Guia Completo do Alisamento Com Guanidina




Guia Completo do Alisamento Com GuanidinaA primeira e mais relevante questão a ser abordada, antes de realizar o alisamento com guanidina nos cabelos, é a compatibilidade de químicas. Averiguar se a pessoa que receberá o produto já possui alguma química nos cabelos e descobrir qual foi é de extrema importância para o sucesso do procedimento.




Guanidina não é compatível com amônia nem tioglicolato de amônio. Muitas pessoas nos questionam se podem fazer o alisamento com guanidina em cabelos que foram tratados com tioglicolato a tempos atrás, e a resposta é não, porque independentemente do tempo, três, cinco meses, um ano… se os fios já foram alisados ou relaxados com estes ativos eles não poderão passar pelo alisamento novamente, somente a região que nunca recebeu a química poderá ser alisada.

Indicação do alisamento com guanidina

O resultado é melhor em cabelos crespos, do tipo negroide. O potencial do alisamento também será definido por fatores como porosidade dos fios, enluvamento adequado, mistura correta e tempo de ação.

Passo a passo do alisamento com guanidina

O produto deverá ser preparado quando for utilizado, nunca com muita antecedência ou aproveitado tempos depois de misturado.
É inevitável os danos aos fios de cabelos, por esta razão sempre trate as madeixas após a neutralização do alisamento ou relaxamento.
Antes de começar o procedimento faça o teste da mecha. Aplique o produto em uma mecha, particularmente prefiro os fios da região em que estão mais danificados, envolva no papel (geralmente utilizo papel higiênico) e aguarde o tempo de ação, verifique se está tudo bem com os cabelos, se estão íntegros, caso haja choque térmico, que é a reação de combustão, ou rompimento da fibra não aplique no restante dos cabelos.



Divida os cabelos em quatro seções ou mais, dependendo da quantidade dos mesmos. Passe o protetor de pele para protege-la no ato da aplicação, eles geralmente acompanham a linha do produto escolhido.

Guia Completo do Alisamento Com GuanidinaComece a aplicação pela nuca, evitando aplicar nas pontas para que não fiquem com aspecto espichado depois.

Guia Completo do Alisamento Com Guanidina

Conforme for terminando solte as demais seções e vá aplicando, sempre obedecendo o sentido do nascimento dos fios.

Faça o enluvamento.

Deixe agir o tempo necessário, geralmente até 25 minutos.

Guia Completo do Alisamento Com Guanidina

Enxágue com água morna em abundância, retire completamente o produto dos cabelos.

Aplique o neutralizante e deixe agir conforme orientação do fabricante do produto. Na realidade o neutralizante deste tipo de produto é a forma adequada de garantir que não exista mais carbonato de cálcio nos fios, geralmente acusado com espuma colorida.

Ainda no lavatório passe o pente nos fios, repita a ação por toda a cabeça.

Seque os cabelos e caso ainda queira o efeito chapado passe a chapa.

Retocando o alisamento com guanidina

O retoque é necessário quando a raiz começar a se destacar do restante dos cabelos, com mais volume, geralmente após três meses, antes disto não é recomendado.
É importante destacar aqui que o retoque é para a raiz, região que ainda não foi processada, independentemente da química anterior ter sido realizada com o mesmo composto, os fios que já foram alisados ou relaxados não deverão receber o produto novamente, a sobreposição de química poderá arrasar o cabelo.

Sugerimos também o tratamento periódico com recuperação e hidratação dos cabelos quimicamente transformados com alisamento a base de guanidina.
Obs: se você está começando como cabeleireiro e ainda não domina a técnica com precisão e rapidez, sugerimos que trabalhe por seções, ou seja, comece e termine todo o procedimento em cada uma das seções que separou na cabeça, é mais trabalhoso mas também seguro, até que adquira experiência para fazer em todo o cabelo de uma só vez.

Gostaram do artigo de hoje? Comente suas experiências, em alisamento com guanidina.

Até o próximo artigo, abraços…



 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

1 COMENTÁRIO

  1. Olá boa noite, eu ja fiz relaxamento com guanidina com os produtos da marca “TANAGRA”, mas não acho mais pra comprar. Quaql marca você me indica? Obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here