Tintas Para Cabelos

Tintas Para CabelosQuando as pessoas querem mudar a cor dos seus cabelos ou precisam começar a cobrir os fios brancos é necessário recorrer às tintas para cabelos, pois apenas elas darão o efeito mais duradouro que há necessidade.

Não existe outro produto no mercado que tenha o mesmo poder de ação que a tintura, e é por isso que cada vez mais nos rendemos a este truquinho mágico que transforma a cor e consequentemente o visual de uma mulher ou homem. Não é preciso muito investimento em dinheiro para mudar o visual com o uso de tintas para cabelo, pois o produto, comprado em diversos pontos comerciais como supermercados, lojas de itens para cabelo e até padarias, pode ser comprado a partir de R$ 4.

Como usar tintas para cabelos

Na maioria das vezes há uma indicação bem detalhada de como usar produtos para cabelos, como tintas. Como qualquer química è recomendado que se siga rigorosamente o que está indicado na embalagem, como aplicar e como fazer a mistura. Os fabricantes não garantem a qualidade da tinta para cabelo caso as instruções não sejam seguidas.

Você Sabia?!

Você sabia que é possível fazer um curso de cabeleireiros com certificado através da internet? Clique Aqui para se tornar um cabeleireiro profissional em 3 passos.​

O processo para usar tintas para cabelos é bem simples: você mesma poderá aplicar a tinta em mechas nos fios com a ajuda de um pincel, a dica é que caso vá lavar os cabelos antes da aplicação preserve a oleosidade do couro cabeludo para que a tinta não cause irritação. O preparo do produto deve seguir a indicação da embalagem e o acompanhamento de um profissional não deve ser dispensado caso você não saiba como fazer e queira alcançar uma cor em tom bem diferente da cor natural de seus cabelos.

Cuidados ao usar tintas para cabelos

Antes de aplicar uma tinta nos seus cabelos, há algumas dicas que podem ajudar no alcance do resultado para que este seja ainda melhor e os fios fiquem sempre bonitos e saudáveis. Para as pessoas que irão tingir o cabelo com a intenção de alterar a cor, não vale se basear apenas na cor mostrada na caixinha da tinta, pois há sempre alguns detalhes que deverão ser levados em conta.

Exemplo, cabelos pretos não ficam claríssimos quando se aplica coloração de tom loiro claro. Às vezes é preciso até descolorir para que a nova tinta a ser aplicada funcione. Cabelos escuros não ficam facilmente claros a menos que sejam descoloridos, mas o inverso não acontece: uma tinta no tom escuro cobre facilmente ruivos, loiros e castanhos claros.

Você deverá levar em conta, também, se o fio é natural, pois esse fator poderá levar a alterações no resultado e muitas vezes ficar diferente do que a pessoa gostaria que ficasse. Assim sendo, se o seu cabelo é castanho escuro, não pense que comprando uma tinta loiro claro ele ficará exatamente da mesma cor indicada na embalagem.

Para quem tem os cabelos pretos e castanhos escuros e deseja tons bem mais claros, a ajuda de um profissional se torna indispensável, ele poderá utilizar vários artifícios para alcançar o resultado esperado, mistura de tons, descoloração e água oxigenada em 30 ou 40 volumes por exemplo.

Não pense que o universo das tinturas é tão simples quanto o indicado na embalagem, pois pensando assim o resultado pode ser desastroso, fazendo com que o cabelo fique em um tom alaranjado. Se a pessoa opta pelo ruivo, o cabelo também poderá adquirir uma tonalidade estranha, chamada por muitos de cobre estragado, ouro velho.

Caso você queira mudar radicalmente a cor dos seus cabelos, é mais indicado procurar um cabeleireiro.

Em casa aconselhamos uma mudança de cor mais leve, um pouco mais clara ou mais escura que a tonalidade original dos fios. É recomendável que a tinta seja de excelente qualidade, e se for profissional, melhor ainda. A tintura profissional já pode ser encontrada em perfumarias e lojas que vem produtos para cabeleireiros.

Fique atento porque elas não vem com um kit como as tinturas mais comerciais, é preciso comprar separadamente a bisnaga com a tinta e o recipiente de água oxigenada. Para quem sempre tinge os cabelos, pode ser bastante prático comprar a água oxigenada de litro, além de ser mais econômico também.

Cores de tintas para cabelos descritas nas embalagens

As cores poderão parecer pegadinha na hora de comprar a tintura e pintar os cabelos. Tenha bastante atenção na pontuação das tintas, pois também existem os reflexos. Exemplo: uma tinta com a numeração 9.1 é loiro claro acinzentado, já que o 9 corresponde a loiro claro e o 1 ao reflexo cinza. Então, o primeiro número quer dizer qual é a altura de tom da tinta, e após o ponto, o outro número, quer dizer qual é o reflexo.

