Cabelos com luzes podem alisamento?




Cabelos com luzes podem alisamento?Combinar clareamento e alisamento ou vice versa é o desejo de muitas mulheres, mas é uma questão bem delicada, já que a mistura destas duas químicas pode se tornar arriscada e comprometer a integridade da cabeleira, principalmente se for sem o minucioso conhecimento e indicação do profissional.

 No artigo de hoje esclareceremos quais são os desafios de estar alisando cabelos com luzes, ou clareando cabelos alisados, você saberá o que pode e o que não é recomendado, até onde a química é aceitável e o que é extremamente prejudicial aos fios, confira.




O desgaste dos cabelos com luzes e alisamento

O que acontece quando sobrecarregamos os cabelos com tanta química é o desgaste do córtex dos fios, ele fica tão fragilizado com o exagero destes procedimentos que os cuidados para sua reparação vão bem mais além da utilização de bons shampoos e cremes.

Você Sabia?!

Você sabia que é possível fazer um curso de cabeleireiros com certificado através da internet? Clique Aqui para se tornar um cabeleireiro profissional em 3 passos.​

Como ambos os procedimentos são sentidos pelo córtex do fio de cabelo:

Quando descolorimos os cabelos estamos atacando e destruindo a melanina (responsável pelos pigmentos de cor nos cabelos), mas a questão é que não só a melanina é eliminada outros elementos primordiais para a saúde dos cabelos, proteínas, aminoácidos e vitaminas também são perdidos, por esta razão há desgastes internos e externos na fibra capilar.



Já no alisamento ou relaxamento dos cabelos o processo reativo responsável pela química também compromete o córtex, pois para que o efeito ocorra é necessária à penetração e ação do produto na fibra capilar, onde as ligações de aminoácidos, baseadas em ligações de enxofre, são quebradas e rearranjadas para posterior neutralização, com toda esta química o cabelo também acaba perdendo partes e nutrientes.

Agora imagina aliar os dois procedimentos? O quanto este cabelo deverá ser tratado para se recuperar.

Cabelos com luzes- alisamento a base de:

Tioglicolato de amônio

Quando os fios são processados com alisantes á base de tioglicolato de amônio existe a possibilidade de fazer luzes neste cabelo, mas isto não significa que pode. A compatibilidade entre o tioglicolato de amônio e o descolorante existe, mas ambos os processos exigem bastante do cabelo, portanto, um teste minucioso das condições dos fios deverá ser realizado antes de estar fazendo uma, outra ou ambas as químicas.

Quando se opta por descolorante com pouca ou nenhuma amônia os danos causados aos cabelos são minimizados. E se for realizar alisamento em cabelos com luzes optar pela versão de força suave do produto.

Alisar cabelos que passaram por decapagem (descoloração total) não é indicado, e para luzes nos cabelos relaxados ou alisados, optar por descolorir uma porcentagem pequena de fios.

Hidróxidos

Se os cabelos forem alisados ou relaxados com produtos à base de hidróxido, seja ele guanidina, lítio ou sódio, não poderão receber descolorante ou tintas claras, quando os cabelos são processados com este tipo de base eles se ressecam e o ressecamento é potencializado quando aplicamos o agente oxidante, seja do descolorante ou das tinturas claras + ox de volumagem forte.

Nem mesmo cabelos que só foram alisados na raiz poderão receber o descolorante.

Se luzes nos meus cabelos alisados não for possível posso aplicar Henna?

De maneira alguma, coloração com Henna e alisamento ou vice e versa não incompatível. A maioria destes compostos com henna, no mercado, é rica em sais metálicos, como cobre prata e chumbo, todos incompatíveis com alisantes á base de hidróxidos ou tioglicolato de amônio, eles reagem tão rápido e intensamente com metais que poderá ocorrer o aquecimento e queda pela quebra dos fios instantaneamente.

Gostaram do artigo “Cabelos com luzes podem alisamento“? Para se aprofundar ainda mais neste maravilhoso mundo dos cabeleireiros, ou se já é profissional e deseja agregar mais conhecimento aos seus serviços, confira nosso Curso de Cabeleireiro Pro Hair e agora também com o vídeo Luzes e Mechas.




