Cabelos Crespos

Cabelos CresposO cabelo crespo é um dos tipos de cabelo que uma boa parte dos brasileiros tem, mas com a onda de ter fios lisos poucas pessoas os mantém crespos, mesmo sabendo que dá para criar um bom visual com eles. Saiba que são muitos os produtos voltados para os cabelos crespos, deixando-os ainda mais belos e com vida.

Hoje em dia quem não quer não precisa alisar os cabelos, dá para assumir na boa os cachinhos e ficar feliz da vida. O importante é que quem usa os fios crespos deve gostar do seu visual e se sentir bem, pois atualmente há espaço para que cada um use os cabelos da forma que achar melhor. Portanto, a ditadura do cabelo liso está cada vez mais ultrapassada e dando lugar ao cabelo crespo ao natural, que é lindo quando bem cuidado, além de ser bastante sensual e representar bem a beleza brasileira.

Entendendo os cabelos crespos

Para que o seu visual fique lindo não basta apenas assumir os fios crespos e achar que está de bom tamanho. É necessário ter uma série de cuidados com os cabelos crespos para que eles fiquem sempre bonitos e saudáveis.

Você Sabia?!

Você sabia que é possível fazer um curso de cabeleireiros com certificado através da internet? Clique Aqui para se tornar um cabeleireiro profissional em 3 passos.​

Os cabelos crespos possuem uma dificuldade maior de distribuir a oleosidade gerada pelo couro cabeludo a todo o comprimento dos fios, e por isso ele tem uma tendência natural de ficar mais ressecado. Eles já nascem em espiral e por isso embaraçam mais, tem mais volume e muitas vezes cachos não definidos. Por isso os cuidados diários são essenciais para que os cabelos fiquem legais, não armados e brilhantes.

Primeiramente é preciso usar shampoo e condicionador apropriados para cabelos secos, e de marca boa, de qualidade. Poderá também estar comprando os produtos como mistos, já que a raiz é mais oleosa que as pontas, mistos são apropriados para tais fios.

A lavagem dos cabelos crespos

É necessário dosar as lavagens dos cabelos crespos, que não precisam ser muito intensas e nem muito espaçadas, no máximo dois dias e no minimo um dia entre uma lavagem e outra. Lavar os cabelos todos os dias, irá deixá-los ainda mais ressecados e deixar muito tempo sem lavar pode ser prejudicial e fazer com que a gordura do couro cabeludo entupa os folículos do cabelo, provocando a queda e a caspa.

Para quem tem os cabelos secos, lavar de duas a três vezes por semana é o suficiente. No lugar do condicionador também pode ser usada, com sucesso, a máscara de ação rápida, que hidrata e age apenas em alguns minutos. Mas não substitua esse método pela hidratação tradicional, que é indispensável.

Fique atento à temperatura da água que você está usando para lavar os cabelos, pois a água muito quente tende a deixar os cabelos ainda mais secos, agravando a situação. Por isso, use  água morna ou fria, seu cabelo ficará mais saudável e bonito.

Após a lavagem, não deixe de aplicar um leave-in sem enxague, pois eles tem a função de deixar os fios mais hidratados, desembaraçados e protegidos dos raios solares. Por isso, dê  preferência para produtos com protetor solar, mesmo que você vá pouco à praia e pegue mais o sol na rotina diária. Se você for usar o secador de cabelos ou outra fonte de calor é fundamental que o leave-in seja termoativado para proteger os fios do calor excessivo desses aparelhos.

Hidratação dos cabelos ressecados

A hidratação dos cabelos ressecados deve ser feita toda semana, opte por produtos com alta capacidade hidratante, e deixe agir de acordo com o tempo indicado na embalagem. Aplique o produto sem encostar na raiz e fazendo massagem, para que ele consiga penetrar melhor e fazer realmente efeito.

Alterne uma máscara de hidratação com uma de reconstrução evitando a famosa touca térmica. Prefira a touca de alumínio, que não precisa ser esquentada, pois ela age utilizando o próprio calor de couro cabeludo. Ela é vendida em perfumarias, farmácias e lojas que vendem produtos para cabeleireiros.

Hidratar os cabelos fará com que as pontas duplas apareçam menos, deixando-os mais resistentes. Não se esqueça de se alimentar bem, pois esse é um fator essencial para quem quer fortalecer as unhas e os cabelos, e portanto invista em frutas, legumes e verduras.

Mantenha as pontas dos cabelos sempre aparadas, pois esse processo é essencial para manter os fios sem pontas duplas, com o volume controlado, e o corte em dia, nesse caso. Para quem tem volume em excesso, o corte reto deve ser evitado, pois ele deixará o problema ainda mais evidente, já que dessa forma o volume tende a se acumular todo nas pontas. É interessante optar por um corte triangular, que deixa pouco volume na raiz e um pouco mais nas extremidades.

Pintura nos cabelos ressecados

Quem tem os cabelos secos pode pintar sim os cabelos. O importante é escolher uma tintura e água oxigenada de qualidade e boa marca, além de manter a rotina de cuidados. Dessa forma dificilmente o cabelo ressecará ou terá danos intensos. Para quem ainda assim fica um pouco receoso, existem os tonalizantes, que não têm amônia em sua formulação e cobrem até 70% dos cabelos brancos, além de dar um brilho super bonito aos fios.

Depois que os cabelos já estiverem secos, não tente penteá-los, pois desmanchará os cachos. Desembarace os fios com eles ainda molhados, e depois de secos, apenas os ajeite com os dedos, dessa forma o resultado será bem melhor. Para deixar os cachos mais marcados e definidos, você pode usar uma mousse ou um creme ativador de cachos, é só aplicar nas pontas dos cabelos e amassar, para que os cachinhos fiquem mais definidos e bonitos.

Para quem opta por usar algum tipo de química nos cabelos, como o alisamento ou o relaxamento, os cuidados também devem ser intensos para que a saúde dos cabelos crespos sempre esteja em alta, pois dessa forma a química não será prejudicial.

 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

COMPARTILHE
Artigo anteriorCabelos da Moda
Próximo artigoCabelos Grisalhos

4 COMENTÁRIOS

  1. Adorei as dicas.
    Vou fazer de tudo pra colocá las em pratica.
    Tenho uma pergunta: Lavar os cabelos apenas uma vez por semana atrasa o crescimento e prejudica o desenvolvimento do mesmo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here