Permanente nos Cabelos

Permanente nos CabelosNão há uma mulher nesse mundo que nunca tenha olhado para o espelho e discutido com ele por conta dos cabelos. E certamente, nunca haverá porque os fios fazem parte do visual e são os responsáveis por cabelos belos, perfeitos e com vida e um look perfeito nunca está completo sem os cabelos. Mulher, por si só, já é insatisfeita com a aparência e quando se trata de cabelo a situação complica ainda mais porque todas e todos querem perfeição no visual. No artigo de hoje falaremos sobre Permanente nos Cabelos.

O uso do permanente nos cabelos, por exemplo, é um bom exemplo dessa insatisfação e busca pelo visual perfeito. Com o objetivo de definir cachos ou deixar os cabelos mais ondulados, ele vai de cabelos lisos a afro e é uma boa pedida sempre que se quer organizar os fios para algum evento especial.

Como funciona o permanente para cabelos

O permanente para cabelos é mais um tipo de tratamento capilar disponível nos salões de beleza para mudar o visual. Em teoria ele pode ser feito em qualquer tipo de cabelo, mas como é um processo com química exige que os fios estejam tratados para suportar a química. Cabelos fracos ou quebradiços exigem o dobro de cuidado para não partirem durante o processo e nem causar queda de cabelo posterior.

Você Sabia?!

Você sabia que é possível fazer um curso de cabeleireiros com certificado através da internet? Clique Aqui para se tornar um cabeleireiro profissional em 3 passos.​

O princípio ativo do permanente, o tioglicolato de amônia, tem por propriedade remodelar e selar os fios, fazendo com que os cachos recuperem o movimento natural e fiquem mais definidos. Nos cabelos lisos, o efeito é semelhante e deixará os fios com um aspecto mais natural, criando as famosas ondas. Já faz um tempo, inclusive, que os cabelos ondulados, naturais ou não, fazem parte do imaginário das mulheres, principalmente os longos.

Assim como os demais métodos de trato dos fios, os permanentes nos cabelos precisam de mais de duas aplicações para ficarem perfeitos. Para quem tem cabelo cacheado a fibra capilar já vai encaracolar de pronto e deixar os tubinhos mais belos, já nos cabelos lisos o efeito é gradativo e com o tempo é que se vai ver o resultado. Já na terceira aplicação os fios devem ficar perfeitos.

Após a aplicação do permanente, as mechas são enroladas nos bigoudins, ou bobs para cachos, como preferir, para dar o formato perfeito. Quanto maior forem os bigoudins, maiores serão os cachos.

A escolha dos tamanhos dos bigoudins é muito importante, pois vão definir que tipo de modelagem você dará ao cabelo. Os menores criarão cachinhos, anéis menores, e darão mais volume ao cabelo.  Já os grandes, criam cachos de anéis maiores mais próximos do ondulado e dão peso ao cabelo e são os ideais para quem tem cabelo do comprimento abaixo dos ombros.

Quando fazer permanente nos cabelos

O permanente, embora seja um produto químico, como relaxamento e alisamento, é bastante procurado pelas mulheres como meio de modelar os fios de acordo com os desejos femininos. Incrivelmente ele faz sucesso em meio a progressivas e definitivas, a moda do momento, que é deixar os cabelos lisos, abre espaço para aquelas que preferem os seus cachinhos e lutam para que estes fiquem mais bonitos.

O ideal é que se faça esta aplicação para eventos como um modelo de penteado para festa. Vai ficar bem bacana ter cachos organizados e se livrar do frizz frontal, mas não faça no dia da festa e sim ao menos um dia antes para que no outro o cabelo esteja mais solto e com aparência mais natural.

Os cabelos já tratados com química devem ser avaliados sempre por um profissional e este deve ser informado de que já há um produto alisante, ou seja qual for o produto nos fios. Isso porque algumas químicas não são compatíveis com outras e podem causar a queda de cabelo, por isso o cuidado deve ser redobrado, principalmente se o que você usou havia amônia ou formol.

E antes de fazer a aplicação do permanente nos cabelos, um teste de mecha é recomendado para saber se o cliente tem alergia ao produto. Teste em ao menos uma mecha e veja a reação não apenas do cabelo, se irá partir com a aplicação, como também da pele, se vai causar alguma vermelhidão para que não haja consequências graves futuras.

