Propriedades dos Componentes Utilizados em Shampoos e Condicionadores

Propriedades dos Componentes Utilizados em Shampoos e CondicionadoresSaiba tudo sobre Shampoos

O consumidor atual está adquirindo o hábito de ler os rótulos dos produtos para saber o que está levando para casa e se vale a pena comprar. Só que com os produtos de cosmética capilar, shampoos e condicionadores com mais frequência, as pessoas encontram alguns impasses nessa hora, decifrar o que são e para que servem as propriedades especificadas em seus rótulos não é uma tarefa muito simples.

E pensando nisso elaboramos esse artigo para tratar de maneira mais esclarecedora essa questão. Confira a seguir os principais componentes das fórmulas de shampoos e condicionadores, e para que servem:

Acetamida mea: serve para hidratar as medeixas e também é umectante.

Você Sabia?!

Você sabia que é possível fazer um curso de cabeleireiros com certificado através da internet? Clique Aqui para se tornar um cabeleireiro profissional em 3 passos.​

Ácido cítrico: corretor de pH.

Ácido esteárico: emulsionante.

Ácido fosfórico: condutor de pH.

Água desmineralizada: hidratante.

Ácido cetílico: doador de consistência.

Álcool cetoestearílico: espessante e doador de consistência.

Álcool de lanolina acetilado: espalhabilidade.

Álcool oleico etoxilado: emulsionante.

Amido de coco: superengordurante e tensoativo.

Amodimeticone: ajuda a condicionar os cabelos maltratados, desembaraça os fios com mais facilidade quando penteados a seco e molhado, proporciona toque suave, forma um filme nos cabelos para gerar brilho e protege-lo das agressões do dia dia.

BHT: antioxidante.

Carbômero: responsável pela consistência em geral.

Ceramidas vegetais: retiradas do girassol, são semelhantes á ceramidas existentes no cabelo, sua função é fechar as escamas abertas dos fios.

Ciclometicone: produz os mesmos efeitos das ceramidas vegetais e também funciona como veículo de princípios ativos.

Ciclometicona + dimeticonol: formadores de filme,diminuem a repulsão eletrostática nos cabelos formada pelo vento, tinturas, e químicas em geral, reconstitui os fios dando brilho e maciez.

Cloreto de cetil trimetil amônio: condicionamento e maciez.

Dimethicone copolyol: é um silicone formador de filme que reconstitui o fio, dando brilho e maciez aos cabelos.

Edta: conservante.

Estearato de octila: emoliente.

Éster de ácido graxo com poliol: emoliente de sobregordurante.

Extrato de aloe vera: fornece aos cabelos brilho, maleabilidade e força. É hidratante e regenerador da fibra capilar.

Extrato de castanha do pará: rico em proteínas, aminoácidos e vitaminas, proporciona hidratação maciez, revitaliza e condiciona os cabelos.

Extrato de cupuaçu: rico em proteínas e sais minerais, proporciona hidratação e condiciona os fios.

Fenacetina: estabilizante de peróxido de hidrogênio.

Fenoxietanol + parabenos: conservantes.

Filtro solar: absorção de raios UV-B e elevada capacidade condicionante, melhora a penteabilidade, preserva a textura do fio, forma um filtro protetor solar mesmo após o enxágue, evita a descoloração dos fios e proporciona mais resistência e brilho.

Fosfato de ceto estearila: espessante.

Fragrância: responsável pelo aroma do produto.

Gama guar quartenizada: agente condicionante.

Glicerina: umectante e hidratante.

Goma guar quartenizada: agente espessante e condicionador derivado das sementes de guar, uma planta da Índia.

Heptonato de sódio: conservante.

Hexadecanol: espessante.

Hidrolizado protéico: dá brilho, maciez, volume e condiciona os cabelos. Por ser nutritivo e hidratante devolve a saúde aos fios, deixando-os maleáveis e protegidos das agressões externas.

Hidróxido de amônia: corretor de pH.

Imidazolidinil uréia: conservante.

Isotiasolinonnas: conservante.

Isotiasolinonnas: tensoativo.

Lanolina etoxilada: substância hidratante, emoliente e sobrengordurante.

Lauril éter sulfato de amônio: tensoativo.

Metil parabeno: conservante.

Metossulfato de berrenil trimônio: cera condicionante que proporciona maciez, desembaraço e brilho.

Metoxicinamato: importante filtro solar com barreira de proteção para raios UV-B.

Miristato de isopropila: emoliente.

Monoestearato de glicerila: doador de consistência.

Óleo de girassol: extraído do fruto, prensado a frio e plenamente refinado, tem elevado poder de nutrição.

Óleo de macadâmia: é facilmente absorvido pela pele e tem especial utilidade para os cabelos ressecados e sem brilho, lubrifica e o mantem hidratado. Contém grande quantidade de ácido palmitotéico, que é uma substância que dá brilho e maciez.

Óleo mineral: emoliente, proporciona maciez e condicionamento.

Pantenol ou pró-vitamina B5: hidratante de penetração rápida e profunda, estimula a proliferação das células produtoras de colágeno. Promove a queratinização normal, dá flexibilidade ao cabelo, tornando-o menos quebradiço, e reduz a formação de pontas duplas. Condiciona sem efeito cumulativo sobre os fios, e tem ação anti-seborréica. Controla os fios rebeldes, torna o cabelo mais fácil de pentear, acelera o crescimento, deixando-os mais fortes e espessos, penetra na raiz e nos fios, formando uma camada elástica por dentro e por fora.

Parabenos: conservante.

Perolizante: permite que o produto fique com aparência perolizada.

Peróxido de hidrogênio: agente neutralizante.

Poliquartênio: formador de filme e agente condicionante.

Propilenoglicol: umectante.

Propilparabeno: conservante.

Proteína do trigo: tem ação fortemente hidratante e revitalizante, além de alto poder condicionante. É um restaurador capilar e doador de brilho. Deixa os fios mais macios.

Queratina: é uma proteína existente no tecido cutâneo e capilar. Quando presente nos cosméticos, sua fixação nos tecidos é elevada, mantendo-se depositada mesmo após o enxágue. Repara danos da cutícula, fornecendo aminoácidos e auxiliando na hidratação. Auxilia também na restauração das regiões onde houve rompimento da cadeia peptídica (causada por agentes agressores, como alisantes e tinturas). Penetra facilmente na cutícula dos cabelos, proporcionando-lhes brilho, restauração, hidratação e condicionamento.

Tioglicolato de amônia: alisa e relaxa os cabelos.

Trietalonamida: corretor de pH e emulsionante.

Vaselina sólida: é emoliente e protege o couro cabeludo e os fios.

Vitamina A: favorece a manutenção dos tecidos, regula a queratinização, auxilia no crescimento dos cabelos e evita o endurecimento dos folículos capilares.

Pronto, agora ficou mais fácil entender o que diz o rótulo dos shampoos e condicionadores, mas uma dica bem legal, que também deve ser levada em consideração, é que os produtos mais indicados para consumo são os que contêm no máximo 12 substâncias dessas citadas acima. Em tese, se o número for maior que esse o shampoo poderá causar alguma reação indesejada.

 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

9 COMENTÁRIOS

    • Alessandra depende, pra salão é mais viável comprar galão, de até 5 litros, existem muitas marcas boas no mercado, inclusive regionais, opte por uma mais em conta e de qualidade, contate um representante de produtos para salões. Marcas como Alfaparf, Tech Italy, keaune tem shampoos e condicionadores excelentes, mas para o dia dia de um salão custam caro. Os shampoos e condicionadores da Mutari e Maxiline tb são bons e mais em conta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here