Perucas Naturais




Perucas NaturaisAs pessoas usam perucas por inúmeras razões. Algumas preferem esconder o fato de que estão de peruca, enquanto outros não se importam. As perucas estão disponíveis em uma variedade infinita de estilos e cores para atender um ou outro grupo de pessoas, a variedade vai desde perucas naturais e caras até as utilizadas em fantasias, mais baratas e escandalosamente artificiais.

No momento da aquisição da primeira peruca a dúvida mais frequente entre as mulheres é a escolha do material da mesma, qual é a melhor e mais recomendada, a sintética ou de cabelo humano?




Cada tipo de peruca tem seus prós e contras que devem ser avaliados antes da tomada de decisão.

Você Sabia?!

Você sabia que é possível fazer um curso de cabeleireiros com certificado através da internet? Clique Aqui para se tornar um cabeleireiro profissional em 3 passos.​

A seguir apresentaremos as peculiaridades dos dois tipos de perucas, perucas naturais de cabelo humano e perucas de cabelo sintético, para que as mulheres possam compreender as vantagens e desvantagens no momento de comprar a sua.

usar perucas naturais e sinteticasRazões para o uso de perucas

Antes de mais nada é preciso identificar exatamente por que a pessoa quer usar uma peruca. A seguir apresentaremos as razões mais comuns para o uso da peruca.



– Para esconder uma condição médica ou genética associada com a perda de cabelo.

– Alopecia areata, Alopecia totalis, quimioterapia em decorrência do câncer, calvície feminina, queimaduras, lesões no couro cabeludo.

– Por conveniência e facilidade.

– Para alterar a aparência, atrizes, atores, drag queens, festeiros etc.

– Experimentar um novo penteado antes de fazer uma mudança radical e permanente, ou ainda disfarçar um corte de cabelo ou falhas decorrentes de químicas mal sucedidas.

– Para assumir uma personalidade diferente ou disfarçar a identidade.

Determinada a razão para o uso da peruca, agora você irá conferir as características de cada tipo de peruca e como elas se aplicam as diferentes situações.

caracteristicas perucas naturaisCaracterísticas de perucas naturais- de cabelo humano

O cabelo humano é uma matéria prima de quantidade limitada no mercado. Não há muitas mulheres no mundo dispostas a cortar e vender as madeixas. A maioria do cabelo humano para perucas vem da China, Europa, Índia e Indonésia.

O cabelo humano pode ser dividido em duas categorias: cabelo natural e cabelo processado. O cabelo natural é retirado do doador em um rabo de cavalo e mantido preso para garantir que os fios (as cutículas) sobrepostos fiquem todos voltados para a mesma direção (para baixo), como seriam se crescessem a partir da cabeça. O processo dá aparência mais natural ao cabelo, assim como facilita a escovação. O cabelo com as cutículas invertidas irá embaraçar e quebrar mais facilmente quando escovado ou penteado.

O cabelo processado é o que passa por alguns tratamentos antes de se transformar em peruca. Poderá passar por procedimentos que agem sobre o fio, como aplicação de silicone e outros, ou química como decapagem. Quando processado o cabelo se torna mais fraco e mais propenso a embaraçar.

Pros de perucas naturais

Perucas feitas de cabelo humano parecem mais naturais. O cabelo tem mais brilho e textura natural. Perucas naturais possuem as características dos cabelos naturais de uma pessoa, poderão ficar com frizz, bagunçados pelo vento, ou maltratados, mas de qualquer forma estes são fatores que os tornam mais naturais ao olhar. Ninguém tem o cabelo perfeito, com todos os fios no lugar o tempo todo. O cabelo natural também tem mais dimensão de cor, cabelo sintético tem cor muito uniforme.

Natural ao toque

Somente uma peruca de cabelo humano parece natural ao toque. Fator importante para o usuário. A pessoa pode preferir a sensação de cabelo humano quando tocar a peruca, ou quando for tocada por terceiros. O cabelo humano é mais fino e suave do que o cabelo sintético e, portanto, imperceptível ao toque como sendo uma peruca.

As perucas naturais poderão ser estilizadas

O cabelo humano pode ser trabalhado com calor, como secador e chapa. Significa que uma peruca de cabelo humano pode ser secada, ondulada e alisada sem danos imediatos para as fibras do cabelo. Estas perucas também poderão ser coloridas.

Contras das perucas naturais – de cabelo humano

Custo

O fator se deve ao fato do cabelo humano ter que ser adquirido de fornecedores, o preço é muito mais alto do que o de fibras sintéticas, que poderão ser fabricados por encomenda. No entanto, a maioria das mulheres acha que o custo de uma peruca de cabelo humano vale os benefícios da peruca, como a aparência mais natural.

Cuidados

Como o cabelo natural do ser humano, as perucas naturais exigem cuidados diários, ao contrário de uma peruca sintética, que vem pré-definida. Algumas mulheres acham divertido cuidar das madeixas diariamente, enquanto outras poderão estar muito ocupadas ou debilitadas fisicamente para cuidar da peruca.