Cuidados ao fazer permanente nos cabelos

Mesmo amando os cachos ou desejando muito ter aqueles cabelos ondulados de artista famosa, pondere algumas questões antes de aderir ao permanente. Como o nome diz, é permanente. Não que dure pra sempre, mas o efeito da química no cabelo é acumulativo e irá ficar nos fios pois é absorvido pela fibra capilar. Ou seja, uma vez utilizando, para reverter demorará muito e exigirá que todo aquele cabelo seja trocado aos poucos. Principalmente, quando se trata de cabelos naturais, é importante pensar direitinho para não se arrepender depois.

Mesmo sendo indicado para cabelos lisos ou cacheado, é bom atentar para o tipo dos seus fios. Cabelos frágeis e finos podem não reagir muito bem à química e sofrerem efeitos como a quebra ou a queda, a regra é hidratação antes e depois de aplicar o produto nos fios.

Procure sempre um profissional de beleza. Mesmo gastando um pouco mais, ao se tratar de produtos químicos, é bom que seja alguém experiente e que saiba aplicar uniformemente o produto. Assim você não corre riscos de ter um efeito indesejado.

Este não é um processo químico que dá para fazer sozinho em casa. É preciso mãos profissionais para moldar os cachos e os resultados de aplicar em casa podem ser desastrosos, os fios podem ficar em formato de cachos pela metade, o cabelo pode quebrar e danificar a fibra por um bom tempo. O melhor é investir em um bom tratamento em um salão de beleza.

Preços de permanente nos cabelos

Assim como todos os tratamentos capilares, este também varia de acordo com o comprimento. Quanto maior os cabelos mais caro é a aplicação. O permanente nos cabelos poderá variar de acordo com a cidade e região, custando entre R$ 70 e R$ 300.

 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

COMPARTILHE
Artigo anteriorCabelos Afro
Próximo artigoCabelos Anos 60

66 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Gostaria de parabenizalos pelo site, costumo sempre vasculha-lo para esclarecer minhas dúvidas, porém fiquei com uma.
    – Eu tenho progressiva nas pontas do cabelo pois faz um ano que aos poucos tento me livrar dela, mas se eu fizer permanente para concluir o processo dos cachos consigo ter um bom resultado, se eu optar pela permanente não poderei mais escovar os cabelos?

  2. gostaria de saber qual os produtos que usa no cabelo e como se faz para ter somente as pontas dos cabelos cacheado, meu cabelo e um cacheado horrível muito volumoso então alisei mais gostaria de ter cachos nas pontas. me ajuda.

  3. Alguém por favor pode responder a minha pergunta pliss, eu fiz no dia 15/11/2012 e não me responderam….

    Só quero saber se eu optar em realizar a permanente, poderei escovar os cabelos sempre quiser e ter as duas opções de look “Liso e Cacheado”.

  4. Adorei ! Eu uso relaxante no cabelo sabe mais relaxante alisa … o raiz do meu cabelo é super cacheada e quando eu passo relaxante fica liso esse permanente é tudo o que eu queria valeu pela dica 🙂 Parabéns pelo site

  5. Tenho o cabelo fino e com mechas loiras. Gostaria de saber se estraga muito o cabelo. Pois fui no salão do lado da minha casa e disseram que mechas e permanente não combinam. Desde já agradeço

  6. Oi eu tenho cabelos longos ate a cintura,natural e ondulado,queria saber se vai causar algum dano no cabelo se eu fazer permanente so nas pontas?

    obrigada,vou esperar pela resposta.

  7. Olá.. amei o site é muito bom.Queria saber se posso fazer o permanente dos ombros para baixo, lembrando que meu cabelo ja foi utilizado quimica para alisar, ele era ondulado antes, só que senti falta dos cachos. Espero a resposta! bjos

    • Evellem se o comprimento já estiver livre da química sim, lembrando que relaxamento ou alisamento mais permanente não pode, o cabelo que já foi processado não resiste a uma nova química.

  8. gostaria de saber como reverter o processo quimico do permanente.
    meu cabelo era liso natural e super saudavel,sem pontas duplas,com brilho e movimento.
    fiz um permanente e acabei me arrependendo,nao ficaram cachos,ele so ficou muito estranho,armado e meio frizado como uma vassoura.
    fazem 3 dias,quanto tempo devo esperar pra fazer um alisamento????
    por favor me mande uma resposta,continuar com os cachos nao é uma opaçao.