 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

91 COMENTÁRIOS

  1. fiz reflexos nocabelos deminha filha e gostria de passar a tinta loira pq ainda esta vermelhos e os relexos ficou meio laranja eu poderia faze ja ou tenho que esperar????

  2. fiz reflexos nocabelos deminha filha e gostria de passar a tinta loira pq ainda esta vermelhos e os relexos ficou meio laranja eu poderia faze ja ou tenho que esperar????

    • Gabriela o que ocorre é que quando os cabelos passam pela transformação química eles dificilmente aguentam descoloração (guanidina não pode com amônia), portanto, se o comprimento ainda está com a química poderá quebrar sim. Caso os cabelos estejam saudáveis, e o relaxamento nas pontas apenas, faça o teste da mecha para descoloração.

  3. Tenho alisamento com Tioglicolato no cabelo à mais de 3 meses, será que agora posso fazer algumas mechas no meu cabelo que já contém tinta e depois em seguida um selante?

  4. Faço relaxamento em minha raiz e inteligente em todo cabelo, fiz o teste para fazer luzes com a certeza de que não daria certo porém (talvez por eu cuidar MUUUUUITO do meu cabelo) foi tranquilo, consegui fazer as luzes. Mesmo assim é inevitável o surgimento de pontas duplas e ressecamento. Gostaria de uma dica para um tratamento mais profundo para cuidar do meu cabelo!

  5. Olá, meu cabelo está apenas descolorido, e fiz uma progressiva a 5 meses, gostaria de saber se posso alisar minha raiz, pois precisa de retoque. E com qua substância de alisamento posso colocar ?
    Obgd

    • Tem que checar se os cabelos resistirão ao alisamento, faça o teste da mecha, dificilmente um cabelo descolorido suporta um alisamento, eles deverão estar super tratados para os processos, quanto aos produtos compatíveis são os a base de amônia e tioglicolato de amônio, não pode os hidróxidos.

  6. ola gostaria de pedir aos responsaveis pelo site q respondam as perguntasdos internautas pq si vcs respondem p a pessoa através do email dela,eu sugiro q respondam n site pq cm certeza outras pessoas estam cm o msm problema e a respostas servira p outras tbm ok obgda ficarei agradecida si aceitarem a minha sugestão.

  7. olá. Faço selagem em meu cabelo a mais de 2 anos e estava pensando em relaxar a raiz com hidróxido de guanidina e depois a celagem com o produto que sempre uso que é a base de acido,para uma maior duração do efeito liso. O que eu gostaria de saber é se usando essas duas quimicas posso fazer luzes em meu cabelo ou não é recomendável? Muito legais suas dicas ,ficarei aguardando resposta.

  8. Olá, Alisei meu cabelo usando o wellastrate. Desejo saber se posso usar para pintá-lo (tenho cabelos brancos) a color touch em cores claras. Meu cabelo foi pintado no salão, por esta marca de tinta, porém em cor mais escura (está um cast escuro). Eu gosto de cabelo mais claro.
    Outra coisa, eu devo usar a emulsão ou posso usar a amônia (na mistura com o color touch)
    Agradeço e aguardo,

  9. ola meu cabelo tem guanidina gostaria de saber se posso fazer luzes pois toda vez q faço relaxamento coloco creme ,gostaria de descolorir algumas mechas e passar tonalizante da keraton vermelho

  10. fiz uma escova definitiva com a base química de thioglicolato de amônia.agora quero fazer luzes no tom de champanha .isso e possível?????

  11. Fiz californiana no cabelo a 1 semana e ele reseco um pouco ele é ondulado e queria alisa apenas o comprimento.
    será que posso fazer esse alisamento sem comprometer a raiz? queria uma instrução de qual produto posso usar. obs: não quero danifica os fios e estou desposta a hidratalos sempre que puder. Desde ja agradeço.

  12. eu fiz alisamento no meu cabelo depois de 2 meses fiz luzes a cabeleira disse que iria quebra mais mesmo assim eu fiz.nos primeiro meses meu cabelo nao quebrou mais com o decorrer com o tempo ele começou a quebrar e ficar fraco depois disso fiquei só na indratação profunda.

  13. Meu cabelo é relaxado com produto de guanidina. E faço progressiva com uma escova que tem pouco formol, so o recomendado.queria saber se eu poderia fazer uma mechas ombre, com um produto da lo real. Sem amónia
    Mejimechas?

