejam penteados apenas com os fios molhados, trato igual ao dos cabelos femininos. Forçar os cachos a desembaraçar apenas usando o pente pode causar quebra da fibra e assim cabelos partidos.





 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here