    • Não tem como fazer outro procedimento, veja bem, quando aplicamos este tipo de produto nos fios acontece todo um rearranjo estrutural no interior da fibra de maneira que impossibilita qualquer outra química do gênero nos fios (alisamento, relaxamento, permanente). A alcalinidade do produto prejudica o cabelo sim, tem que apostar em produtos de reposição e reconstrução capilar pra acabar com este ressecamento e frizz.

  9. Ola. Tenho duvidas. Entao. Sou mulata mas ate os 12 anos meu cavelo era extremamente liso…. apos ate os 16 ele fazia cachos pequenos naturalmente. Apos isso ate 19 ele so ondulava e foi perdendo as ondas e ficou armado…. entao fiz progressiva. Mja uso ha 5 anos aasim.

    Sera que se eu fizer o permanente cinsigo alterr a fibra e ele pode vir a twr cavhos novamente? Pois ele ja fe naturalmente aen quimica alguma o procesao liso-cacheado-ondulado.

    Detalhe. Meu cabelo esta curto( cortaram errado 80 cnt de cabelo) mas ele e super saudavel.

  10. Oi!

    Rescentemente, fiz mechas no cabelo,fiquei uma semana e não gostei do resultado tonalizando com castanho escuro (isso no mês de novembro de 2013).no mês de dezembro, eu fiz selagem com carbocisteína (isso tem 1 mês).
    Meu cabelo natural é cacheado e volumoso.
    Gostaria de fazer o permanete para voltar os cachos, qual o tempo recomendado? a carbocisteina é compativel?
    Meu cabelo é grosso e bem resistente, lembro-me que a ultima vez que relaxei com amônia foi em março.

  11. Ola, meu cabelo é cacheado natural mas a dois anos atrás eu fiz progressiva me arrependi e deixei crescer pra ficar natural novamente, só que agora meu cabelo tem muito frizz meus cachos não estão definidinhos sabe,e eu queria meu cabelo com mais volume,mais definido e sem frizz, sera a permanente ajuda?
    aguardo resposta bj.

    • Carol, depois de anos de experiência como profissional, tenho uma opinião particular quanto ao assunto, não sei seu tipo de cabelo mas o permanente fica legal (100%) quando o cabelo é do tipo quase crespo pra crespo, mas teria que fazer uma avaliação pra estar lhe indicando.

  12. Fiz uma progressiva há algum tempo,meus cabelos são finos e cacheados e pouco, mas faz muito volume,com a progressiva que me informaram que tinha bem pouco formol ele alisou muito e o efeito não me satisfez ,pois sempre sonhei com cachos maiores e modelados,quanto tempo devo esperar para fazer um permanente?
    aguardo resposta.
    desde já obrigada.

    • Maria eu não tenho bons resultados com alisamento, relaxamento ou permanente após as progressivas (o que não ocorre quando os procedimentos são em ordem contrária), mas depende muito do cabelo, o produto que foi utilizado e etc. Teria que estar a par do seu tipo de cabelo, para poder indicar o procedimento mais apropriado.

  13. Ola, meu nome e netto, gostaria de perguntar qual tamanho de cabelo apropriado para se fazer o permanente afro, noto que tem pouca informacao para os homens aqui na internet, vejo muitos homens querendo aderir ao permanente afro mais não tem muita ajuda dos blogs… porfavor queria saber o tamanho que o cabelo deve está para se fazer o permanente afro. muito obrigado… espero que me ajudem nessa duvida!

  14. Olá!
    Meu nome é Thais e eu fiz progressiva faz 6 meses (somente até o meio do cabelo).
    Me arrependi e quero voltar aos meus cachos naturais…na raiz já tem uns 4 dedos, no meio está um pouco liso e as pontas estão exatamente como eu queria que ele ficasse :'( as pontas estão bonitas…
    Nesse caso, é recomendado o permanente?
    Pois conforme ele vai crescer, a parte lisa vai descer e os cachos das pontas irão sumir!

    Agradeço desde já pela ajuda.

    Bjus.

  15. Eu fiz relachamento no final do ano passado e quero fazer permanente no meu cabelo pois ele esta sem caixos mais tenho medo q ele fique muito armad alguem q tem o cabelo meio volumosso sabe se fica bom por favor tire minhas duvidas

  16. Bom dia!!!Gostei muito das dicas e explicações.Tem exatamente 07 meses que não passo química alguma em meus cabelos, eles são do tipo 4C.Gostaria de saber se após realizar o teste de mechas é claro, se meu cabelo possivelmente ficará legal com o permanente.Eu realizei o corte da parte com química toda tem 03 meses…só resta o cabelo natural mesmo.Obrigada!E desejo muito sucesso sempre.