É importante ser cuidadoso, já que quando mudamos a marca da tinta esses números e as cores podem sofrer algumas ligeiras alterações. Por isso, tente procurar uma marca que seja de qualidade, que se dê bem com os seus fios e que tenha cores que você goste.

Para as pessoas que irão tingir os fios com a finalidade de cobrir os brancos é recomendável que seja escolhida uma cor próxima da natural, no máximo um pouco mais clara ou mais escura, de acordo com a preferência de cada um.

Hoje em dia muitas tinturas dão boa cobertura aos fios brancos, mas para que essa cobertura dure ainda mais, é recomendável que a tinta utilizada seja em um tom puro, sem a utilização de reflexos. Ao invés de aplicar uma tinta na cor 9.1, loiro claro acinzentado, o mais indicado para esse caso é usar a tinta 9.0, loiro claro natural ou loiro claro apenas, também existem algumas regrinhas para fazer mistura, confira quais em nosso artigo Como tingir cabelos brancos.

Quando a cor é pura e não existem reflexos, a cobertura dos fios brancos é melhor, possibilitando que eles demorem um pouco mais para aparecem novamente. Se os fios brancos forem menos do que metade do total do cabelo, é possível também fazer retoques, sem que haja a necessidade de pintar o cabelo inteiro.

Dicas para pintar os cabelos em casa

Quando for pintar os cabelos é importante que eles não estejam super limpos, evite lavá-los antes desse procedimento. Sempre respeite o tempo de ação indicado na embalagem, para que o resultado seja perfeito.

Use luvas de plástico. Se não vier no kit da tinta, há para vender em perfumarias para evitar que as suas mãos fiquem manchadas e use roupas velhas, caso a tinta encoste acidentalmente no tecido. Se a sua pele for muito clara ou tiver muita tendência a manchar, não dispense um gel que é apropriado para evitar que a tintura manche a pele ou se você não tiver use creme hidratante corporal na testa, na nuca e nas orelhas, que normalmente são as partes mais atingidas.

Depois que o tempo de ação da tinta tiver acabado retire o produto com água morna, como se estivesse lavando os cabelos. Apenas remova o produto. Você poderá estar utilizando apenas o condicionador, caso prefira, para desembaraçar e selar a cutícula dos fios. Depois use um leave-in sem enxague para proteger os fios e finalize o cabelo como de costume. É indicado usar produtos especiais para cabelos tingidos para preservar a cor e o brilho dos cabelos.

Gostaram do nosso artigo Tintas para cabelos? Comentem no site, nos enviem dicas de produtos para cabelos que utilizaram e aprovaram.

 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

COMPARTILHE
Artigo anteriorCabelo ruivo
Próximo artigoCabelos Noivas

8 COMENTÁRIOS

  1. Amei este site, aprendi escolher a cor pela numeração, pois nao sabia que Quando a cor é pura e não existem reflexos, a cobertura dos fios brancos é melhor, possibilitando que eles demorem um pouco mais para aparecem novamente. Se os fios brancos forem menos do que metade do total do cabelo, é possível também fazer retoques, sem que haja a necessidade de pintar o cabelo inteiro.
    Pintei meus cabelos ontem, e passei a cor errada meu cabelo ate ficou bonito mas os brancos permaneceram, amei a dica de vcs…
    Parabens…

  2. Gostei muito das dicas e gostaria de auxilio. È a primeira vez que vou tingir meus cabelos em casa e
    gostaria de saber onde posso medir a água oxigenada, a quantidade que preciso é 57,5 ml para meio tubo de 5,5 e um quarto do tubo de de 6,0. Pode me ajudar?

    • Juliane cabelos virgens merecem cuidados redobrados no momento de tingir, o que ocorre muito é raiz mais clara, porque o couro cabeludo é mais quente, dependendo da cor que for utilizar (se for muito clara) seria interessante utilizar ox de volumagem mais fraca na raiz. Nas lojas especializadas, de cosméticos, vc encontra medidor, e são baratinhos.

  3. adorei preciso de uma ajuda tenho 58 anos sou morena posso colocar uma cor marron de fundo e californiana nas pontas marrom para cobrir os brancos gostaria de receb er dicas no meu e mail obrigada

  4. Pintei o meu cabelo de marrom radianre,677 da pro~vital wella,mas não gostei do resultado.Gostaria que me ajudassem me enviando marca e numeração de algum ton de marrom.Quero a cor dos meus cabelos mais ou menos igual da Gyovanna Antonelli.També gostaria de saber quais os tons de marrom que posso estar misturando para dar uma cor quase igual ao dela.Pois depois quero puxar uns fios não muitos claros.Obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here