  14. Eu uso hidróxido de sódio, e quero parar de relaxar o meu cabelo. Quero ficar só dando progressiva. Quanto tempo devo ficar sem relaxar os meus cabelos para poder aplicar as luzes?

  15. Ooii…bom dia
    eu fiz as luzes a 1 mês e quero sabe se em dezembro já posso fazer o alisamento pq a minha raiz ta muito grande sera que quebra muito??

  16. Olá, gostei muito do artigo mas ainda tenho dúvidas. Eu relaxo o meu cabelo com um um produto compatível com guanidina, não sei bem oq é mas é pra cachear, tipo beleza natural.
    Quero fazer ombré hair, mas provavelmente vou precisar descolorir ou usar tinta com amônia, ou tem alguma outra forma de fazer isso ?

  17. Olá,faz um ano que parei de fazer relaxamento de guanidina e queria muito fazer luzes, será que posso arriscar?minha raiz já está grande a baixo dos ombros … Queria dar mudar um pouco o visual

  18. Ótima a postagem, mas eu queria tirar uma dúvida.
    Eu aliso meu cabelo com amônia e vou dar luzes sem passar o descolorante, vai pegar e vai danificar muito. (Meu cabelo é castanho claro).

    Desde já agradeço!

  19. Oi fiz definitiva há um ano atras fiz apenas uma vez, e depois de um ano fiz uma inteligente e fico fazendo só pra baixar o volume, sempre quis fazer californiana isso pode? Ja q não uso mais alisante (usei apenas uma vez)

  20. Oi, fiz inteligente faz 2 semanas com o produto beauty progress. Gostaria de fazer mechas californianas, em casa mesmo. Meu cabelo está bem saudável, faço cauterização quinzenalmente. Posso fazer o processo ou meu cabelo corre riscos? quais seriam?

  21. Oi estou muito querendo fazer Ombré Hair no meu cabelo só que eu já uso alisamento de amônia, gostaria de saber se posso descolorir e após usar o matizador ou poderia fazer a mistura ( banho de brilho numa cor clara) e passar no cabelo com a técnica do Ombre hair, meu cabelo é castanho médio-claro . O que você sugere ?

  22. Fiz luzes em dezembro e agora a raiz do cabelo ficou alta depois de um tempo mandei fazer um relaxamento e agora o cabelo q estava loiro esta derretendo o que eu faço para resolver sem ter que cortar meu cabelo??? Help urgente

  23. Olá, meu aniversário é próximo mês, e pretendo alisar eu cabelo que estar virgem, com wellastrate, e com 10 dias depois fazer luzes loiras na tôca, sendo que meu cabelo também é virgem de tintura e não irei precisar descolorir. O que você me recomenda? Por favor espero ansiosa sua resposta!! Obgd!

  24. Olá, gostaria de saber uma coisa.
    Fiz luzes no meu cabelo a um ano e não fiz mais, só que meu cabelo ainda esta com as luzes pela metade, gostaria de saber se posso fazer uma escova definitiva.
    Mas já se passaram um ano

  25. Durante uns 3 anos alisei meus cabelos com guanidina e fazia luzes, isso com intervalo de uns 20 dias de um para outro. Agora, tem uns 3 anos que faço progressiva e luzes, inclusive no mesmo dia. Porém, não quero mais usar formol nos meus cabelos, mas estou com medo de voltar com a guanidina e danificar meus cabelos. Alguma sugestão para deixar o formol e continuar com os cabelos com luzes e lisos?

  26. Oi dou luzes nos kblos e dava selagem..mas qero parar d dar selagem pois ta diminuindo muito o volume …to pensando em alisar c amônia e ficar passando o botox da forever…será q posso…

  27. fiz luzes pegando da raiz tem mais ou menos uns 4 meses,tenho 3 dedos de raiz ja,eu teria q esperar mais menos quanto tempo pra pode relaxar,pois ja tem 5 meses q n passo nada,esto quase dando um troço,pois me cabelo é cacheado,quanto mais ele cresce mais fica alto e as pontas ralas 🙁

  28. Boa tarde… Eu usei o tioglocolato pra dar uma relaxada na minha raiz, uso cabelo cacheado! Gostaria de saber se posso usar algum produto que não seja agressivo, pra fazer umas mechas!??