  17. Olá. Tinha os cabelos cacheados, mas uso chapinha a seis meses, e queria voltar aos cachos. Fazer permanente me garante os cachos de volta? A raiz dos meus cabelos é fina, um pouco ondulada, só as pontas estão lisas.

  18. Amei o site! Meu cabelo é saudavel e cacheado mas como é muito fino e esta comprido, as pontas perdem os cachos…sera que ficara bom?na minha cidade ninguem faz esse procedimento, tem indicaçao no vale do paraiba sp?bjs

  19. SOCORRO… o meu cabelo é natural praticamente virgem, apenas com californianas nas pontas, e ja é cacheado mas nao sao muito bem definidos, a raiz nao ja é mais “liza”… eu gostaria de saber se há possibilidade de fazer o permanente apenas do pescoço para baixo e se fica legal??

    • Renata infelizmente não consigo atender a todos, são muitas perguntas diariamente, por esta razão aprovo os comentários para que outros profissionais possam ajudar também…

  20. Ola, meu cabelo é encaracolado natural e como eu não gostava muito dele pois era armado demais e não tinham cachos definidos decidi fazer uma progressiva, mas comecei a me sentir escrava da progressiva e não aguentava mais ter que retocar a cada 3 meses e ter que ficar fazendo chapinha durante esse meio tempo então estou tentando parar com a progressiva e voltar ao natural. Não faço progressiva faz uns 9 meses, meu cabelo está natural quase ate os ombros e o resto está liso. Será que posso fazer a permanente? Queria adiantar o processo de deixa-los enrolados novamente, e ter cachos mais definidos também. Mas não vou esquecer o fato de meu cabelo ja ter caido bastante por causa da progressiva

  21. Oi meninas

    Eu sou negra e tenho os cabelos cheios e rijos,,todo mundo dizia poe uma quimica eu optei por permanente em 2011 meu cabelo ficou lindo de arrasar,dps começou a cair que tive que cortar fui tentando por outras vezes e aconteceu o mesmo,,ontem fui aplicar e sei que vai cair mas eu nao resisto,adoro permanente, Aqui no meu pais Moçambique muita gente que trabalha nos saloes nao sao especializados na area por isso nao podem ajudar em nada..peço dicas e instruçoes para nao cairem mais..pfavor

    • Elisa cai porque você está aplicando química nos cabelos que já foram processados, é igual alisamento, os fios não resistem a segunda reestruturação com a química, tem que retocar apenas.

  22. Otimo artigo! Gostaria que tirasse minha duvida, não tenho cabelo crespo, tenho cachos de pequenos a médios. So que em uma parte do meu cabelo (no topo da cabeça e um pouco mais para baixo) meus fios nao tem cacho nenhum, está sem forma… Horrivel. A unica quimica que usava era tintura, mas parei de usar há uns 3 anos. Gostaria de saber se posso fazer o permanente somente nessa area?

  23. Ola,prescizo de orientação capilar.
    Fiz progressiva 1 única vez em 13/02/13.
    Usei tinta tonalizante 20/08/13 repeti em, 20/12/13. Usei dekapcolor em 10/02/14,seg vez em,10/03/14,terçeira vez em 10/06/014. Estou com os cabelos sem titular,e já cortei 4 vezes,desde a progressiva.
    Posso fazer permanente em meus cabelos,estão médio longo?
    Pôr favor,prescizo da resposta.
    Abraços.

  24. Bom dia tenho o cabelo crespo cacheado so q passei muitos anos usando guanidina e hidroxido e meu cabelo perdeu os cachos porem eu n dou nada a uns 7 meses ate pq engravidei e vou ter o bebe em janeiro dai quando eu puder gostaria de fazer p ermanente pq n quero cortar joaozinho pra ele cachear de novo vc acha q vai cair desde de ja agradeço.

  25. Ola , eu tinha cabelos cacheados mais nao gostava dele cacheado , e comecei a usar chapinha e dps dei uma progressiva de Criança …
    mais agora quero cachear denovo 🙁 Algum problema?

  26. oi
    meu cabelo e bem comprido e liso natural e fiz progressiva a uns 6 meses e descolori as pontas e agora quero fazer o permanente so nas pontas com cachos.
    eu posso fazer???