Danos a longo prazo

Como o próprio cabelo natural de uma pessoa, a peruca feita de cabelo humano pode ser danificada, arrebentar os fios e se desgastar ao longo do tempo, até a escovação diária poderá danificá-la, excesso de calor, e processamento de cores também. Recomenda-se evitar as repetidas colorações ou descolorações a fim de conservar os fios. Ao contrário do cabelo real, que pode crescer e se reabastecer, o cabelo de uma peruca é danificado permanentemente. As extremidades podem ser cortadas para remover pontas duplas, mas, em algum momento, a peruca terá que ser substituída.

Perucas de cabelos naturais humanos são tidas como as melhores pelas mulheres que perdem os seus próprios cabelos naturais e querem uma peruca que imite a aparência de um cabelo real em estilo e versatilidade. Uma mulher que usa a peruca todos os dias para disfarçar seu próprio cabelo, ou a falta dele, provavelmente vai preferir uma peruca de cabelo humano quando analisar o custo benefício. As mulheres que usam perucas ocasionalmente, mas têm condições de arcar com o preço também, poderão preferir a aparência natural das perucas de cabelo humano para ocasiões especiais.

Mas as perucas de cabelo humano poderão não ser a melhor opção para as mulheres que estão debilitadas, sofrem de alguma deficiência ou são incapazes de lavar e pentear a peruca regularmente.

perucas sinteticasCaracterísticas de perucas sintéticas

A peruca sintética é feito de fibras artificiais, como Kanekalon ou Toyokalon, mas esses nomes significam pouco para o consumidor. A seguir estão as principais vantagens e desvantagens da peruca sintética.

Pros de perucas sintéticas

Há quem se oponha imediatamente a possibilidade de adquirir uma peruca sintética, mas existem muitos pontos a considerar antes de descartar essas perucas.

São estilizadas permanentemente

As mulheres que preferem uma peruca com estilo único e permanente poderão se interessar pela peruca sintética. Para algumas pessoas, fugir da rotina diária de cuidados com os cabelos é a razão pela qual elas preferem a peruca sintética, além do que as perucas sintéticas são mais baratas do que perucas de cabelo humano, algumas pessoas ainda optam por terem duas ou mais perucas em diferentes estilos para variar.

Melhora na tecnologia

Algumas perucas sintéticas, mais caras, são feitas de fibras muito parecidas com o fio de cabelo humano. A tecnologia está em constante aperfeiçoamento, o que significa que existe a oferta de perucas com aspecto muitíssimo natural no mercado.

Retenção de Cor

Perucas de cabelo humano também apresentam um probleminha bem conhecido das adeptas de coloração dos fios, o desbotamento da cor, enquanto que as perucas de fibras sintéticas retêm a cor de forma permanente. Este também pode ser considerado um ponto negativo por alguns, as perucas sintéticas não poderão ser coloridas.

Contras de perucas sintéticas

Parecem pouco naturais

Dependendo da qualidade de uma peruca sintética, as fibras podem parecer muito artificiais, como cabelo de boneca. Cabelo de peruca sintética tende a ser mais grosso e pode ter um brilho artificial, mais comum com perucas baratas. Por causa da textura das fibras individuais, a peruca num todo poderá parecer mais volumosa, mas caso isto ocorra um bom corte ameniza o problema.

Estilo permanente

Algumas mulheres gostam da ideia do estilo permanente da peruca enquanto outras não. Para quem gosta de mudar o estilo da peruca a versão sintética não é uma boa opção.

Com uma peruca sintética, a que você comprar é a que você terá, a não ser o comprimento, ela poderá ser encurtada um pouco com o corte de cabelo, mas sem ferramentas de calor. A textura, cor e estilo são imutáveis, por isso é crucial ter 100 por cento de certeza antes de adquirir a peruca sintética.

perucas naturais ou sinteticasConclusão

Peruca é uma ótima opção para as mulheres que curtem variedade, elas podem disfarçar a perda de cabelo, deixar uma mulher diferente no visual, ou simplesmente tornar a vida diária mais fácil, eliminando o tempo gasto com o cabelo. Há uma opção disponível para agradar a todos em termos de combinações de cores, comprimento, textura e estilo.

As cores são inúmeras, e em todos os tons, vão do loiro ao preto. As perucas ainda poderão ser crespas, onduladas, ou lisas, de comprimento médio a longo, ou super-curtas. Todos esses fatores pesam na escolha da peruca ideal para a pessoa em questão, mas uma das maiores decisões a ser tomada é quando se trata de escolher uma peruca de cabelo sintético ou humano.

Cabelo natural é caro e requer cuidados especiais, mas é resistente ao calor, pode ser denominado como mais natural ao toque e olhar.

O cabelo sintético pode parecer artificial, se for de baixa qualidade, mas é fácil de cuidar, definido de forma permanente, e pronto a qualquer momento. A cor não vai desaparecer, e os cabelos não ficarão com frizz nunca.

Esperamos ter ajudado com o artigo Perucas Naturais, até o próximo artigo.




 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here