  29. Prezado(a),
    Só tenho uma ressalva quanto ao seu post. Henna NÃO CONTÉM SAIS METÁLICOS. Henna para cabelos é uma planta que se usada pura deixa os cabelos ruivos e que é incompatível com sais metálicos, deixando os cabelos PRETOS na presença deles. Existem sim produtos a base de henna com componentes artificiais, mas como se enquadram como coloração o uso de acetato de chumbo é limitado a 0.6%, conforme determinado pela ANVISA. Henê é um produto frequentemente confundido com henna por conta do nome, mas não contém henna muito menos chumbo, porém henê é incompatível com qualquer outra química por conta de seus componentes. Por isso é necessário cuidado na hora de comprar para garantir que a henna usada é natural. Peço que, por favor, se retrate no artigo, pois isso causa muita confusão e preconceito com um produto que faz menos mal que qualquer tinta ou química existente no mercado. Colo um link para um estudo da INMETRO sobre tinturas capilares onde eles falam que henna não contém sais metálicos (trecho copiado abaixo).

    “Com relação às advertências e restrições de uso, a empresa faz a afirmação, na embalagem de uso (bisnaga) de que o produto não deve ser utilizado sobre cabelos com Henna, a não ser que seja utilizada a Henna da empresa (Hannaya), por esta não conter metais pesados, induzindo o consumidor a avaliar que todas as demais possuem metais pesados.

    Metais pesados não fazem parte de substâncias do tipo Henna, uma vez que esta substância é de origem vegetal, não contendo naturalmente metais pesados em seu processo de preparação para uso cosmético.
    Paralelamente, cabe destacar que a legislação sanitária brasileira, na Resolução n.º 79/2000 anexo III, item 2, estabelece os limites seguros de metais pesados somente para substâncias corantes de produção artificial. Sendo assim, os produtos do tipo Henna registrados na Anvisa e disponíveis no mercado deverão atender esta condição e, portanto, a empresa não pode fazer a afirmação de que seu produto é o único que não contém metais pesados em sua composição.”

    inmetro.gov.br/consumidor/produtos/tintura_cabelo.asp

  30. Olá ! Eu fiz ombre Hair , só que 45 dias depois eu fiz queratina a base de aminoácido , e o meu cabelo detonou , as pontas estão espigadas !! Arrependida passei tonalizante pra volta as cor Nornal , mas ficou com textura grossa as pontas ! E já to precisando de fazer queratina de novo ! Qual tipo de quertina posso fazer , que é compatível ? Me ajudem por favor

  31. hj eu vi um cabelo no salão se quebrar todo onde fizeram mechas..a cliente tinha relaxado o cabelo e na falou nada..pra piorar não fizeram teste de mecha..o cabelo chegou a sair fumaça..vamo tomar muito cuidado

  32. Ola fiz luzes faz dois anos e faz alguns meses que pintei de castanho pois enjoei da cor, a tinta foi saindo e estou com uma cor cobre, tbm faz meses que venho retocando meu cabelo com alisante de tioglicolato e agora queria retocar o que ja cresceu de raiz e tentar clarear as partes que ja foram descoloridas, sei que os dois nao pode mas oque devo fazer primeiro?

  33. Boa noite eu tenho ombre hair e fiz uma progressiva a uma semana mais meu cabelo não abaixou a raiz eu posso esta fazendo relaxamento eu sempre usei o da Salon line de manga q é amônia eu posso tah usando de novo? eu fiz o ombre hair em dezembro

  34. Oi pretendo platinar meu cabelo todo… De inicio fiz mechas na touca… E agora depois de meses vou fazer mechas costuradas….minha duvida é… Vou poder relaxar o cabelo? Alisar? Nem que seja depois de meses…? Oq devo fazer no cabelo depois das mechas quais tratamentos devo fazer pra ele DEPOIS aguentar um relaxamento/alisamento?

  35. Ola FIS a descoloração a uns dois meses de lá para CA venho seguindo o cronograma só que meu cabelo estar muito alto gostaria de saber se tem algum relaxamento que posso fazer para tirar o volume e que seja seguro

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here