Alisante de cabelo- qual o melhor?




Alisante de cabeloÉ uma das perguntas que mais surge aqui no blog “qual o melhor alisante de cabelo?”. Parece fácil responder a essa dúvida, já que trabalhamos com diversos produtos há anos, só que não é tão simples como aparenta ser, porque esta indicação depende de uma série de fatores.

Então… Não existe uma única resposta para todas as pessoas, cada cabelo deverá passar pelo prévio diagnóstico antes de sabermos qual será o alisamento ideal, e hoje explicaremos como você pode identificar o melhor alisante de cabelo, confira.




Alisante de cabelo- o que é?

Em primeiro lugar entenda como age o alisante.

Você Sabia?!

Você sabia que é possível fazer um curso de cabeleireiros com certificado através da internet? Clique Aqui para se tornar um cabeleireiro profissional em 3 passos.​

Trata-se de um processo de alisamento definitivo dos cabelos, já que a mudança da forma da fibra capilar não é reversível. Existe eliminação completa dos cachos.

Quando o alisante de cabelo entra em contato com o fio ele quebra as ligações de cistina, que é um dos aminoácidos que compõem a fibra capilar. A cistina é um componente da queratina, e é responsável pela resistência e formato do fio. Após a ação do produto, é aplicado o neutralizante que impede a continuidade da química e destruição do cabelo, ele religa as pontes de cistina e promove o rearranjo do formato.



Alisante de cabelo- os mais usados

Guanidina- é o alisante de cabelo que se forma através da mistura de hidróxido de cálcio e carbonato de guanidina. O preparo deverá ser realizado pelo profissional, porque requer habilidade, se a mistura for preparada com maior quantidade de hidróxido de cálcio prejudicará os cabelos com ressecamento excessivo da fibra capilar.
A guanidina tem maior força na quebra das ligações de cistina do que o tioglicolato de amônio.

Tioglicolato de amônio- a força de alisamento do tioglicolato de amônio é a menor dentre todas as bases, no entanto é o que promove menor dano a fibra capilar, com menos perda de proteínas. O alisamento a base de tioglicolato de amônio é compatível com cabelos que passaram por descoloração, como luzes e mechas, ou colorações, mas o teste da mecha sempre deverá ser realizado.

O hidróxido de lítio- esta é a base mais forte de todas, porque seu potencial de quebra de cistina é maior. Ele permite um alisamento mais rápido, porém não significa que seja menos agressivo que os alisamentos a base de sódio.
Dentre os alisantes de cabelo este é o menos utilizado também, porque seu custo é alto e quase não é encontrado no comércio.

O hidróxido de sódio- a ação desta base é intensa e rápida, mais forte que a guanidina. Muito utilizado na técnica de alisamento. Além de seu alto poder de quebra da cistina ele também possui moléculas menores facilmente penetráveis na fibra capilar.

Alisante de cabelo 3A força do alisante e para que tipo de cabelo funciona melhor

Então, recapitulando, o poder de ação dos alisantes de cabelo:

O alisamento com produto a base de lítio é o que possui maior força de ação, em segundo lugar vem o alisante à base de hidróxido de sódio, terceiro o de guanidina e por último o tioglicolato de amônio.

O tioglicolato de amônio é recomendado para pessoas que possuem os cabelos caucasianos, ou seja, encaracolados ou ondulados, de raiz relativamente lisa. Pode ser aplicado em cabelos mais finos e é compatível com cabelos que passaram por descoloração ou coloração.

A guanidina é recomendada para cabelos muito enroladinhos ou negroides, grossos e de preferência saudáveis. Tintura a base de amônia até pode, dependendo do estado dos fios, mas utilizando ox de fraca de 10 ou 20 volumes com tinturas de tons mais escuros.

O hidróxido de sódio é muito utilizado, recomendado para cabelos negroides mais grossos, e resistentes. Não é compatível com descoloração ou coloração a base de amônia.

O hidróxido de lítio é o que possui a base mais forte dentre todas, não existe comprovação de que seja menos agressivo que o hidróxido de sódio mas alisa bem mais rápido que ele. Indicado para o mesmo tipo de cabelo que citamos para o hidróxido de sódio.

Os hidróxidos são compatíveis entre si, e o tioglicolato de amônio não é compatível com hidróxidos.

Trocar de química que não é compatível até pode, mas veja bem, após seis meses de crescimento dos cabelos, e com aplicação do novo ativo somente na raiz crescida.

O teste da mecha sempre é recomendado antes do procedimento, para checar se os cabelos poderão receber a química.

E retoque, independente das químicas serem compatíveis, é pra ser trabalhado somente na raiz, não aplique onde o cabelo já foi transformado pelo alisamento.

Alisante de cabelo- Henê

Pessoal eu particularmente não recomendo este produto, porque considero que ele traz mais riscos aos cabelos que vantagens. Este produto alisa e também colore os cabelos, por isto há quem goste de sua ação, mas é completamente incompatível com qualquer outra química, coloração, descoloração.

Alisante de cabelo 2Progressiva alisa?

As escovas progressivas promovem um certo alisamento das madeixas sim, mas como sua ação não é invasiva e transformadora quanto os demais alisamentos, o seu resultado é temporário e ou progressivo se realizado várias vezes. As escovas disciplinantes atuam por fora da fibra capilar, não penetram e nem quebram ou rearranjam as pontes de cistina.

Não existe perda de proteína quando se faz a progressiva, por esta razão os cabelos não ressecam, proporcionando um resultado mais natural ao liso.

O alisante de cabelo ideal para você

Agora…qual o procedimento escolher só depende do resultado que você almeja, ficou bem mais fácil decidir com todos estes esclarecimentos. Se as condições dos seus cabelos forem checadas, o diagnostico for realizado com antecedência e estiver tudo ok, aposte no alisamento que mais lhe atenda e até a próxima, abraços…




 

Dica Importante!

O sucesso de um cabeleireiro está no quanto ele é conhecido e respeidado, assim é muito importante aprender e se manter atualizado, seja através de cursos presenciais ou cursos como o Curso de Cabeleireiro Pro Hair, onde é possível aprender técnicas profissionais em casa. Invista em VOCÊ!

COMPARTILHE
Artigo anteriorDicas de Beleza – Cabelos
Próximo artigoCabelo black

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here