Então… Não existe uma única resposta para todas as pessoas, cada cabelo deverá passar pelo prévio diagnóstico antes de sabermos qual será o alisamento ideal, e hoje explicaremos como você pode identificar o melhor alisante de cabelo, confira.
Em primeiro lugar entenda como age o alisante.
Trata-se de um processo de alisamento definitivo dos cabelos, já que a mudança da forma da fibra capilar não é reversível. Existe eliminação completa dos cachos.
Quando o alisante de cabelo entra em contato com o fio ele quebra as ligações de cistina, que é um dos aminoácidos que compõem a fibra capilar. A cistina é um componente da queratina, e é responsável pela resistência e formato do fio. Após a ação do produto, é aplicado o neutralizante que impede a continuidade da química e destruição do cabelo, ele religa as pontes de cistina e promove o rearranjo do formato.
Guanidina- é o alisante de cabelo que se forma através da mistura de hidróxido de cálcio e carbonato de guanidina. O preparo deverá ser realizado pelo profissional, porque requer habilidade, se a mistura for preparada com maior quantidade de hidróxido de cálcio prejudicará os cabelos com ressecamento excessivo da fibra capilar.
A guanidina tem maior força na quebra das ligações de cistina do que o tioglicolato de amônio.
Tioglicolato de amônio- a força de alisamento do tioglicolato de amônio é a menor dentre todas as bases, no entanto é o que promove menor dano a fibra capilar, com menos perda de proteínas. O alisamento a base de tioglicolato de amônio é compatível com cabelos que passaram por descoloração, como luzes e mechas, ou colorações, mas o teste da mecha sempre deverá ser realizado.
O hidróxido de lítio- esta é a base mais forte de todas, porque seu potencial de quebra de cistina é maior. Ele permite um alisamento mais rápido, porém não significa que seja menos agressivo que os alisamentos a base de sódio.
Dentre os alisantes de cabelo este é o menos utilizado também, porque seu custo é alto e quase não é encontrado no comércio.
O hidróxido de sódio- a ação desta base é intensa e rápida, mais forte que a guanidina. Muito utilizado na técnica de alisamento. Além de seu alto poder de quebra da cistina ele também possui moléculas menores facilmente penetráveis na fibra capilar.
Então, recapitulando, o poder de ação dos alisantes de cabelo:
O alisamento com produto a base de lítio é o que possui maior força de ação, em segundo lugar vem o alisante à base de hidróxido de sódio, terceiro o de guanidina e por último o tioglicolato de amônio.
O tioglicolato de amônio é recomendado para pessoas que possuem os cabelos caucasianos, ou seja, encaracolados ou ondulados, de raiz relativamente lisa. Pode ser aplicado em cabelos mais finos e é compatível com cabelos que passaram por descoloração ou coloração.
A guanidina é recomendada para cabelos muito enroladinhos ou negroides, grossos e de preferência saudáveis. Tintura a base de amônia até pode, dependendo do estado dos fios, mas utilizando ox de fraca de 10 ou 20 volumes com tinturas de tons mais escuros.
O hidróxido de sódio é muito utilizado, recomendado para cabelos negroides mais grossos, e resistentes. Não é compatível com descoloração ou coloração a base de amônia.
O hidróxido de lítio é o que possui a base mais forte dentre todas, não existe comprovação de que seja menos agressivo que o hidróxido de sódio mas alisa bem mais rápido que ele. Indicado para o mesmo tipo de cabelo que citamos para o hidróxido de sódio.
Os hidróxidos são compatíveis entre si, e o tioglicolato de amônio não é compatível com hidróxidos.
Trocar de química que não é compatível até pode, mas veja bem, após seis meses de crescimento dos cabelos, e com aplicação do novo ativo somente na raiz crescida.
O teste da mecha sempre é recomendado antes do procedimento, para checar se os cabelos poderão receber a química.
E retoque, independente das químicas serem compatíveis, é pra ser trabalhado somente na raiz, não aplique onde o cabelo já foi transformado pelo alisamento.
Pessoal eu particularmente não recomendo este produto, porque considero que ele traz mais riscos aos cabelos que vantagens. Este produto alisa e também colore os cabelos, por isto há quem goste de sua ação, mas é completamente incompatível com qualquer outra química, coloração, descoloração.
As escovas progressivas promovem um certo alisamento das madeixas sim, mas como sua ação não é invasiva e transformadora quanto os demais alisamentos, o seu resultado é temporário e ou progressivo se realizado várias vezes. As escovas disciplinantes atuam por fora da fibra capilar, não penetram e nem quebram ou rearranjam as pontes de cistina.
Não existe perda de proteína quando se faz a progressiva, por esta razão os cabelos não ressecam, proporcionando um resultado mais natural ao liso.
Agora…qual o procedimento escolher só depende do resultado que você almeja, ficou bem mais fácil decidir com todos estes esclarecimentos. Se as condições dos seus cabelos forem checadas, o diagnostico for realizado com antecedência e estiver tudo ok, aposte no alisamento que mais lhe atenda e até a próxima, abraços…
Este post foi modificado em 5 de janeiro de 2018 05:54
Ver Comentários
OTIMA MATERIA MUITO BOM, BEM ESCLERECEDOR
Fiz uma escova progressiva a 4 dias,mas ainda ficou algumas ondas.estou querendo usar uma escova sem formol.eu posso ?que procedimentos me recomenda ?me ajude as pontas do meu cabelo ficaram horríveis esticadas o que faço nao queria cortar.
pode sim
agora as pontas so cortando mesmo ou idratacao bastante
Olá queria saber se depois da progressiva posso fazer hidratação ? E quanto tempo depois... muito obrigado amei esse blogue tão de parabéns
claro deve idratar muito
Amei as dicas
Adorei!! Dicas super esclarecedoras.... Tirei todas as dúvidas. Estou querendo alisar só a raiz, qual alisante você indicaria ?
Muito bom não encontrei site melhor, td bem explicado
Boa tarde tirou minha dúvida sobreve os relaxamentos agora sei gual vai ser melhor para os meus cabelos gue ė afro e muito fino.
Meu cabelo e crespo, fino e muito cheio sempre usei selagem nele porem nao fica bem liso. Qual tipo de alisamento seria mais indicado pro meu cabelo, ja faz 5 meses q nao uso nada