  27. Boa noite;
    Gostaria de fazer permanente nos meus cabelos, pois gostaria de definir meus cachos, pois eles são bem crespos, mas irregulares, a frente tem muito frizz e volume, mas na nuca ele é cacheado. Fiz uma progressiva á base de guanidina em setembro de 2012, mas a cabeleireira não fez o teste de mecha e acabou queimando o meu couro cabeludo, será que eu poderia fazer o permanente sem problemas?
    Desde já agradeço a atenção.
    Abraços;
    Karina Perecin

  28. Oi

    Queria saber se eu posso fazer permanente no meu cabelo.
    Eu alisei eles e já se faz acho que quase um ano que eu fiz isso . Eles estão meio cacheados mas nao tem muita forma, e eu queria que eles ficassem mais bonitos.
    Depois que alisa o cabelo volta ao normal ou efeito fica pra sempre ? Eu posso fazer permanente se o alisante sair ?

  29. Olá, eu fiz minha ultima progressiva em setembro de 2013, depois engravidei e nao fiz mais, meu cabelo cresceu muito e ele eh cacheado mas nao definido, gostaria de fazer permanente, tem algum problema? e quanto a amamentaçao?

  30. Boa tarde. O meu cabelo é um pouco fraco e sem volume, é um pouco oleoso na raiz e seco nas pontas, como é liso e sem volume gostava de apostar na permanente com cachos pequenos para ganhar alguma estrutura e ficar com um visual diferente. Será que fará muito mal?

  31. Ola
    Meu cabelos são naturalmente cacheados. Fiz uma progressiva a seis meses e acabei de fazer outra a uma semana. Quero fazer um permanente.
    Gostaria de saber se posso e se puder quanto tempo devo esperar?

  32. Oi! A unica quimica que uso no cabelo é a tintura. Retoco todos os meses… Teria algum problema, continuar pintando os cabelos depois do Permanente? e caso eu queira usá-lo liso, posso fazer uma escova comum?
    Obrigada!!!

  33. Ola.Gostaria de uma orientação, meu cabelo tem grande histórico por causa desse histórico meu cabelo esta caindo e quebradiço pois tem 2 messes que não passo nada a ultima coisa que passei foi Botox.
    Só que agora quero passar permanente para cachear.
    como posso preparar meu cabelo, pra passar permanente?

  34. Meu cabelo é cacheado na raiz, porém já fiz relaxamento há uns 3 anos e há 2 anos fiz a última selagem, há três meses eu fiz um realinhamento para baixar os fios elétricos e diminuir o friz, porém o efeito dele realmente só dura uns 6 meses e passado esse tempo a parte tratada volta a ficar enrolada sendo que o produto não tem formol, a cada três meses eu pinto meu cabelo de vermelho e geralmente em tons mais escuros, ele é fino e um pouco seco nas pontas, porém quando hidrato isso é revertido, o que eu gostaria de saber é se diante desse histórico posso fazer permanente visto que o efeito da selagem está na metade para baixo do cabelo? Desde já obrigada!.

  35. adorei as dicas do site. Gostaria de saber se é possivel fazer permanente num cabelo que vem sendo tratado com botox e feito luzes??se nao qual o passo a passo que devo fazer para voltar a ter meus cachos.e depois de fazer posso tinguir???

  36. Olá!
    Eu fazia luzes loiras e a uns 4 meses pintei passei a pintar meu cabelo de castanho a cobrado. Meu cabelo é liso e gostaria muito de fazer permanente para ter cabelos ondulados. Eu posso??

  37. Oi! Meu cabelo é bem liso e fino, morro de vontade de tê-los mais ondulados e volumosos… Vc já fez alguma permanente em cabelos assim e que desse bons resultados? Fui em um salão, porém a cabeleireira disse que cabelos lisos não costumam pegar bem permanente e que só tem jeito de fazer com bigoudins… Isso é verdade? Pois eu queria fazer com bobs maiores.
    Obrigada

  38. Olá..amei o site!!
    Gostaria de saber quanto tempo o permanente fica no cabelo..e meu cabelo é cacheado mais uso relaxamento no meu cabelo e por conta disso quase não há mais cachos..eu queria saber quanto tempo devo esperar pra aplicar o permanente?

  39. Ola eu tenho o cabelo muito grosso as cabeleireiras dizem que a pouco cabelo assim como o meu, será que da pra eu fazer uma permanente ao ter o cabelo muito grosso .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here